A APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS EM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS PRÁTICAS DE FÍSICA EM CURSOS HÍBRIDOS DE ENGENHARIA
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Data de Publicação: | 2019 |
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Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/34659 |
Resumo: | ATUALMENTE, OS DESAFIOS ENCONTRADOS PELOS ENGENHEIROS NA VIDA PROFISSIONAL SÃO DINÂMICOS E ENVOLVEM ANALISAR MUITAS VARIÁVEIS COMPLEXAS E DISTINTAS QUE INFLUENCIAM UMAS ÀS OUTRAS E, COM ISSO, TORNAM A OBTENÇÃO DE UMA SOLUÇÃO ÚNICA E ÓTIMA UMA TAREFA HERCULANA. DIANTE DE UM CENÁRIO SOCIAL, TECNOLÓGICO E ECONÔMICO COMPLEXO E CONSTANTEMENTE MUTÁVEL, É PRECISO QUE AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR SEJAM CAPAZES DE FORMAR ENGENHEIROS COM UM ELEVADO GRAU TÉCNICO MULTIDISCIPLINAR, DE RACIOCÍNIO RÁPIDO, CRIATIVO E CRÍTICO, CAPAZES DE LIDAR COM GRUPOS DISTINTOS DE PESSOAS E DE HABILIDADES DISTINTAS A FIM DE SOLUCIONAR OS PROBLEMAS QUE A SOCIEDADE MODERNA IMPÕE. TENDO ESSE PERFIL PROFISSIONAL COMO OBJETIVO, INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR ESTÃO DESENVOLVENDO PROTOCOLOS PARA A APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS EM AULAS LABORATORIAIS DE ENGENHARIA HÍBRIDA, VISANDO A UNIR DIFERENTES PROFISSIONAIS EM UM MESMO AMBIENTE PARA TRABALHAREM COOPERATIVAMENTE, COMO PROTAGONISTAS DO SEU APRENDIZADO, A FIM DE PROPOREM SOLUÇÕES PARA PROBLEMAS PRÁTICOS DA REALIDADE PROFISSIONAL ATUAL. COM ISSO EM MENTE, PORTANTO, A UNIÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS E OUTRAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS TRADICIONAIS DE ENSINO SE MOSTRAM COMO UM FUTURO PROMISSOR PARA A FORMAÇÃO CONJUNTA DE PROFISSIONAIS DE DIFERENTES ÁREAS DA ENGENHARIA CAPAZES DE LIDAR COM AS COMPLEXIDADES DAS SITUAÇÕES-PROBLEMA PRESENTES NA MODERNIDADE. |
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