Depressão em adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Mágela Pinheiro da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/37825
Resumo: Este estudo teve como objetivo compreender o desenvolvimento de depressão em adolescentes. O estudo buscou, por meio de uma pesquisa bibliográfica, reunir informações que caracterizem o aparecimento dos sintomas que a levam a depressão; esclarecer o conceito da depressão, ressaltar os sintomas que resultam a depressão, e ressaltar a importância da avaliação dos fatores de risco da depressão no âmbito individual, grupal, terapêutico e medicamentoso. O estudo apontou que em adolescentes, as causas da depressão podem estar relacionadas aos os conflitos familiares e suas relações, predisposição genética, necessidade de aceitação, condições socioeconômicas e de moradia, abuso sexual, bullying, cyberbullying, entre outros. Alguns dos principais sintomas são o humor deprimido, tristeza, choro fácil, perda de prazer e interesse, perda ou ganho de peso, aumento ou redução de apetite, fadiga, sentimento de culpa ou inutilidade, redução da capacidade de concentração, pensamentos recorrentes de morte, autolesão ou automutilação e baixo rendimento escolar. O estudo também tratou sobre a consequência mais drástica da depressão, o suicídio, mencionando precipiadores que podem ser apontados como causas do comportamento suicida, dentre os quais o estudo enfatizou o luto vivido por determinada perda, abusos de ordem sexual, física ou psicológica, vivencia de casos de suicídio de familiares, desafios suicidas e jogos perigosos que invadem o ambiente virtual. Concluiu-se que a busca por tratamento teve ser o mais rápido possível, com avaliação e definição do tipo de tratamento mais adequado possível, sendo a Terapia Cognitiva apresenta como um tratamento bastante eficiente.
id Krot_7d6f75e0097e7df827fd88e595fffd7d
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/37825
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Depressão em adolescentesDepressãoJovensDepressivosAdolescentesEste estudo teve como objetivo compreender o desenvolvimento de depressão em adolescentes. O estudo buscou, por meio de uma pesquisa bibliográfica, reunir informações que caracterizem o aparecimento dos sintomas que a levam a depressão; esclarecer o conceito da depressão, ressaltar os sintomas que resultam a depressão, e ressaltar a importância da avaliação dos fatores de risco da depressão no âmbito individual, grupal, terapêutico e medicamentoso. O estudo apontou que em adolescentes, as causas da depressão podem estar relacionadas aos os conflitos familiares e suas relações, predisposição genética, necessidade de aceitação, condições socioeconômicas e de moradia, abuso sexual, bullying, cyberbullying, entre outros. Alguns dos principais sintomas são o humor deprimido, tristeza, choro fácil, perda de prazer e interesse, perda ou ganho de peso, aumento ou redução de apetite, fadiga, sentimento de culpa ou inutilidade, redução da capacidade de concentração, pensamentos recorrentes de morte, autolesão ou automutilação e baixo rendimento escolar. O estudo também tratou sobre a consequência mais drástica da depressão, o suicídio, mencionando precipiadores que podem ser apontados como causas do comportamento suicida, dentre os quais o estudo enfatizou o luto vivido por determinada perda, abusos de ordem sexual, física ou psicológica, vivencia de casos de suicídio de familiares, desafios suicidas e jogos perigosos que invadem o ambiente virtual. Concluiu-se que a busca por tratamento teve ser o mais rápido possível, com avaliação e definição do tipo de tratamento mais adequado possível, sendo a Terapia Cognitiva apresenta como um tratamento bastante eficiente.2022-03-11T14:50:51Z2022-03-11T14:50:51Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/37825SILVA, Mágela Pinheiro daporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-11T14:50:53Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/37825Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-03-11T14:50:53falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-03-11T14:50:53Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Depressão em adolescentes
title Depressão em adolescentes
spellingShingle Depressão em adolescentes
SILVA, Mágela Pinheiro da
Depressão
Jovens
Depressivos
Adolescentes
title_short Depressão em adolescentes
title_full Depressão em adolescentes
title_fullStr Depressão em adolescentes
title_full_unstemmed Depressão em adolescentes
title_sort Depressão em adolescentes
author SILVA, Mágela Pinheiro da
author_facet SILVA, Mágela Pinheiro da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Mágela Pinheiro da
dc.subject.por.fl_str_mv Depressão
Jovens
Depressivos
Adolescentes
topic Depressão
Jovens
Depressivos
Adolescentes
description Este estudo teve como objetivo compreender o desenvolvimento de depressão em adolescentes. O estudo buscou, por meio de uma pesquisa bibliográfica, reunir informações que caracterizem o aparecimento dos sintomas que a levam a depressão; esclarecer o conceito da depressão, ressaltar os sintomas que resultam a depressão, e ressaltar a importância da avaliação dos fatores de risco da depressão no âmbito individual, grupal, terapêutico e medicamentoso. O estudo apontou que em adolescentes, as causas da depressão podem estar relacionadas aos os conflitos familiares e suas relações, predisposição genética, necessidade de aceitação, condições socioeconômicas e de moradia, abuso sexual, bullying, cyberbullying, entre outros. Alguns dos principais sintomas são o humor deprimido, tristeza, choro fácil, perda de prazer e interesse, perda ou ganho de peso, aumento ou redução de apetite, fadiga, sentimento de culpa ou inutilidade, redução da capacidade de concentração, pensamentos recorrentes de morte, autolesão ou automutilação e baixo rendimento escolar. O estudo também tratou sobre a consequência mais drástica da depressão, o suicídio, mencionando precipiadores que podem ser apontados como causas do comportamento suicida, dentre os quais o estudo enfatizou o luto vivido por determinada perda, abusos de ordem sexual, física ou psicológica, vivencia de casos de suicídio de familiares, desafios suicidas e jogos perigosos que invadem o ambiente virtual. Concluiu-se que a busca por tratamento teve ser o mais rápido possível, com avaliação e definição do tipo de tratamento mais adequado possível, sendo a Terapia Cognitiva apresenta como um tratamento bastante eficiente.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-03-11T14:50:51Z
2022-03-11T14:50:51Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/37825
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/37825
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672985120276480