O papel da enfermagem no combate ao feminicídio em tempos de pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MORAES, Gustavo Eduardo Estevam de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/49917
Resumo: Objetivo: O presente estudo busca entender o papel da enfermagem frente a prevenção do feminicídio, que no Brasil encontra-se cada vez mais frequente. Métodos: Revisão integrativa baseada na pergunta norteadora: Qual o papel da Enfermagem na prevenção ao feminicídio? As buscas foram realizadas nas bases de dados LILACS, BVS e SciELO, através dos descritores “Violência contra a mulher”, “Direitos da mulher” e “Cuidados de Enfermagem”, por meio dos booleanos AND e OR. Foram utilizados como critérios de inclusão artigos que estivessem disponíveis nos idiomas Português e Inglês, disponíveis na íntegra e datados nos últimos dez anos, devido à escassez em material que incluíssem a relação entre o feminicídio e os cuidados de enfermagem na saúde da mulher. Com base na análise do material obtido nas buscas das bases de dados, ficou entendido a necessidade dos profissionais de enfermagem em incentivar as mulheres que estão ou passaram por situação de violências a realizarem o autocuidado e direcionar a rede de atendimento e assistência a essas vítimas, como forma de prevenção ao feminicídio. Sendo indispensável a orientação desses profissionais sobre o convívio social, visando o equilíbrio da saúde mental dessas mulheres. Conclusão: Apesar de ser um tema de total relevância na saúde pública atualmente, é preciso ampliar o debate acerca da violência de gênero dentro dos serviços de saúde, para que dessa forma, os profissionais de enfermagem possam compreender o fenômeno e lidar com as consequências da violência sofrida, sabendo que o cuidado prestado a essas mulheres é em sua maioria, realizado por essa classe profissional.
id Krot_6f976ce2248e22a45f0516820580522c
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/49917
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling O papel da enfermagem no combate ao feminicídio em tempos de pandemiaCuidados de enfermagemDireitos da mulherViolência contra a mulherObjetivo: O presente estudo busca entender o papel da enfermagem frente a prevenção do feminicídio, que no Brasil encontra-se cada vez mais frequente. Métodos: Revisão integrativa baseada na pergunta norteadora: Qual o papel da Enfermagem na prevenção ao feminicídio? As buscas foram realizadas nas bases de dados LILACS, BVS e SciELO, através dos descritores “Violência contra a mulher”, “Direitos da mulher” e “Cuidados de Enfermagem”, por meio dos booleanos AND e OR. Foram utilizados como critérios de inclusão artigos que estivessem disponíveis nos idiomas Português e Inglês, disponíveis na íntegra e datados nos últimos dez anos, devido à escassez em material que incluíssem a relação entre o feminicídio e os cuidados de enfermagem na saúde da mulher. Com base na análise do material obtido nas buscas das bases de dados, ficou entendido a necessidade dos profissionais de enfermagem em incentivar as mulheres que estão ou passaram por situação de violências a realizarem o autocuidado e direcionar a rede de atendimento e assistência a essas vítimas, como forma de prevenção ao feminicídio. Sendo indispensável a orientação desses profissionais sobre o convívio social, visando o equilíbrio da saúde mental dessas mulheres. Conclusão: Apesar de ser um tema de total relevância na saúde pública atualmente, é preciso ampliar o debate acerca da violência de gênero dentro dos serviços de saúde, para que dessa forma, os profissionais de enfermagem possam compreender o fenômeno e lidar com as consequências da violência sofrida, sabendo que o cuidado prestado a essas mulheres é em sua maioria, realizado por essa classe profissional.2023-03-21T14:05:01Z2023-03-21T14:05:01Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/49917MORAES, Gustavo Eduardo Estevam deporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-21T14:05:01Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/49917Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-03-21T14:05:01falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-03-21T14:05:01Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv O papel da enfermagem no combate ao feminicídio em tempos de pandemia
title O papel da enfermagem no combate ao feminicídio em tempos de pandemia
spellingShingle O papel da enfermagem no combate ao feminicídio em tempos de pandemia
MORAES, Gustavo Eduardo Estevam de
Cuidados de enfermagem
Direitos da mulher
Violência contra a mulher
title_short O papel da enfermagem no combate ao feminicídio em tempos de pandemia
title_full O papel da enfermagem no combate ao feminicídio em tempos de pandemia
title_fullStr O papel da enfermagem no combate ao feminicídio em tempos de pandemia
title_full_unstemmed O papel da enfermagem no combate ao feminicídio em tempos de pandemia
title_sort O papel da enfermagem no combate ao feminicídio em tempos de pandemia
author MORAES, Gustavo Eduardo Estevam de
author_facet MORAES, Gustavo Eduardo Estevam de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MORAES, Gustavo Eduardo Estevam de
dc.subject.por.fl_str_mv Cuidados de enfermagem
Direitos da mulher
Violência contra a mulher
topic Cuidados de enfermagem
Direitos da mulher
Violência contra a mulher
description Objetivo: O presente estudo busca entender o papel da enfermagem frente a prevenção do feminicídio, que no Brasil encontra-se cada vez mais frequente. Métodos: Revisão integrativa baseada na pergunta norteadora: Qual o papel da Enfermagem na prevenção ao feminicídio? As buscas foram realizadas nas bases de dados LILACS, BVS e SciELO, através dos descritores “Violência contra a mulher”, “Direitos da mulher” e “Cuidados de Enfermagem”, por meio dos booleanos AND e OR. Foram utilizados como critérios de inclusão artigos que estivessem disponíveis nos idiomas Português e Inglês, disponíveis na íntegra e datados nos últimos dez anos, devido à escassez em material que incluíssem a relação entre o feminicídio e os cuidados de enfermagem na saúde da mulher. Com base na análise do material obtido nas buscas das bases de dados, ficou entendido a necessidade dos profissionais de enfermagem em incentivar as mulheres que estão ou passaram por situação de violências a realizarem o autocuidado e direcionar a rede de atendimento e assistência a essas vítimas, como forma de prevenção ao feminicídio. Sendo indispensável a orientação desses profissionais sobre o convívio social, visando o equilíbrio da saúde mental dessas mulheres. Conclusão: Apesar de ser um tema de total relevância na saúde pública atualmente, é preciso ampliar o debate acerca da violência de gênero dentro dos serviços de saúde, para que dessa forma, os profissionais de enfermagem possam compreender o fenômeno e lidar com as consequências da violência sofrida, sabendo que o cuidado prestado a essas mulheres é em sua maioria, realizado por essa classe profissional.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-03-21T14:05:01Z
2023-03-21T14:05:01Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/49917
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/49917
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672958145658880