CONTRIBUIÇÕES DE UM PROGRAMA DE ENSINO PARA O LETRAMENTO PROBABILÍSTICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GRENCHI, WANDERLEI APARECIDA
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/31930
Resumo: A presente tese possui como objeto de estudo um programa de ensino concebido originalmente por uma equipe de pesquisadores do Departamento de Educação da Universidade de Oxford visando o ensino e a aprendizagem de probabilidade e risco, principalmente, quanto a quatro demandas cognitivas, a saber: aleatoriedade; espaço amostral; quantificação de probabilidades; e compreensão do risco. O referido programa foi adaptado pelo Observatório da Educação da Universidade Anhanguera de São Paulo (OBEDUC – UNIAN) num projeto intitulado “Investigações sobre o processo de ensino e de aprendizagem de conceitos concernentes à probabilidade e estatística”. O objetivo da pesquisa consistiu em analisar, identificar e compreender as possíveis contribuições do programa de ensino sobre probabilidade e risco para a aprendizagem significativa de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, como também, para a prática letiva dos professores de Matemática que lecionam para estes alunos. Os principais aportes teóricos da pesquisa são: Nunes, Bryant, Piaget, Inhelder, Heitele, Garfield, Ahlgrem, Borovcnik, Batanero, Watson, Ireland, Gal, Gigerenzer, Hoffrage, Evans e Brant. A metodologia utilizada na pesquisa abrangeu duas etapas: Na primeira etapa contamos com a participação de 319 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental oriundos de 5 unidades escolares distintas, para os quais foram preparadas e desenvolvidas atividades didáticas que culminaram num processo de intervenção pedagógica. Como fonte de coleta de dados, esses alunos também realizaram atividades de pré e pós-teste. A segunda etapa envolveu 5 professores de Matemática pertencentes a rede estadual de educação paulista e que lecionavam para os alunos participantes da pesquisa. Valemo-nos de entrevistas semiestruturadas para identificar as percepções dos professores acerca da contribuição do programa de ensino sobre probabilidade e risco para sua prática letiva. Os dados foram analisados qualitativa e quantitativamente. Os principais resultados da pesquisa apontam que o programa de ensino sobre probabilidade e risco ofereceu contribuições significativas para que os alunos compreendessem melhor os conceitos de aleatoriedade, espaço amostral e quantificação de probabilidades. Todavia, quanto à compreensão do risco, os alunos demonstraram possuir conhecimentos prévios ou intuitivos sobre assunto. Quanto aos professores investigados, identificamos que o programa de ensino contribuiu para melhorar suas práticas letivas, sobretudo, por meio da utilização de materiais concretos e de atividades específicas para o ensino probabilístico. Os resultados da pesquisa possibilitaram concluir que, mediante as intervenções e testes realizados com os alunos e as entrevistas com os professores, há evidências de que o programa de ensino sobre probabilidade e risco configura-se como um importante meio didático para o letramento probabilístico na educação básica.
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O objetivo da pesquisa consistiu em analisar, identificar e compreender as possíveis contribuições do programa de ensino sobre probabilidade e risco para a aprendizagem significativa de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, como também, para a prática letiva dos professores de Matemática que lecionam para estes alunos. Os principais aportes teóricos da pesquisa são: Nunes, Bryant, Piaget, Inhelder, Heitele, Garfield, Ahlgrem, Borovcnik, Batanero, Watson, Ireland, Gal, Gigerenzer, Hoffrage, Evans e Brant. A metodologia utilizada na pesquisa abrangeu duas etapas: Na primeira etapa contamos com a participação de 319 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental oriundos de 5 unidades escolares distintas, para os quais foram preparadas e desenvolvidas atividades didáticas que culminaram num processo de intervenção pedagógica. Como fonte de coleta de dados, esses alunos também realizaram atividades de pré e pós-teste. 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