A comunicação da equipe de enfermagem com o paciente portador de Deficiência Auditiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CONDE, Flávia Natália
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/40334
Resumo: A comunicação é um dos principais instrumentos que o profissional de enfermagem dispõe para prestar uma assistência ao cuidado de forma íntegra e completa, que proporcione segurança e bem-estar ao paciente de modo que sejam evitadas falhas através da interação profissional e paciente. No âmbito hospitalar, esse processo tem um papel fundamental ao tratar-se de pacientes portadores de deficiência auditiva, visto que eles se comuniquem de forma diferente, o entendimento a respeito da assistência vem a se tornar diferente conforme o modo em que se é transmitido. É importante que seja realizada uma abordagem mais detalhada do tema, considerando as consequências e riscos que tem a comunidade surda. Dessa forma, ao aprofundar-se do tema, permite que o profissional de enfermagem possa analisar o contexto com mais cuidado e com a devida importância que ele carrega, para que dessa forma, o paciente surdo que busque o serviço de saúde tenha seus direitos ao acesso ao sistema garantido. O objetivo geral foi estabelecido em: compreender os caminhos que a equipe de enfermagem possuí para oferecer um atendimento de qualidade ao paciente portador de deficiência auditiva. Enquanto os objetivos específicos estabelecidos foram: entender a importância de uma boa comunicação e da utilização como instrumento de trabalho de enfermagem para permear o atendimento; estudar prováveis formas de melhorar a qualidade do serviço prestado pela equipe de enfermagem e compreender a importância da linguagem de sinais no âmbito hospitalar. A metodologia utilizada para realizar a pesquisa é a revisão bibliográfica onde se utilizou de artigos buscados em bases de dados acadêmicos como Scielo, artigos científicos buscados no Google Acadêmico, Biblioteca Virtual de universidades, além de leis e manuais. Desta forma, evidenciando a importância da comunicação na interação com o paciente surdo, ressaltando que estratégias para essa realização sejam adotadas de modo que se compreenda a importância das instituições seguirem o que se determina a lei de acessibilidade a respeito do atendimento a pessoa com deficiência auditiva e sobre a relevância das instituições aderirem o uso de intérpretes e profissionais qualificados em Libras para prestação de uma assistência de qualidade.
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