Eutanásia e o Direito Penal Brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ROCHA, Vanessa Telles de Mello
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/64067
Resumo: Este trabalho é o estudo do tema Eutanásia e o Direito Penal Brasileiro, do qual traz muitas polêmicas no que diz respeito ao ordenamento jurídico. O direito à vida consiste na mais elementar de todas as condições humanas. Trata-se da premissa fundamental da existência das pessoas naturais, do direito que dá suporte a todos os demais direitos. São inúmeras as obras que tratam da eutanásia, seja no Brasil, seja em qualquer outro país ocidental, principalmente em virtude da verificação de que, nos últimos anos, alguns países têm criado leis para regular a eutanásia ou práticas conexas, o que gera curiosidade e, especialmente, o questionamento de outras sociedades, acerca da conveniência e necessidade de contemplar a eutanásia expressamente em cada ordenamento jurídico nacional. O direito à vida não é um direito absoluto, admitindo-se intervenções, desde que estas sejam realizadas de acordo com os valores constitucionais, o que não lhe retira a sua importância, até porque a sua proteção impõe ao Estado e à sociedade o dever de respeitá-la e protegê-la contra agressões ilícitas de terceiros. A Eutanásia é um assunto extremamente polêmico, e muitas são as indagações e críticas a cerca deste assunto. A escolha do tema traz o fato de que o envolvimento da autonomia de vontade nem sempre é absoluta, existindo controvérsias constitucionais, bem como a inviolabilidade do direito à vida e da dignidade da pessoa humana.
id Krot_702f518e2a414334a7fbd6c62052368e
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/64067
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Eutanásia e o Direito Penal BrasileiroBioéticaDireito a vidaEutanásiaEste trabalho é o estudo do tema Eutanásia e o Direito Penal Brasileiro, do qual traz muitas polêmicas no que diz respeito ao ordenamento jurídico. O direito à vida consiste na mais elementar de todas as condições humanas. Trata-se da premissa fundamental da existência das pessoas naturais, do direito que dá suporte a todos os demais direitos. São inúmeras as obras que tratam da eutanásia, seja no Brasil, seja em qualquer outro país ocidental, principalmente em virtude da verificação de que, nos últimos anos, alguns países têm criado leis para regular a eutanásia ou práticas conexas, o que gera curiosidade e, especialmente, o questionamento de outras sociedades, acerca da conveniência e necessidade de contemplar a eutanásia expressamente em cada ordenamento jurídico nacional. O direito à vida não é um direito absoluto, admitindo-se intervenções, desde que estas sejam realizadas de acordo com os valores constitucionais, o que não lhe retira a sua importância, até porque a sua proteção impõe ao Estado e à sociedade o dever de respeitá-la e protegê-la contra agressões ilícitas de terceiros. A Eutanásia é um assunto extremamente polêmico, e muitas são as indagações e críticas a cerca deste assunto. A escolha do tema traz o fato de que o envolvimento da autonomia de vontade nem sempre é absoluta, existindo controvérsias constitucionais, bem como a inviolabilidade do direito à vida e da dignidade da pessoa humana.2023-09-26T17:36:58Z2023-09-26T17:36:58Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/64067ROCHA, Vanessa Telles de Melloporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-26T17:36:58Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/64067Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-09-26T17:36:58falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-09-26T17:36:58Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Eutanásia e o Direito Penal Brasileiro
title Eutanásia e o Direito Penal Brasileiro
spellingShingle Eutanásia e o Direito Penal Brasileiro
ROCHA, Vanessa Telles de Mello
Bioética
Direito a vida
Eutanásia
title_short Eutanásia e o Direito Penal Brasileiro
title_full Eutanásia e o Direito Penal Brasileiro
title_fullStr Eutanásia e o Direito Penal Brasileiro
title_full_unstemmed Eutanásia e o Direito Penal Brasileiro
title_sort Eutanásia e o Direito Penal Brasileiro
author ROCHA, Vanessa Telles de Mello
author_facet ROCHA, Vanessa Telles de Mello
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ROCHA, Vanessa Telles de Mello
dc.subject.por.fl_str_mv Bioética
Direito a vida
Eutanásia
topic Bioética
Direito a vida
Eutanásia
description Este trabalho é o estudo do tema Eutanásia e o Direito Penal Brasileiro, do qual traz muitas polêmicas no que diz respeito ao ordenamento jurídico. O direito à vida consiste na mais elementar de todas as condições humanas. Trata-se da premissa fundamental da existência das pessoas naturais, do direito que dá suporte a todos os demais direitos. São inúmeras as obras que tratam da eutanásia, seja no Brasil, seja em qualquer outro país ocidental, principalmente em virtude da verificação de que, nos últimos anos, alguns países têm criado leis para regular a eutanásia ou práticas conexas, o que gera curiosidade e, especialmente, o questionamento de outras sociedades, acerca da conveniência e necessidade de contemplar a eutanásia expressamente em cada ordenamento jurídico nacional. O direito à vida não é um direito absoluto, admitindo-se intervenções, desde que estas sejam realizadas de acordo com os valores constitucionais, o que não lhe retira a sua importância, até porque a sua proteção impõe ao Estado e à sociedade o dever de respeitá-la e protegê-la contra agressões ilícitas de terceiros. A Eutanásia é um assunto extremamente polêmico, e muitas são as indagações e críticas a cerca deste assunto. A escolha do tema traz o fato de que o envolvimento da autonomia de vontade nem sempre é absoluta, existindo controvérsias constitucionais, bem como a inviolabilidade do direito à vida e da dignidade da pessoa humana.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-26T17:36:58Z
2023-09-26T17:36:58Z
2023
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/64067
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/64067
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672923533213696