O trabalho escravo: trabalho escravo na atualidade brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PACHECO, Pedro Henrique
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/59152
Resumo: O trabalho escravo na atualidade brasileira e a violação da dignidade da pessoa humana é um problema que está ganhando visibilidade e está enraizado na sociedade e cada vez mais aparece no ambiente de trabalho. Portanto, pelo desgaste por ele causado, pelo impacto negativo que afeta a saúde e o bem-estar social das vítimas e do ambiente de trabalho, tornou-se objeto de preocupação social. O trabalho escravo é um modo de produção utilizado em todo o mundo. Diferentes formas e épocas foram consideradas uma prática legal por muitos séculos, razoável e eficiente. Com a generalização do trabalho remunerado e a melhoria dos direitos trabalhistas, a partir do século 19, vários países deixaram de usar trabalho escravo e começaram a colocar uma pressão tremenda sobre outros países para proibir essa prática em seus próprios países. No Brasil, os direitos de propriedade para outra pessoa foram desconstituídos, em 13 de maio de 1888, data em que a lei áurea foi assinada. No entanto, embora mais de um século após a extinção da escravidão, mesmo condenado o problema ainda existe por falta de apoio, assistência jurídica e altas taxas de desemprego. A Dignidade da Pessoa Humana é um dos fundamentos do nosso Estado Democrático de Direito. O indivíduo é o limite e o fundamento do domínio político da República. A República, assim, é uma organização que serve o homem, não é o homem que serve os políticos-organizatórios. A dignidade humana é a fonte definir os direitos fundamentais, e os direitos fundamentais são desdobramentos da dignidade da pessoa humana.
id Krot_6c798bdd869ce6227f8513cb5d4ed101
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/59152
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling O trabalho escravo: trabalho escravo na atualidade brasileiraTrabalho escravoDireitos fundamentaisDignidade da pessoa humanaO trabalho escravo na atualidade brasileira e a violação da dignidade da pessoa humana é um problema que está ganhando visibilidade e está enraizado na sociedade e cada vez mais aparece no ambiente de trabalho. Portanto, pelo desgaste por ele causado, pelo impacto negativo que afeta a saúde e o bem-estar social das vítimas e do ambiente de trabalho, tornou-se objeto de preocupação social. O trabalho escravo é um modo de produção utilizado em todo o mundo. Diferentes formas e épocas foram consideradas uma prática legal por muitos séculos, razoável e eficiente. Com a generalização do trabalho remunerado e a melhoria dos direitos trabalhistas, a partir do século 19, vários países deixaram de usar trabalho escravo e começaram a colocar uma pressão tremenda sobre outros países para proibir essa prática em seus próprios países. No Brasil, os direitos de propriedade para outra pessoa foram desconstituídos, em 13 de maio de 1888, data em que a lei áurea foi assinada. No entanto, embora mais de um século após a extinção da escravidão, mesmo condenado o problema ainda existe por falta de apoio, assistência jurídica e altas taxas de desemprego. A Dignidade da Pessoa Humana é um dos fundamentos do nosso Estado Democrático de Direito. O indivíduo é o limite e o fundamento do domínio político da República. A República, assim, é uma organização que serve o homem, não é o homem que serve os políticos-organizatórios. A dignidade humana é a fonte definir os direitos fundamentais, e os direitos fundamentais são desdobramentos da dignidade da pessoa humana.2023-07-13T12:54:10Z2023-07-13T12:54:10Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/59152PACHECO, Pedro Henriqueporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-13T12:54:10Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/59152Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-07-13T12:54:10falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-07-13T12:54:10Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv O trabalho escravo: trabalho escravo na atualidade brasileira
title O trabalho escravo: trabalho escravo na atualidade brasileira
spellingShingle O trabalho escravo: trabalho escravo na atualidade brasileira
PACHECO, Pedro Henrique
Trabalho escravo
Direitos fundamentais
Dignidade da pessoa humana
title_short O trabalho escravo: trabalho escravo na atualidade brasileira
title_full O trabalho escravo: trabalho escravo na atualidade brasileira
title_fullStr O trabalho escravo: trabalho escravo na atualidade brasileira
title_full_unstemmed O trabalho escravo: trabalho escravo na atualidade brasileira
title_sort O trabalho escravo: trabalho escravo na atualidade brasileira
author PACHECO, Pedro Henrique
author_facet PACHECO, Pedro Henrique
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv PACHECO, Pedro Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho escravo
Direitos fundamentais
Dignidade da pessoa humana
topic Trabalho escravo
Direitos fundamentais
Dignidade da pessoa humana
description O trabalho escravo na atualidade brasileira e a violação da dignidade da pessoa humana é um problema que está ganhando visibilidade e está enraizado na sociedade e cada vez mais aparece no ambiente de trabalho. Portanto, pelo desgaste por ele causado, pelo impacto negativo que afeta a saúde e o bem-estar social das vítimas e do ambiente de trabalho, tornou-se objeto de preocupação social. O trabalho escravo é um modo de produção utilizado em todo o mundo. Diferentes formas e épocas foram consideradas uma prática legal por muitos séculos, razoável e eficiente. Com a generalização do trabalho remunerado e a melhoria dos direitos trabalhistas, a partir do século 19, vários países deixaram de usar trabalho escravo e começaram a colocar uma pressão tremenda sobre outros países para proibir essa prática em seus próprios países. No Brasil, os direitos de propriedade para outra pessoa foram desconstituídos, em 13 de maio de 1888, data em que a lei áurea foi assinada. No entanto, embora mais de um século após a extinção da escravidão, mesmo condenado o problema ainda existe por falta de apoio, assistência jurídica e altas taxas de desemprego. A Dignidade da Pessoa Humana é um dos fundamentos do nosso Estado Democrático de Direito. O indivíduo é o limite e o fundamento do domínio político da República. A República, assim, é uma organização que serve o homem, não é o homem que serve os políticos-organizatórios. A dignidade humana é a fonte definir os direitos fundamentais, e os direitos fundamentais são desdobramentos da dignidade da pessoa humana.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-07-13T12:54:10Z
2023-07-13T12:54:10Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/59152
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/59152
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803673013268250624