A concepção sóciointeracionista: uma abordagem no processo de alfabetização
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51304 |
Resumo: | A Lei de diretrizes e Bases da Educação (LDB) estabelece que a alfabetização plena e capacitação gradual para a leitura ao longo da educação básica são requisitos indispensáveis para a efetivação dos direitos e objetivos de aprendizagem e para o desenvolvimento dos indivíduos. Sendo assim o professor tem um grande desafio que é alfabetizar diferentes alunos com as mais variadas histórias de vida e formas de aprendizagem. Dessa forma este trabalho respondeu a seguinte pergunta: como a concepção sociointeracionista contribui com o trabalho do professor na alfabetização de seus alunos? Além do que a pesquisa objetivou analisar de que forma a concepção sociointeracionista contribui com o trabalho do professor na alfabetização e quais desafios ele encontra ao aplicar essa metodologia. Para desenvolver esta pesquisa foi utilizada a metodologia da pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa verificando os principais conceitos que amoldam o tema e utilizando a coleta de dados ou informações, em acervos de livros físicos ou digitais dispostos em sítios eletrônicos confiáveis na rede mundial de computadores, artigos publicados e páginas oficiais governamentais. Ainda, a pesquisa teve o caráter descritivo pelo qual se detalhou as informações coletadas, e exploratória, que conta com o reconhecimento dos fatores que indicam ou que favorecem para a ocorrência de um fenômeno. Em relação aos procedimentos técnicos, foi realizada pesquisa documental e, após, foi necessário o cruzamento de informações com toda a pesquisa bibliográfica colhida. Sendo assim concluiu-se que a alfabetização numa perspectiva sociointeracionista é um fundamento imprescindível, para o desenvolvimento pleno da criança, uma vez que considera, os aspectos: social, intelectual, socioemocional e cultural. Levando em consideração as especificidades de cada aluno. Nessa perspectiva as atividades são planejadas com intencionalidade, a fim de alcançar objetivos específicos. Logo as atividades são contextualizadas com a realidade da turma, e as interações sociais são valorizadas nesse processo. As ações previamente planejadas farão com que as atividades sejam lúdicas, significativas, efetivas e reais. Nesse cenário, não existe a crença de que lê e escrever são apenas capacidades de codificar e decodificar símbolos, porém entende-se que a criança deve atribuir significados aos objetos, ao mesmo tempo que lê e escreve. |
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Para desenvolver esta pesquisa foi utilizada a metodologia da pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa verificando os principais conceitos que amoldam o tema e utilizando a coleta de dados ou informações, em acervos de livros físicos ou digitais dispostos em sítios eletrônicos confiáveis na rede mundial de computadores, artigos publicados e páginas oficiais governamentais. Ainda, a pesquisa teve o caráter descritivo pelo qual se detalhou as informações coletadas, e exploratória, que conta com o reconhecimento dos fatores que indicam ou que favorecem para a ocorrência de um fenômeno. Em relação aos procedimentos técnicos, foi realizada pesquisa documental e, após, foi necessário o cruzamento de informações com toda a pesquisa bibliográfica colhida. Sendo assim concluiu-se que a alfabetização numa perspectiva sociointeracionista é um fundamento imprescindível, para o desenvolvimento pleno da criança, uma vez que considera, os aspectos: social, intelectual, socioemocional e cultural. Levando em consideração as especificidades de cada aluno. Nessa perspectiva as atividades são planejadas com intencionalidade, a fim de alcançar objetivos específicos. Logo as atividades são contextualizadas com a realidade da turma, e as interações sociais são valorizadas nesse processo. As ações previamente planejadas farão com que as atividades sejam lúdicas, significativas, efetivas e reais. 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