Alzheimer e a vida antes de esquecer a morte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RÊGO, Itenilde Bezerra de Lima
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/60338
Resumo: A Doença de Alzheimer foi definida como a degeneração do sistema nervoso e ocorre com mais frequência em idosos. Os sintomas da Doença de Alzheimer aparecem de forma insidiosa, com deterioração gradual da memória, acompanhada de dificuldade de compreensão de novas informações e perda da capacidade de realizar atividades diárias, do ponto de vista psicológico o conhecimento desta patologia foi de suma importância. Intervenções cognitivas podem contribuir positivamente nas alterações comportamentais, compreender a respeito da cognição e das emoções e como elas se apresentam na vivência do paciente com Alzheimer é de suma importância. As intervenções neuropsicológicas são necessárias no tratamento da doença de Alzheimer, pois com a perda das capacidades cognitivas e sequencialmente a autonomia de cuidar de si mesmo, planejar e executar tarefas, sobrevêm sentimentos de impotência, desamparo e falta de perspectivas para o futuro que comprometem a qualidade de vida do indivíduo e de seus cuidadores e familiares e é preciso considerar que esse impacto social não vai somente ao comprometimento nas habilidades de comunicação, mas também aos custos financeiros a seus familiares, relacionados ao tratamento. Nisso está implícito que as demências são um problema emergente de saúde pública entre os idosos. Com a psicoterapia, tornou-se possível aceitar sofrimentos, medos, angústias e ansiedades, ajudou a compreender o futuro, prevenindo a depressão. Os processos de reabilitação contribuíram para retardar o processo neurodegenerativo. A Psicoterapia em conjunto com a reabilitação neuropsicológica na doença de Alzheimer foram consideradas novas possibilidades de tratamento, proporcionando novas respostas ao tratamento medicamentoso.
id Krot_7dddca331a846c4b6d21becc5a2b58de
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/60338
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Alzheimer e a vida antes de esquecer a morteDoença de alzheimerLutoNeuropsicologiaPsicoterapiaReabilitação neuropsicológicaA Doença de Alzheimer foi definida como a degeneração do sistema nervoso e ocorre com mais frequência em idosos. Os sintomas da Doença de Alzheimer aparecem de forma insidiosa, com deterioração gradual da memória, acompanhada de dificuldade de compreensão de novas informações e perda da capacidade de realizar atividades diárias, do ponto de vista psicológico o conhecimento desta patologia foi de suma importância. Intervenções cognitivas podem contribuir positivamente nas alterações comportamentais, compreender a respeito da cognição e das emoções e como elas se apresentam na vivência do paciente com Alzheimer é de suma importância. As intervenções neuropsicológicas são necessárias no tratamento da doença de Alzheimer, pois com a perda das capacidades cognitivas e sequencialmente a autonomia de cuidar de si mesmo, planejar e executar tarefas, sobrevêm sentimentos de impotência, desamparo e falta de perspectivas para o futuro que comprometem a qualidade de vida do indivíduo e de seus cuidadores e familiares e é preciso considerar que esse impacto social não vai somente ao comprometimento nas habilidades de comunicação, mas também aos custos financeiros a seus familiares, relacionados ao tratamento. Nisso está implícito que as demências são um problema emergente de saúde pública entre os idosos. Com a psicoterapia, tornou-se possível aceitar sofrimentos, medos, angústias e ansiedades, ajudou a compreender o futuro, prevenindo a depressão. Os processos de reabilitação contribuíram para retardar o processo neurodegenerativo. A Psicoterapia em conjunto com a reabilitação neuropsicológica na doença de Alzheimer foram consideradas novas possibilidades de tratamento, proporcionando novas respostas ao tratamento medicamentoso.2023-08-08T13:36:13Z2023-08-08T13:36:13Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/60338RÊGO, Itenilde Bezerra de Limaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-08T13:36:14Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/60338Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-08-08T13:36:14falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-08-08T13:36:14Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Alzheimer e a vida antes de esquecer a morte
title Alzheimer e a vida antes de esquecer a morte
spellingShingle Alzheimer e a vida antes de esquecer a morte
RÊGO, Itenilde Bezerra de Lima
Doença de alzheimer
Luto
Neuropsicologia
Psicoterapia
Reabilitação neuropsicológica
title_short Alzheimer e a vida antes de esquecer a morte
title_full Alzheimer e a vida antes de esquecer a morte
title_fullStr Alzheimer e a vida antes de esquecer a morte
title_full_unstemmed Alzheimer e a vida antes de esquecer a morte
title_sort Alzheimer e a vida antes de esquecer a morte
author RÊGO, Itenilde Bezerra de Lima
author_facet RÊGO, Itenilde Bezerra de Lima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv RÊGO, Itenilde Bezerra de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Doença de alzheimer
Luto
Neuropsicologia
Psicoterapia
Reabilitação neuropsicológica
topic Doença de alzheimer
Luto
Neuropsicologia
Psicoterapia
Reabilitação neuropsicológica
description A Doença de Alzheimer foi definida como a degeneração do sistema nervoso e ocorre com mais frequência em idosos. Os sintomas da Doença de Alzheimer aparecem de forma insidiosa, com deterioração gradual da memória, acompanhada de dificuldade de compreensão de novas informações e perda da capacidade de realizar atividades diárias, do ponto de vista psicológico o conhecimento desta patologia foi de suma importância. Intervenções cognitivas podem contribuir positivamente nas alterações comportamentais, compreender a respeito da cognição e das emoções e como elas se apresentam na vivência do paciente com Alzheimer é de suma importância. As intervenções neuropsicológicas são necessárias no tratamento da doença de Alzheimer, pois com a perda das capacidades cognitivas e sequencialmente a autonomia de cuidar de si mesmo, planejar e executar tarefas, sobrevêm sentimentos de impotência, desamparo e falta de perspectivas para o futuro que comprometem a qualidade de vida do indivíduo e de seus cuidadores e familiares e é preciso considerar que esse impacto social não vai somente ao comprometimento nas habilidades de comunicação, mas também aos custos financeiros a seus familiares, relacionados ao tratamento. Nisso está implícito que as demências são um problema emergente de saúde pública entre os idosos. Com a psicoterapia, tornou-se possível aceitar sofrimentos, medos, angústias e ansiedades, ajudou a compreender o futuro, prevenindo a depressão. Os processos de reabilitação contribuíram para retardar o processo neurodegenerativo. A Psicoterapia em conjunto com a reabilitação neuropsicológica na doença de Alzheimer foram consideradas novas possibilidades de tratamento, proporcionando novas respostas ao tratamento medicamentoso.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-08T13:36:13Z
2023-08-08T13:36:13Z
2023
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/60338
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/60338
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672917870903296