Identificação da depressão na infância e na adolescência
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/43714 |
Resumo: | Este trabalho de pesquisa teve como objetivo, ir de encontro ao grande problema que enfrentamos nos dias atuais, ou seja, um caso de saúde pública que vem atingindo o mundo inteiro e neste caso abordamos a depressão na infância e adolescência, e como essa anomalia vem atingindo de forma silenciosa essa faixa etária e até mesmo culminando em suicídio. O estudo compreendeu que depressão se trata de um transtorno mental que atua de maneira silenciosa e significativa no afeto e no humor no dia a dia do indivíduo e que o meio onde a criança e o adolescente vivem ou frequentam pode ter grande relevância para a origem desse mal. Sabe-se que a criança tende a copiar os hábitos e costume de seus pais, e deles recebem toda a orientação e exemplos a serem seguidos; sejam eles bons ou maus. Porem ao frequentarem outros meios e conviver com outros de sua espécie poderão adotar comportamentos do grupo, isto é, se não tiverem recebido da família uma personalidade resistente ao comportamento proposto. O grande desafio proposto foi de como identificar a depressão na infância e na adolescência? Com certeza a importância e o objetivo geral está na observação em conjunto, onde pais, professores poderão diagnosticar se há mudanças no temperamento desses indivíduos, se apresentaram queda de rendimento escolar, perda de apetite, agressividade aparente ou isolamento social. Pais e professores são fundamentais nesta observação e sempre estarem abertos a buscar ajuda e conhecimento de um profissional de saúde, o qual conhecendo e se envolvendo com o indivíduo poderá oferecer um tratamento mais especifico a cada caso. A metodologia da pesquisa foi a de revisão bibliográfica qualitativa e descritiva. Por fim a pesquisa apontou a necessidade de que se faça um tratamento, porque quando isso não é tratado, certamente contribuirá para que crianças e adolescentes levem para fase adulta problemas mentais seríssimos que poderão ter desfechos trágicos para uma sociedade que já está muito doente. |
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Porem ao frequentarem outros meios e conviver com outros de sua espécie poderão adotar comportamentos do grupo, isto é, se não tiverem recebido da família uma personalidade resistente ao comportamento proposto. O grande desafio proposto foi de como identificar a depressão na infância e na adolescência? Com certeza a importância e o objetivo geral está na observação em conjunto, onde pais, professores poderão diagnosticar se há mudanças no temperamento desses indivíduos, se apresentaram queda de rendimento escolar, perda de apetite, agressividade aparente ou isolamento social. Pais e professores são fundamentais nesta observação e sempre estarem abertos a buscar ajuda e conhecimento de um profissional de saúde, o qual conhecendo e se envolvendo com o indivíduo poderá oferecer um tratamento mais especifico a cada caso. A metodologia da pesquisa foi a de revisão bibliográfica qualitativa e descritiva. 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