Educação inclusiva no ambiente escolar: um olhar para além da patologização do cotidiano escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/66650 |
Resumo: | A escola foi criada com o objetivo de transmitir educação de acordo com os interesses da sociedade existente em cada momento histórico. Sendo assim, práticas de discriminação e segregação, são elementos que marcaram as características desta instituição, no qual, os serviços da escola eram direcionados somente para a elite, favorecendo as desigualdades sociais e, consequentemente, mantendo as classes dominantes na estabilização de seus poderes. Com o passar dos anos, quando foi identificada a importância da escola para o desenvolvimento da sociedade, muitos foram as manifestações populares e críticas para a reestruturação da escola, reivindicando o direito de toda a população ter acesso a esse ambiente. Com isso, transformações ocorreram para a elaboração da escola acessível a todos e, junto com essa mudança, a necessidade de realizar a política da educação inclusiva, para que pessoas com deficiências e/ou patologias, pudessem freqüentar um ensino regular e receber a mesma educação que os demais alunos, através de um ensino adaptado às necessidades deste público. Porém, além destes alunos especiais que necessitam de uma atenção especializada da escola para a efetivação de sua educação, neste mesmo ambiente, outros alunos que não possuem diagnósticos, apresentam dificuldades no processo de ensino/aprendizagem, e a escola tende a responsabilizar estes alunos unicamente pelo seu fracasso escolar. Nesse sentido, com base em pesquisas realizadas na ferramenta Google Acadêmico e livros, é possível a escola compreender sua responsabilidade e importância neste processo de ensino, e realizar um trabalho de inclusão voltado para estes alunos, ao identificar quais são estas dificuldades dos mesmos e buscar se reinventar na busca de metodologias que tornem o processo de ensino/aprendizagem eficiente e significativo para todos os alunos. Através deste trabalho que busca a inclusão de todos os alunos na educação, independente de diagnósticos, a instituição escolar se torna eficiente contribuinte para a formação de sujeitos consciente e críticos, que colaborem para o desenvolvimento da sociedade, combatendo assim as desigualdades sociais. |
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