A influência da publicidade sobre a alimentação infantil no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/40747 |
Resumo: | A infância é o período de desenvolvimento da criança, é o momento que ela inicia a fase da introdução alimentar e a formação dos hábitos alimentares que irão levar para a vida. As publicidades através dos meios de comunicação se tornam grande influência de suas escolhas na alimentação. Atualmente, a maioria das crianças se alimenta de forma errada, preferindo alimentos industrializados, sendo ricos em gorduras, açúcar, corante, que prejudicam a saúde e o seu desenvolvimento. O objetivo do presente estudo foi apresentar uma revisão bibliográfica sobre a influência da mídia no consumo alimentar infantil, entendendo o impacto que a influência negativa pode causar na vida das crianças, compreender sobre as principais doenças associadas a má alimentação na infância e aprender sobre os benefícios da alimentação saudável no seu crescimento e desenvolvimento físico e cognitivo. A metodologia aplicada foi revisão bibliográfica apreciativa e aprofundada de literaturas acadêmicas publicadas em sites, tendo como base bancos de dados periódicos e estatísticos, como google acadêmico, Scielo, Pubmed e IBGE, artigos publicados entre 2000 a 2021. Os estudos mostraram que a indústria vê a criança como sujeito consumidor e por isso investe cada vez mais nas propagandas para esse público. Percebe-se também que os pais não compreendem os grandes malefícios que a alimentação incorreta pode causar na vida dos filhos, em seu crescimento e desenvolvimento e, com isso, continuam a ofertar alimentos super calóricos, ricos em açúcares e gorduras. Entende-se que a criança está integrada nesta sociedade e que é de suma importância que os pais estejam presentes na vida dos filhos e contribuam positivamente na formação alimentar das crianças para que estas não caiam na força do marketing e passem a ter uma alimentação saudável e equilibrada. |
id |
Krot_e7acc0d7ef141fe6ff758266572019d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/40747 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
LIMA, Poliana de Matos2022-05-06T19:55:52Z2022-05-06T19:55:52Z2021https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/40747A infância é o período de desenvolvimento da criança, é o momento que ela inicia a fase da introdução alimentar e a formação dos hábitos alimentares que irão levar para a vida. As publicidades através dos meios de comunicação se tornam grande influência de suas escolhas na alimentação. Atualmente, a maioria das crianças se alimenta de forma errada, preferindo alimentos industrializados, sendo ricos em gorduras, açúcar, corante, que prejudicam a saúde e o seu desenvolvimento. O objetivo do presente estudo foi apresentar uma revisão bibliográfica sobre a influência da mídia no consumo alimentar infantil, entendendo o impacto que a influência negativa pode causar na vida das crianças, compreender sobre as principais doenças associadas a má alimentação na infância e aprender sobre os benefícios da alimentação saudável no seu crescimento e desenvolvimento físico e cognitivo. A metodologia aplicada foi revisão bibliográfica apreciativa e aprofundada de literaturas acadêmicas publicadas em sites, tendo como base bancos de dados periódicos e estatísticos, como google acadêmico, Scielo, Pubmed e IBGE, artigos publicados entre 2000 a 2021. Os estudos mostraram que a indústria vê a criança como sujeito consumidor e por isso investe cada vez mais nas propagandas para esse público. Percebe-se também que os pais não compreendem os grandes malefícios que a alimentação incorreta pode causar na vida dos filhos, em seu crescimento e desenvolvimento e, com isso, continuam a ofertar alimentos super calóricos, ricos em açúcares e gorduras. Entende-se que a criança está integrada nesta sociedade e que é de suma importância que os pais estejam presentes na vida dos filhos e contribuam positivamente na formação alimentar das crianças para que estas não caiam na força do marketing e passem a ter uma alimentação saudável e equilibrada.Alimentação infantilPublicidade infantilAlimentação saudávelInfluência da publicidadeHábitos alimentaresA influência da publicidade sobre a alimentação infantil no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisNutriçãoporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPoliana+Matos.pdfPoliana+Matos.pdfapplication/pdf385429https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/40747/1/Poliana%2bMatos.pdff73943bc2f9bb2395f0893dee25b3c9bMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/40747/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/407472022-05-06 16:55:52.316oai:repositorio.pgsscogna.com.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-05-06T19:55:52falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-05-06T19:55:52Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A influência da publicidade sobre a alimentação infantil no Brasil |
title |
A influência da publicidade sobre a alimentação infantil no Brasil |
spellingShingle |
A influência da publicidade sobre a alimentação infantil no Brasil LIMA, Poliana de Matos Alimentação infantil Publicidade infantil Alimentação saudável Influência da publicidade Hábitos alimentares |
title_short |
A influência da publicidade sobre a alimentação infantil no Brasil |
title_full |
A influência da publicidade sobre a alimentação infantil no Brasil |
title_fullStr |
A influência da publicidade sobre a alimentação infantil no Brasil |
title_full_unstemmed |
A influência da publicidade sobre a alimentação infantil no Brasil |
title_sort |
A influência da publicidade sobre a alimentação infantil no Brasil |
author |
LIMA, Poliana de Matos |
author_facet |
LIMA, Poliana de Matos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LIMA, Poliana de Matos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alimentação infantil Publicidade infantil Alimentação saudável Influência da publicidade Hábitos alimentares |
topic |
Alimentação infantil Publicidade infantil Alimentação saudável Influência da publicidade Hábitos alimentares |
description |
A infância é o período de desenvolvimento da criança, é o momento que ela inicia a fase da introdução alimentar e a formação dos hábitos alimentares que irão levar para a vida. As publicidades através dos meios de comunicação se tornam grande influência de suas escolhas na alimentação. Atualmente, a maioria das crianças se alimenta de forma errada, preferindo alimentos industrializados, sendo ricos em gorduras, açúcar, corante, que prejudicam a saúde e o seu desenvolvimento. O objetivo do presente estudo foi apresentar uma revisão bibliográfica sobre a influência da mídia no consumo alimentar infantil, entendendo o impacto que a influência negativa pode causar na vida das crianças, compreender sobre as principais doenças associadas a má alimentação na infância e aprender sobre os benefícios da alimentação saudável no seu crescimento e desenvolvimento físico e cognitivo. A metodologia aplicada foi revisão bibliográfica apreciativa e aprofundada de literaturas acadêmicas publicadas em sites, tendo como base bancos de dados periódicos e estatísticos, como google acadêmico, Scielo, Pubmed e IBGE, artigos publicados entre 2000 a 2021. Os estudos mostraram que a indústria vê a criança como sujeito consumidor e por isso investe cada vez mais nas propagandas para esse público. Percebe-se também que os pais não compreendem os grandes malefícios que a alimentação incorreta pode causar na vida dos filhos, em seu crescimento e desenvolvimento e, com isso, continuam a ofertar alimentos super calóricos, ricos em açúcares e gorduras. Entende-se que a criança está integrada nesta sociedade e que é de suma importância que os pais estejam presentes na vida dos filhos e contribuam positivamente na formação alimentar das crianças para que estas não caiam na força do marketing e passem a ter uma alimentação saudável e equilibrada. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-05-06T19:55:52Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-05-06T19:55:52Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/40747 |
url |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/40747 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/40747/1/Poliana%2bMatos.pdf https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/40747/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f73943bc2f9bb2395f0893dee25b3c9b 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1809460409870057472 |