A APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS EM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS PRÁTICAS DE FÍSICA EM CURSOS HÍBRIDOS DE ENGENHARIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DOLFINI, NATÁLIA
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: DIORIO, ALEXANDRE, SPERANDIO, LUIZ
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/34659
Resumo: ATUALMENTE, OS DESAFIOS ENCONTRADOS PELOS ENGENHEIROS NA VIDA PROFISSIONAL SÃO DINÂMICOS E ENVOLVEM ANALISAR MUITAS VARIÁVEIS COMPLEXAS E DISTINTAS QUE INFLUENCIAM UMAS ÀS OUTRAS E, COM ISSO, TORNAM A OBTENÇÃO DE UMA SOLUÇÃO ÚNICA E ÓTIMA UMA TAREFA HERCULANA. DIANTE DE UM CENÁRIO SOCIAL, TECNOLÓGICO E ECONÔMICO COMPLEXO E CONSTANTEMENTE MUTÁVEL, É PRECISO QUE AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR SEJAM CAPAZES DE FORMAR ENGENHEIROS COM UM ELEVADO GRAU TÉCNICO MULTIDISCIPLINAR, DE RACIOCÍNIO RÁPIDO, CRIATIVO E CRÍTICO, CAPAZES DE LIDAR COM GRUPOS DISTINTOS DE PESSOAS E DE HABILIDADES DISTINTAS A FIM DE SOLUCIONAR OS PROBLEMAS QUE A SOCIEDADE MODERNA IMPÕE. TENDO ESSE PERFIL PROFISSIONAL COMO OBJETIVO, INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR ESTÃO DESENVOLVENDO PROTOCOLOS PARA A APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS EM AULAS LABORATORIAIS DE ENGENHARIA HÍBRIDA, VISANDO A UNIR DIFERENTES PROFISSIONAIS EM UM MESMO AMBIENTE PARA TRABALHAREM COOPERATIVAMENTE, COMO PROTAGONISTAS DO SEU APRENDIZADO, A FIM DE PROPOREM SOLUÇÕES PARA PROBLEMAS PRÁTICOS DA REALIDADE PROFISSIONAL ATUAL. COM ISSO EM MENTE, PORTANTO, A UNIÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS E OUTRAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS TRADICIONAIS DE ENSINO SE MOSTRAM COMO UM FUTURO PROMISSOR PARA A FORMAÇÃO CONJUNTA DE PROFISSIONAIS DE DIFERENTES ÁREAS DA ENGENHARIA CAPAZES DE LIDAR COM AS COMPLEXIDADES DAS SITUAÇÕES-PROBLEMA PRESENTES NA MODERNIDADE.
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