Transtorno do espectro autista: Significativas contribuições da intervenção precoce multidisciplinar / Autistic spectrum disorder: Significant contributions of multidisciplinary early intervention
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35939 |
Resumo: | O transtorno do espectro autista (TEA) tem chamado muita atenção nos dias atuais, pois se apresenta como um Espectro do neurodesenvolvimento que se caracteriza por alterações presentes desde a idade muito precoce, como comprometimento na socialização, comunicação, associado a um repertório restrito e repetitivo de comportamentos, interesses e atividades. O fator ainda é desconhecido e a sua evolução é bastante versátil. Os indivíduos acometidos com TEA podem apresentar diversos sintomas extras. Sendo assim este estudo busca respostas para a seguinte questão: De que modo a Intervenção precoce multidisciplinar pode se tornar uma forma efetiva no tratamento do TEA? O objetivo do artigo é, assim, analisar a aplicabilidade e contribuições das intervenções no tratamento do TEA. Têm-se como objetivos específicos: discorrer sobre o TEA, a partir dos múltiplos fatores que o caracterizam; abordar a respeito da avaliação e do Diagnostico do TEA; apontar as contribuições das intervenções para o tratamento do TEA. O presente trabalho caracteriza-se como um estudo qualitativo, realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica baseada na obra de autores como Fraga (2010), Mello (2007), Vieira e Baldin (2017). Conclui-se de extrema importância estar atento aos sinais de alerta para a realização de um diagnóstico precoce, para que ocorra uma intervenção adequada e intensiva para a melhor adaptação da pessoa, com intuito de uma redução de comportamentos detectados como desajustados e no aumento de comportamentos mais adaptativos e funcionais para que o ocorra um desenvolvimento mais adequado. È de percepção a necessidade da realização de estudos mais detalhados na área, principalmente a respeito da eficácia de alguns métodos e intervenções que estão sendo disseminadas atualmente. |
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Transtorno do espectro autista: Significativas contribuições da intervenção precoce multidisciplinar / Autistic spectrum disorder: Significant contributions of multidisciplinary early interventionTranstorno do Espectro Autista (TEA)DiagnósticoIntervenção precoce.O transtorno do espectro autista (TEA) tem chamado muita atenção nos dias atuais, pois se apresenta como um Espectro do neurodesenvolvimento que se caracteriza por alterações presentes desde a idade muito precoce, como comprometimento na socialização, comunicação, associado a um repertório restrito e repetitivo de comportamentos, interesses e atividades. O fator ainda é desconhecido e a sua evolução é bastante versátil. Os indivíduos acometidos com TEA podem apresentar diversos sintomas extras. Sendo assim este estudo busca respostas para a seguinte questão: De que modo a Intervenção precoce multidisciplinar pode se tornar uma forma efetiva no tratamento do TEA? O objetivo do artigo é, assim, analisar a aplicabilidade e contribuições das intervenções no tratamento do TEA. Têm-se como objetivos específicos: discorrer sobre o TEA, a partir dos múltiplos fatores que o caracterizam; abordar a respeito da avaliação e do Diagnostico do TEA; apontar as contribuições das intervenções para o tratamento do TEA. O presente trabalho caracteriza-se como um estudo qualitativo, realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica baseada na obra de autores como Fraga (2010), Mello (2007), Vieira e Baldin (2017). Conclui-se de extrema importância estar atento aos sinais de alerta para a realização de um diagnóstico precoce, para que ocorra uma intervenção adequada e intensiva para a melhor adaptação da pessoa, com intuito de uma redução de comportamentos detectados como desajustados e no aumento de comportamentos mais adaptativos e funcionais para que o ocorra um desenvolvimento mais adequado. È de percepção a necessidade da realização de estudos mais detalhados na área, principalmente a respeito da eficácia de alguns métodos e intervenções que estão sendo disseminadas atualmente. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-09-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3593910.34117/bjdv7n9-220Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 9 (2021); 89539-89554Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 9 (2021); 89539-89554Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 9 (2021); 89539-895542525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35939/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Mariana Fernandes RamosVieira, Fernando Andrade Souza2022-06-02T12:31:17Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/35939Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:18:40.289323Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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O transtorno do espectro autista (TEA) tem chamado muita atenção nos dias atuais, pois se apresenta como um Espectro do neurodesenvolvimento que se caracteriza por alterações presentes desde a idade muito precoce, como comprometimento na socialização, comunicação, associado a um repertório restrito e repetitivo de comportamentos, interesses e atividades. O fator ainda é desconhecido e a sua evolução é bastante versátil. Os indivíduos acometidos com TEA podem apresentar diversos sintomas extras. Sendo assim este estudo busca respostas para a seguinte questão: De que modo a Intervenção precoce multidisciplinar pode se tornar uma forma efetiva no tratamento do TEA? O objetivo do artigo é, assim, analisar a aplicabilidade e contribuições das intervenções no tratamento do TEA. Têm-se como objetivos específicos: discorrer sobre o TEA, a partir dos múltiplos fatores que o caracterizam; abordar a respeito da avaliação e do Diagnostico do TEA; apontar as contribuições das intervenções para o tratamento do TEA. O presente trabalho caracteriza-se como um estudo qualitativo, realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica baseada na obra de autores como Fraga (2010), Mello (2007), Vieira e Baldin (2017). Conclui-se de extrema importância estar atento aos sinais de alerta para a realização de um diagnóstico precoce, para que ocorra uma intervenção adequada e intensiva para a melhor adaptação da pessoa, com intuito de uma redução de comportamentos detectados como desajustados e no aumento de comportamentos mais adaptativos e funcionais para que o ocorra um desenvolvimento mais adequado. È de percepção a necessidade da realização de estudos mais detalhados na área, principalmente a respeito da eficácia de alguns métodos e intervenções que estão sendo disseminadas atualmente. |
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