A influência da publicidade no comportamento alimentar infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61870 |
Resumo: | Diante de uma sociedade cada vez mais conectada e bombardeada com publicidades dirigidas, o público infantil é o mais vulnerável e o mais persuadido nesse meio. Se um adulto é facilmente influenciado por uma propaganda, uma criança se torna um alvo ainda mais fácil de ser persuadida. Entretanto, as consequências que essa publicidade causa a uma criança podem afetá-la por toda a vida. O objetivo deste trabalho é analisar a influência e as consequências que essa publicidade exerce no hábito alimentar das crianças. O estudo foi realizado por revisão bibliográfica em livros, revistas, artigos científicos e periódicos de bases de dados da área da saúde que tinham como tema a publicidade e a propaganda de alimentos para o público infantil. Foi constatado que o mercado de consumo infantil utiliza estratégias publicitárias que encantam e influenciam as crianças afetando consideravelmente seus hábitos alimentares resultando em uma dieta nutricional pobre e trazendo riscos à saúde que poderão acompanhá-las durante toda a vida. Os pais têm cedido ao forte poder decisório das crianças e sozinhos não conseguem vencer a influência desse mercado. Entidades governamentais e não governamentais têm trabalhado para que os impactos das publicidades sejam minimizados, mas é o estímulo, a conscientização e a orientação das crianças de uma dieta mais saudável e dos riscos desses alimentos ultraprocessados que irá criar um senso crítico para avaliar se aquele alimento da propaganda é bom ou ruim para sua dieta. Com pais, responsáveis, professores, profissionais de saúde contribuindo para a mudança e o controle na rotina alimentar da criança acrescentando em sua dieta alimentos mais saudáveis como legumes, frutas, cereais, verduras diminuindo a influência que a publicidade e a propaganda de alimentos ultraprocessados têm sobre as crianças. |
id |
Krot_75cbf404bac431047fa7e44773e12be0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/61870 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
SANTOS, Ivaneide Rosa dos2023-08-25T16:05:54Z2023-08-25T16:05:54Z2021https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61870Diante de uma sociedade cada vez mais conectada e bombardeada com publicidades dirigidas, o público infantil é o mais vulnerável e o mais persuadido nesse meio. Se um adulto é facilmente influenciado por uma propaganda, uma criança se torna um alvo ainda mais fácil de ser persuadida. Entretanto, as consequências que essa publicidade causa a uma criança podem afetá-la por toda a vida. O objetivo deste trabalho é analisar a influência e as consequências que essa publicidade exerce no hábito alimentar das crianças. O estudo foi realizado por revisão bibliográfica em livros, revistas, artigos científicos e periódicos de bases de dados da área da saúde que tinham como tema a publicidade e a propaganda de alimentos para o público infantil. Foi constatado que o mercado de consumo infantil utiliza estratégias publicitárias que encantam e influenciam as crianças afetando consideravelmente seus hábitos alimentares resultando em uma dieta nutricional pobre e trazendo riscos à saúde que poderão acompanhá-las durante toda a vida. Os pais têm cedido ao forte poder decisório das crianças e sozinhos não conseguem vencer a influência desse mercado. Entidades governamentais e não governamentais têm trabalhado para que os impactos das publicidades sejam minimizados, mas é o estímulo, a conscientização e a orientação das crianças de uma dieta mais saudável e dos riscos desses alimentos ultraprocessados que irá criar um senso crítico para avaliar se aquele alimento da propaganda é bom ou ruim para sua dieta. Com pais, responsáveis, professores, profissionais de saúde contribuindo para a mudança e o controle na rotina alimentar da criança acrescentando em sua dieta alimentos mais saudáveis como legumes, frutas, cereais, verduras diminuindo a influência que a publicidade e a propaganda de alimentos ultraprocessados têm sobre as crianças.MídiaPublicidadeInfluênciaAlimentação infantilA influência da publicidade no comportamento alimentar infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisNutriçãoporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALIVANEIDE_ROSA_DOS_SANTOS.pdfIVANEIDE_ROSA_DOS_SANTOS.pdfapplication/pdf341552https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/61870/1/IVANEIDE_ROSA_DOS_SANTOS.pdf6b5a35701e973cc89d8c3de1d27b9bb3MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/61870/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/618702023-08-25 13:05:54.408oai:repositorio.pgsscogna.com.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-08-25T16:05:54falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-08-25T16:05:54Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A influência da publicidade no comportamento alimentar infantil |
title |
A influência da publicidade no comportamento alimentar infantil |
spellingShingle |
A influência da publicidade no comportamento alimentar infantil SANTOS, Ivaneide Rosa dos Mídia Publicidade Influência Alimentação infantil |
title_short |
A influência da publicidade no comportamento alimentar infantil |
title_full |
A influência da publicidade no comportamento alimentar infantil |
title_fullStr |
A influência da publicidade no comportamento alimentar infantil |
title_full_unstemmed |
A influência da publicidade no comportamento alimentar infantil |
title_sort |
A influência da publicidade no comportamento alimentar infantil |
author |
SANTOS, Ivaneide Rosa dos |
author_facet |
SANTOS, Ivaneide Rosa dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SANTOS, Ivaneide Rosa dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mídia Publicidade Influência Alimentação infantil |
topic |
Mídia Publicidade Influência Alimentação infantil |
description |
Diante de uma sociedade cada vez mais conectada e bombardeada com publicidades dirigidas, o público infantil é o mais vulnerável e o mais persuadido nesse meio. Se um adulto é facilmente influenciado por uma propaganda, uma criança se torna um alvo ainda mais fácil de ser persuadida. Entretanto, as consequências que essa publicidade causa a uma criança podem afetá-la por toda a vida. O objetivo deste trabalho é analisar a influência e as consequências que essa publicidade exerce no hábito alimentar das crianças. O estudo foi realizado por revisão bibliográfica em livros, revistas, artigos científicos e periódicos de bases de dados da área da saúde que tinham como tema a publicidade e a propaganda de alimentos para o público infantil. Foi constatado que o mercado de consumo infantil utiliza estratégias publicitárias que encantam e influenciam as crianças afetando consideravelmente seus hábitos alimentares resultando em uma dieta nutricional pobre e trazendo riscos à saúde que poderão acompanhá-las durante toda a vida. Os pais têm cedido ao forte poder decisório das crianças e sozinhos não conseguem vencer a influência desse mercado. Entidades governamentais e não governamentais têm trabalhado para que os impactos das publicidades sejam minimizados, mas é o estímulo, a conscientização e a orientação das crianças de uma dieta mais saudável e dos riscos desses alimentos ultraprocessados que irá criar um senso crítico para avaliar se aquele alimento da propaganda é bom ou ruim para sua dieta. Com pais, responsáveis, professores, profissionais de saúde contribuindo para a mudança e o controle na rotina alimentar da criança acrescentando em sua dieta alimentos mais saudáveis como legumes, frutas, cereais, verduras diminuindo a influência que a publicidade e a propaganda de alimentos ultraprocessados têm sobre as crianças. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-08-25T16:05:54Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-08-25T16:05:54Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61870 |
url |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61870 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/61870/1/IVANEIDE_ROSA_DOS_SANTOS.pdf https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/61870/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6b5a35701e973cc89d8c3de1d27b9bb3 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1809460242976604160 |