Platelmintos e nematelmintos: percepção dos alunos do 7º ano de escolas públicas de tupaciguara-mg
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/47215 |
Resumo: | A educação é vislumbrada como método socializador contínuo que atua na progressão dos indivíduos convertendo o conhecimento proveniente do senso-comum em saber crítico (MIZUKAMI, 2005). Queiroz e Mendes Sobrinho (2004) apontam que a aprendizagem proporciona subsídios para que o aluno na presença de uma situação- problema seja capaz de elaborar soluções que o permita transformar conhecimento espontâneo em conceitos científicos. O maior objetivo de estudar Ciências no Ensino Fundamental incide em aprender conceitos que cooperem na interpretação do mundo e suas alterações. O emprego de seus conceitos auxilia o indivíduo no questionamento das atividades em sua volta, sejam elas ouvir, explicar, compreender e intervir a cerca dos fenômenos da natureza, bem como utilizar os recursos naturais refletindo questões éticas presentes nas relações científicas (HAMBURGER et al., 2007). Em razão disso, o ensino de ciências atual deve preocupar-se em ministrar conteúdos que consideram a realidade dos alunos. Dentre os conteúdos e eixos temáticos das Ciências Naturais destacam-se nesse trabalho os Helmintos (Platelmintos e Nematelmintos) e as doenças causadas pelos mesmos sendo que, o ramo da Biologia que aborda os vermes é a Parasitologia. Esse trabalho objetivou analisar a percepção dos alunos referente ao conteúdo de Platelmintos e Nematelmintos, além disso, observar o conhecimento dos discentes sobre verminoses; refletir a metodologia utilizada pelos professores para ensinar o conteúdo de Platelmintos e Nematelmintos; investigar a influência dessa aula no cotidiano dos alunos e verificar a compreensão dos alunos em relação ao ensino apresentado no livro didático. Foram aplicados questionários para 223 estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental em duas escolas do município de Tupaciguara-MG. Os resultados demonstraram que os alunos apresentam conhecimento prévio em relação aos helmintos e sobre as doenças associadas aos mesmos. Mas alguns discentes apresentaram muitas respostas insatisfatórias e/ou errôneas, demonstrando a necessidade dos docentes reforçarem os conteúdos trabalhados em sala de aula. É necessário que ocorram modificações significativas no ensino para facilitar a compreensão e profilaxia das verminoses. Além disso, ao serem indagados sobre as metodologias utilizadas pelos docentes durante as aulas de parasitologia, os estudantes afirmaram que a principal estratégia utilizada é composta por aulas teóricas no quadro negro e livro didático para ministrar os conteúdos. Isso demonstra a necessidade da implementação de metodologias diversificadas que ajudarão no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Portanto, é de extrema relevância a atualização dos docentes, por meio de pós-graduação, cursos e eventos científicos, bem como a utilização de artigos científicos atualizados como materiais didáticos de apoio para a elaboração das aulas, com o objetivo de que o conhecimento científico trabalhado durante as aulas seja claro, objetivo e correto visando facilitar a aprendizagem por parte dos alunos. |
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SILVA, Juliana Mendes daGIROTTO, Katymilla Guimarães2022-09-23T20:10:43Z2022-09-23T20:10:43Z2022https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/47215A educação é vislumbrada como método socializador contínuo que atua na progressão dos indivíduos convertendo o conhecimento proveniente do senso-comum em saber crítico (MIZUKAMI, 2005). Queiroz e Mendes Sobrinho (2004) apontam que a aprendizagem proporciona subsídios para que o aluno na presença de uma situação- problema seja capaz de elaborar soluções que o permita transformar conhecimento espontâneo em conceitos científicos. O maior objetivo de estudar Ciências no Ensino Fundamental incide em aprender conceitos que cooperem na interpretação do mundo e suas alterações. O emprego de seus conceitos auxilia o indivíduo no questionamento das atividades em sua volta, sejam elas ouvir, explicar, compreender e intervir a cerca dos fenômenos da natureza, bem como utilizar os recursos naturais refletindo questões éticas presentes nas relações científicas (HAMBURGER et al., 2007). Em razão disso, o ensino de ciências atual deve preocupar-se em ministrar conteúdos que consideram a realidade dos alunos. Dentre os conteúdos e eixos temáticos das Ciências Naturais destacam-se nesse trabalho os Helmintos (Platelmintos e Nematelmintos) e as doenças causadas pelos mesmos sendo que, o ramo da Biologia que aborda os vermes é a Parasitologia. Esse trabalho objetivou analisar a percepção dos alunos referente ao conteúdo de Platelmintos e Nematelmintos, além disso, observar o conhecimento dos discentes sobre verminoses; refletir a metodologia utilizada pelos professores para ensinar o conteúdo de Platelmintos e Nematelmintos; investigar a influência dessa aula no cotidiano dos alunos e verificar a compreensão dos alunos em relação ao ensino apresentado no livro didático. Foram aplicados questionários para 223 estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental em duas escolas do município de Tupaciguara-MG. Os resultados demonstraram que os alunos apresentam conhecimento prévio em relação aos helmintos e sobre as doenças associadas aos mesmos. Mas alguns discentes apresentaram muitas respostas insatisfatórias e/ou errôneas, demonstrando a necessidade dos docentes reforçarem os conteúdos trabalhados em sala de aula. É necessário que ocorram modificações significativas no ensino para facilitar a compreensão e profilaxia das verminoses. Além disso, ao serem indagados sobre as metodologias utilizadas pelos docentes durante as aulas de parasitologia, os estudantes afirmaram que a principal estratégia utilizada é composta por aulas teóricas no quadro negro e livro didático para ministrar os conteúdos. Isso demonstra a necessidade da implementação de metodologias diversificadas que ajudarão no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. 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