Psicoterapia infantil: técnicas de ludoterapia para o protagonismo infantil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/63585 |
Resumo: | A concepção de crianças em determinado período da história da existência humana era caracterizada como seres dependentes, sem sobriedade e coerência, reduzidos a um ser sem autonomia, sem direção e sem disciplina. Nos dias atuais, sua concepção consiste em vê-las como um ser único ativo detendo seu próprio espaço no mundo. O objetivo geral deste presente estudo consiste em compreender como técnicas de ludoterapia contribuem para o protagonismo infantil. A metodologia adotada é de pesquisa bibliográfica, revisão sistemática de literatura e literatura impressas em livros sobre a temática abordada. Os resultados obtidos evidenciam que as crianças, assim como os adultos, são consideradas como um ser-no-mundo provenientes de liberdade e possibilidades de vir-a-ser em sua própria existência e que na prática da psicoterapia infantil, por meios de técnicas de ludoterapia em uma perspectiva fenomenológico existencial, as crianças são capazes de refletir sua noção de liberdade e suas próprias questões existenciais. A partir desses resultados pode-se concluir que com base na abordagem fenomenológico-existencial, a psicoterapia infantil e os recursos ludoterapêuticos utilizados nesta prática possibilita a criança ser capaz de caminhar por si mesma, com liberdade e possibilidades, visando alcançar o sentido que ela atribui à sua própria existência bem como reconhecer seu próprio espaço de protagonismo infantil no mundo. |
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Os resultados obtidos evidenciam que as crianças, assim como os adultos, são consideradas como um ser-no-mundo provenientes de liberdade e possibilidades de vir-a-ser em sua própria existência e que na prática da psicoterapia infantil, por meios de técnicas de ludoterapia em uma perspectiva fenomenológico existencial, as crianças são capazes de refletir sua noção de liberdade e suas próprias questões existenciais. 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