Identificação da depressão na infância e na adolescência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: AVELLAR, Madelaine Helena de Oliveira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/43714
Resumo: Este trabalho de pesquisa teve como objetivo, ir de encontro ao grande problema que enfrentamos nos dias atuais, ou seja, um caso de saúde pública que vem atingindo o mundo inteiro e neste caso abordamos a depressão na infância e adolescência, e como essa anomalia vem atingindo de forma silenciosa essa faixa etária e até mesmo culminando em suicídio. O estudo compreendeu que depressão se trata de um transtorno mental que atua de maneira silenciosa e significativa no afeto e no humor no dia a dia do indivíduo e que o meio onde a criança e o adolescente vivem ou frequentam pode ter grande relevância para a origem desse mal. Sabe-se que a criança tende a copiar os hábitos e costume de seus pais, e deles recebem toda a orientação e exemplos a serem seguidos; sejam eles bons ou maus. Porem ao frequentarem outros meios e conviver com outros de sua espécie poderão adotar comportamentos do grupo, isto é, se não tiverem recebido da família uma personalidade resistente ao comportamento proposto. O grande desafio proposto foi de como identificar a depressão na infância e na adolescência? Com certeza a importância e o objetivo geral está na observação em conjunto, onde pais, professores poderão diagnosticar se há mudanças no temperamento desses indivíduos, se apresentaram queda de rendimento escolar, perda de apetite, agressividade aparente ou isolamento social. Pais e professores são fundamentais nesta observação e sempre estarem abertos a buscar ajuda e conhecimento de um profissional de saúde, o qual conhecendo e se envolvendo com o indivíduo poderá oferecer um tratamento mais especifico a cada caso. A metodologia da pesquisa foi a de revisão bibliográfica qualitativa e descritiva. Por fim a pesquisa apontou a necessidade de que se faça um tratamento, porque quando isso não é tratado, certamente contribuirá para que crianças e adolescentes levem para fase adulta problemas mentais seríssimos que poderão ter desfechos trágicos para uma sociedade que já está muito doente.
id Krot_7e53422f1947862f2f20bdf70706d205
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/43714
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Identificação da depressão na infância e na adolescênciaDepressãoCriançaAdolescente e tratamentoEste trabalho de pesquisa teve como objetivo, ir de encontro ao grande problema que enfrentamos nos dias atuais, ou seja, um caso de saúde pública que vem atingindo o mundo inteiro e neste caso abordamos a depressão na infância e adolescência, e como essa anomalia vem atingindo de forma silenciosa essa faixa etária e até mesmo culminando em suicídio. O estudo compreendeu que depressão se trata de um transtorno mental que atua de maneira silenciosa e significativa no afeto e no humor no dia a dia do indivíduo e que o meio onde a criança e o adolescente vivem ou frequentam pode ter grande relevância para a origem desse mal. Sabe-se que a criança tende a copiar os hábitos e costume de seus pais, e deles recebem toda a orientação e exemplos a serem seguidos; sejam eles bons ou maus. Porem ao frequentarem outros meios e conviver com outros de sua espécie poderão adotar comportamentos do grupo, isto é, se não tiverem recebido da família uma personalidade resistente ao comportamento proposto. O grande desafio proposto foi de como identificar a depressão na infância e na adolescência? Com certeza a importância e o objetivo geral está na observação em conjunto, onde pais, professores poderão diagnosticar se há mudanças no temperamento desses indivíduos, se apresentaram queda de rendimento escolar, perda de apetite, agressividade aparente ou isolamento social. Pais e professores são fundamentais nesta observação e sempre estarem abertos a buscar ajuda e conhecimento de um profissional de saúde, o qual conhecendo e se envolvendo com o indivíduo poderá oferecer um tratamento mais especifico a cada caso. A metodologia da pesquisa foi a de revisão bibliográfica qualitativa e descritiva. Por fim a pesquisa apontou a necessidade de que se faça um tratamento, porque quando isso não é tratado, certamente contribuirá para que crianças e adolescentes levem para fase adulta problemas mentais seríssimos que poderão ter desfechos trágicos para uma sociedade que já está muito doente.2022-07-06T20:00:08Z2022-07-06T20:00:08Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/43714AVELLAR, Madelaine Helena de Oliveiraporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-06T20:00:08Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/43714Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-07-06T20:00:08falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-07-06T20:00:08Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Identificação da depressão na infância e na adolescência
title Identificação da depressão na infância e na adolescência
spellingShingle Identificação da depressão na infância e na adolescência
AVELLAR, Madelaine Helena de Oliveira
Depressão
Criança
Adolescente e tratamento
title_short Identificação da depressão na infância e na adolescência
title_full Identificação da depressão na infância e na adolescência
title_fullStr Identificação da depressão na infância e na adolescência
title_full_unstemmed Identificação da depressão na infância e na adolescência
title_sort Identificação da depressão na infância e na adolescência
author AVELLAR, Madelaine Helena de Oliveira
author_facet AVELLAR, Madelaine Helena de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv AVELLAR, Madelaine Helena de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Depressão
Criança
Adolescente e tratamento
topic Depressão
Criança
Adolescente e tratamento
description Este trabalho de pesquisa teve como objetivo, ir de encontro ao grande problema que enfrentamos nos dias atuais, ou seja, um caso de saúde pública que vem atingindo o mundo inteiro e neste caso abordamos a depressão na infância e adolescência, e como essa anomalia vem atingindo de forma silenciosa essa faixa etária e até mesmo culminando em suicídio. O estudo compreendeu que depressão se trata de um transtorno mental que atua de maneira silenciosa e significativa no afeto e no humor no dia a dia do indivíduo e que o meio onde a criança e o adolescente vivem ou frequentam pode ter grande relevância para a origem desse mal. Sabe-se que a criança tende a copiar os hábitos e costume de seus pais, e deles recebem toda a orientação e exemplos a serem seguidos; sejam eles bons ou maus. Porem ao frequentarem outros meios e conviver com outros de sua espécie poderão adotar comportamentos do grupo, isto é, se não tiverem recebido da família uma personalidade resistente ao comportamento proposto. O grande desafio proposto foi de como identificar a depressão na infância e na adolescência? Com certeza a importância e o objetivo geral está na observação em conjunto, onde pais, professores poderão diagnosticar se há mudanças no temperamento desses indivíduos, se apresentaram queda de rendimento escolar, perda de apetite, agressividade aparente ou isolamento social. Pais e professores são fundamentais nesta observação e sempre estarem abertos a buscar ajuda e conhecimento de um profissional de saúde, o qual conhecendo e se envolvendo com o indivíduo poderá oferecer um tratamento mais especifico a cada caso. A metodologia da pesquisa foi a de revisão bibliográfica qualitativa e descritiva. Por fim a pesquisa apontou a necessidade de que se faça um tratamento, porque quando isso não é tratado, certamente contribuirá para que crianças e adolescentes levem para fase adulta problemas mentais seríssimos que poderão ter desfechos trágicos para uma sociedade que já está muito doente.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-06T20:00:08Z
2022-07-06T20:00:08Z
2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/43714
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/43714
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803673010310217728