Acessibilidade e equidade na educação inclusiva - direito de todos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Marcel de Souza Pereira de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1509
Resumo: O presente trabalho está fundamentado no paradigma que norteia a concepção de Educação Inclusiva procurando reconhecer e valorizar, sobretudo, as características individuais nos processos de construção de conhecimento de cada aluno. Esta concepção enfatiza as possibilidades de aprendizagem partindo das potencialidades do aprendiz, distinguindo-se da concepção de adaptação curricular com base na "dificuldade da criança" para aprender. Esta perspectiva pressupõe uma nova organização curricular que considere as necessidades de todos os alunos, garantindo caminhos que possam favorecer a construção da autonomia social e educacional a todos
id UFF-2_db683d532b1422d6ddd41e81ea344f9d
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/1509
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Acessibilidade e equidade na educação inclusiva - direito de todosAcessibilidadeEquidadeEducação inclusivaDireito de todosPedagogiaInclusão escolarEducação inclusivaO presente trabalho está fundamentado no paradigma que norteia a concepção de Educação Inclusiva procurando reconhecer e valorizar, sobretudo, as características individuais nos processos de construção de conhecimento de cada aluno. Esta concepção enfatiza as possibilidades de aprendizagem partindo das potencialidades do aprendiz, distinguindo-se da concepção de adaptação curricular com base na "dificuldade da criança" para aprender. Esta perspectiva pressupõe uma nova organização curricular que considere as necessidades de todos os alunos, garantindo caminhos que possam favorecer a construção da autonomia social e educacional a todosAngra dos ReisSilva, Dagmar de Mello eCraveiro, Clarissa BastosFreitas, Adriano VargasCarvalho, Marcel de Souza Pereira de2016-03-18T14:00:26Z2016-03-18T14:00:26Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1509Aluno de graduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-09T17:34:26Zoai:app.uff.br:1/1509Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:44:57.234397Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Acessibilidade e equidade na educação inclusiva - direito de todos
title Acessibilidade e equidade na educação inclusiva - direito de todos
spellingShingle Acessibilidade e equidade na educação inclusiva - direito de todos
Carvalho, Marcel de Souza Pereira de
Acessibilidade
Equidade
Educação inclusiva
Direito de todos
Pedagogia
Inclusão escolar
Educação inclusiva
title_short Acessibilidade e equidade na educação inclusiva - direito de todos
title_full Acessibilidade e equidade na educação inclusiva - direito de todos
title_fullStr Acessibilidade e equidade na educação inclusiva - direito de todos
title_full_unstemmed Acessibilidade e equidade na educação inclusiva - direito de todos
title_sort Acessibilidade e equidade na educação inclusiva - direito de todos
author Carvalho, Marcel de Souza Pereira de
author_facet Carvalho, Marcel de Souza Pereira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Dagmar de Mello e
Craveiro, Clarissa Bastos
Freitas, Adriano Vargas
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Marcel de Souza Pereira de
dc.subject.por.fl_str_mv Acessibilidade
Equidade
Educação inclusiva
Direito de todos
Pedagogia
Inclusão escolar
Educação inclusiva
topic Acessibilidade
Equidade
Educação inclusiva
Direito de todos
Pedagogia
Inclusão escolar
Educação inclusiva
description O presente trabalho está fundamentado no paradigma que norteia a concepção de Educação Inclusiva procurando reconhecer e valorizar, sobretudo, as características individuais nos processos de construção de conhecimento de cada aluno. Esta concepção enfatiza as possibilidades de aprendizagem partindo das potencialidades do aprendiz, distinguindo-se da concepção de adaptação curricular com base na "dificuldade da criança" para aprender. Esta perspectiva pressupõe uma nova organização curricular que considere as necessidades de todos os alunos, garantindo caminhos que possam favorecer a construção da autonomia social e educacional a todos
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2016-03-18T14:00:26Z
2016-03-18T14:00:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/1509
Aluno de graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/1509
identifier_str_mv Aluno de graduação
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Angra dos Reis
publisher.none.fl_str_mv Angra dos Reis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823557819236352