Transtorno do espectro autista: o papel da intervenção precoce no desenvolvimento de habilidades infantis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Amanda Vitor e
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/50904
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso tem como finalidade apresentar uma revisão de pesquisas bibliográficas, compreendidas nos últimos 30 anos, explorando a temática do Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objetivo é mostrar que investigação tem documentado, de forma consistente, que a Intervenção Precoce (IP) tem influencia em vários domínios da vida das famílias, sobretudo no que concerne ao bem-estar e qualidade de vida, ao desenvolvimento das habilidades, à melhoria do conhecimento e da informação obtida e ao nível do estímulo ao envolvimento das famílias em todo o processo de assistência. Apresenta-se, ainda, cinco áreas consideradas fundamentais pelos programas de IP: comunicação não verbal, imitação, processamento sensorial, jogo com pares e família. As considerações finais deste trabalho levam-nos à compreensão de que a IP trás uma perspectiva de resultados positivos para as famílias, permitindo o reforço da importância da sua participação efetiva em todos os processos e momentos de apoio da IP.
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