3 A aplicação de metodologias ativas no ensino de Física em uma turma da EJA do Centro Noturno de Educação da Bahia (CENEB/VCA-BAHIA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Carolina Brito
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Januário, Clenivaldo Ferreira, Silva, Ferdinand Martins da, Santos, Gabriel Alves, Jesus, Geovana Brito de Oliveira de, Ferraz, Henrique Melo, Santos, Jacqueline Teixeira, Oliveira, Luana Prates de, Oliveira, Stela Almeida de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Iniciação à Docência
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/2298
Resumo: O artigo apresenta um relato do trabalho que vem sendo realizado no Centro de Educação Noturno da Bahia (CENEB) como parte do PIBID, dentro do subprojeto de Física, na linha de Educação de Jovens e Adultos (EJA), em uma turma do turno noturno, cujo perfil do alunado apresenta-se diferenciado daquele de ensino médio regular. Nesse sentido, optou-se por utilizar metodologias e estratégias de ensino, que levassem em consideração os conhecimentos cotidianos dos alunos numa aproximação com as ideias freireanas de educação. Para tanto, após o levantamento dos dados relativos aos aspectos econômicos e sociais da turma por meio de um questionário, foi aplicada uma sequência didática envolvendo os recursos das aulas expositivas tradicionais, com o uso slides e vídeos e atividades experimentais abordando os conteúdos de óptica, eletricidade e termodinâmica. Os resultados mostraram que as atividades realizadas atingiram os objetivos propostos, tornando o ensino de tópicos de Física dinâmico, divertido e atrativo. Vale ressaltar também que o PIBID tem exercido importante papel na formação dos licenciandos ao propiciar um contato mais breve dos mesmos com as redes de ensino, futuro local de trabalho desses profissionais.
id UESB-8_8edc5ef9492e4a01fed1e72df06dc333
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2298
network_acronym_str UESB-8
network_name_str Revista de Iniciação à Docência
repository_id_str
spelling 3 A aplicação de metodologias ativas no ensino de Física em uma turma da EJA do Centro Noturno de Educação da Bahia (CENEB/VCA-BAHIA)EJA; Ensino de Física; Experimentos; Didática.O artigo apresenta um relato do trabalho que vem sendo realizado no Centro de Educação Noturno da Bahia (CENEB) como parte do PIBID, dentro do subprojeto de Física, na linha de Educação de Jovens e Adultos (EJA), em uma turma do turno noturno, cujo perfil do alunado apresenta-se diferenciado daquele de ensino médio regular. Nesse sentido, optou-se por utilizar metodologias e estratégias de ensino, que levassem em consideração os conhecimentos cotidianos dos alunos numa aproximação com as ideias freireanas de educação. Para tanto, após o levantamento dos dados relativos aos aspectos econômicos e sociais da turma por meio de um questionário, foi aplicada uma sequência didática envolvendo os recursos das aulas expositivas tradicionais, com o uso slides e vídeos e atividades experimentais abordando os conteúdos de óptica, eletricidade e termodinâmica. Os resultados mostraram que as atividades realizadas atingiram os objetivos propostos, tornando o ensino de tópicos de Física dinâmico, divertido e atrativo. Vale ressaltar também que o PIBID tem exercido importante papel na formação dos licenciandos ao propiciar um contato mais breve dos mesmos com as redes de ensino, futuro local de trabalho desses profissionais.Edições UESB2017-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/229810.22481/rid.v2i1.2298Revista de Iniciação à Docência; v. 2 n. 1 (2017): v.2, n.1, jan./jun. 20172525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/2298/1920Souza, Carolina BritoJanuário, Clenivaldo FerreiraSilva, Ferdinand Martins daSantos, Gabriel AlvesJesus, Geovana Brito de Oliveira deFerraz, Henrique MeloSantos, Jacqueline TeixeiraOliveira, Luana Prates deOliveira, Stela Almeida deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-25T04:49:27Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2298Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2021-03-25T04:49:27Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv 3 A aplicação de metodologias ativas no ensino de Física em uma turma da EJA do Centro Noturno de Educação da Bahia (CENEB/VCA-BAHIA)
title 3 A aplicação de metodologias ativas no ensino de Física em uma turma da EJA do Centro Noturno de Educação da Bahia (CENEB/VCA-BAHIA)
spellingShingle 3 A aplicação de metodologias ativas no ensino de Física em uma turma da EJA do Centro Noturno de Educação da Bahia (CENEB/VCA-BAHIA)
Souza, Carolina Brito
EJA; Ensino de Física; Experimentos; Didática.
title_short 3 A aplicação de metodologias ativas no ensino de Física em uma turma da EJA do Centro Noturno de Educação da Bahia (CENEB/VCA-BAHIA)
title_full 3 A aplicação de metodologias ativas no ensino de Física em uma turma da EJA do Centro Noturno de Educação da Bahia (CENEB/VCA-BAHIA)
title_fullStr 3 A aplicação de metodologias ativas no ensino de Física em uma turma da EJA do Centro Noturno de Educação da Bahia (CENEB/VCA-BAHIA)
title_full_unstemmed 3 A aplicação de metodologias ativas no ensino de Física em uma turma da EJA do Centro Noturno de Educação da Bahia (CENEB/VCA-BAHIA)
title_sort 3 A aplicação de metodologias ativas no ensino de Física em uma turma da EJA do Centro Noturno de Educação da Bahia (CENEB/VCA-BAHIA)
author Souza, Carolina Brito
author_facet Souza, Carolina Brito
Januário, Clenivaldo Ferreira
Silva, Ferdinand Martins da
Santos, Gabriel Alves
Jesus, Geovana Brito de Oliveira de
Ferraz, Henrique Melo
Santos, Jacqueline Teixeira
Oliveira, Luana Prates de
Oliveira, Stela Almeida de
author_role author
author2 Januário, Clenivaldo Ferreira
Silva, Ferdinand Martins da
Santos, Gabriel Alves
Jesus, Geovana Brito de Oliveira de
Ferraz, Henrique Melo
Santos, Jacqueline Teixeira
Oliveira, Luana Prates de
Oliveira, Stela Almeida de
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Carolina Brito
Januário, Clenivaldo Ferreira
Silva, Ferdinand Martins da
Santos, Gabriel Alves
Jesus, Geovana Brito de Oliveira de
Ferraz, Henrique Melo
Santos, Jacqueline Teixeira
Oliveira, Luana Prates de
Oliveira, Stela Almeida de
dc.subject.por.fl_str_mv EJA; Ensino de Física; Experimentos; Didática.
topic EJA; Ensino de Física; Experimentos; Didática.
description O artigo apresenta um relato do trabalho que vem sendo realizado no Centro de Educação Noturno da Bahia (CENEB) como parte do PIBID, dentro do subprojeto de Física, na linha de Educação de Jovens e Adultos (EJA), em uma turma do turno noturno, cujo perfil do alunado apresenta-se diferenciado daquele de ensino médio regular. Nesse sentido, optou-se por utilizar metodologias e estratégias de ensino, que levassem em consideração os conhecimentos cotidianos dos alunos numa aproximação com as ideias freireanas de educação. Para tanto, após o levantamento dos dados relativos aos aspectos econômicos e sociais da turma por meio de um questionário, foi aplicada uma sequência didática envolvendo os recursos das aulas expositivas tradicionais, com o uso slides e vídeos e atividades experimentais abordando os conteúdos de óptica, eletricidade e termodinâmica. Os resultados mostraram que as atividades realizadas atingiram os objetivos propostos, tornando o ensino de tópicos de Física dinâmico, divertido e atrativo. Vale ressaltar também que o PIBID tem exercido importante papel na formação dos licenciandos ao propiciar um contato mais breve dos mesmos com as redes de ensino, futuro local de trabalho desses profissionais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/2298
10.22481/rid.v2i1.2298
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/2298
identifier_str_mv 10.22481/rid.v2i1.2298
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/2298/1920
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência; v. 2 n. 1 (2017): v.2, n.1, jan./jun. 2017
2525-4332
reponame:Revista de Iniciação à Docência
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista de Iniciação à Docência
collection Revista de Iniciação à Docência
repository.name.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv rid.editoria@gmail.com
_version_ 1796798187186421760