O Movimento das Ideias Probabilísticas no Ensino Fundamental: análise de um caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Bolema: Boletim de Educação Matemática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5108 |
Resumo: | Resumo Objetivamos, com este artigo, apresentar um recorte de nossa pesquisa de mestrado: a análise de um caso com abordagem qualitativa, envolvendo alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual em que a professora-pesquisadora ministra aulas de Matemática, em uma cidade do interior do Estado de São Paulo. O propósito foi identificar as ideias sobre linguagem e pensamento probabilístico que emergem do processo de comunicação oral e escrita, tendo como metodologia a resolução de problemas em uma perspectiva investigativa e, como foco, as questões estocásticas. A análise possibilitou constatar que a metodologia adotada em sala de aula, no contexto de resolução de problemas, mediada pelo processo de comunicação oral e escrita, favorece o movimento das ideias probabilísticas dos alunos e, consequentemente, o desenvolvimento do pensamento probabilístico. Palavras-chave: Pensamento Probabilístico. Linguagem Probabilística. Estocástica. Estatística. Resolução de Problemas. The Movement of Probabilistic Ideas in Basic School: a case analysis Abstract We present preliminary findings from our master’s research: a case study with a qualitative approach, involving 7th grade students from a public school where the teacher-researcher teaches mathematics, in a city located in the interior of the state of São Paulo. The intention was to identify ideas about language and probabilistic thought that emerge from the process of verbal communication and writing, using a problem-solving approach from an investigative perspective, focusing on questions involving the concept of stochastic. The analysis found evidence that the methodology adopted in the classroom, in the context of problem-solving, mediated by the process of verbal communication and writing, favors the movement of probabilistic ideas of the students and, consequently, the development of probabilistic thought. Keywords: Probabilistic Thought. Probabilistic language. Stochastic. Statistics. Resolution of Problems. |
id |
UNESP-14_e5b581db4d364efc245807e06a4f6ff0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/5108 |
network_acronym_str |
UNESP-14 |
network_name_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
O Movimento das Ideias Probabilísticas no Ensino Fundamental: análise de um casoPensamento Probabilístico. Linguagem Probabilística. Estocástica. Estatística. Resolução de Problemas.Resumo Objetivamos, com este artigo, apresentar um recorte de nossa pesquisa de mestrado: a análise de um caso com abordagem qualitativa, envolvendo alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual em que a professora-pesquisadora ministra aulas de Matemática, em uma cidade do interior do Estado de São Paulo. O propósito foi identificar as ideias sobre linguagem e pensamento probabilístico que emergem do processo de comunicação oral e escrita, tendo como metodologia a resolução de problemas em uma perspectiva investigativa e, como foco, as questões estocásticas. A análise possibilitou constatar que a metodologia adotada em sala de aula, no contexto de resolução de problemas, mediada pelo processo de comunicação oral e escrita, favorece o movimento das ideias probabilísticas dos alunos e, consequentemente, o desenvolvimento do pensamento probabilístico. Palavras-chave: Pensamento Probabilístico. Linguagem Probabilística. Estocástica. Estatística. Resolução de Problemas. The Movement of Probabilistic Ideas in Basic School: a case analysis Abstract We present preliminary findings from our master’s research: a case study with a qualitative approach, involving 7th grade students from a public school where the teacher-researcher teaches mathematics, in a city located in the interior of the state of São Paulo. The intention was to identify ideas about language and probabilistic thought that emerge from the process of verbal communication and writing, using a problem-solving approach from an investigative perspective, focusing on questions involving the concept of stochastic. The analysis found evidence that the methodology adopted in the classroom, in the context of problem-solving, mediated by the process of verbal communication and writing, favors the movement of probabilistic ideas of the students and, consequently, the development of probabilistic thought. Keywords: Probabilistic Thought. Probabilistic language. Stochastic. Statistics. Resolution of Problems.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2011-11-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5108Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 24 n. 39 (2011): Edição Temática - Educação Estatística; p. 561-5841980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5108/4025Santos, Jaqueline Aparecida Foratto LixandrãoGrando, Regina Céliainfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-11-21T14:32:18Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/5108Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2011-11-21T14:32:18Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Movimento das Ideias Probabilísticas no Ensino Fundamental: análise de um caso |
title |
O Movimento das Ideias Probabilísticas no Ensino Fundamental: análise de um caso |
spellingShingle |
O Movimento das Ideias Probabilísticas no Ensino Fundamental: análise de um caso Santos, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão Pensamento Probabilístico. Linguagem Probabilística. Estocástica. Estatística. Resolução de Problemas. |
title_short |
O Movimento das Ideias Probabilísticas no Ensino Fundamental: análise de um caso |
title_full |
O Movimento das Ideias Probabilísticas no Ensino Fundamental: análise de um caso |
title_fullStr |
O Movimento das Ideias Probabilísticas no Ensino Fundamental: análise de um caso |
title_full_unstemmed |
O Movimento das Ideias Probabilísticas no Ensino Fundamental: análise de um caso |
title_sort |
O Movimento das Ideias Probabilísticas no Ensino Fundamental: análise de um caso |
author |
Santos, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão |
author_facet |
Santos, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão Grando, Regina Célia |
author_role |
author |
author2 |
Grando, Regina Célia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão Grando, Regina Célia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pensamento Probabilístico. Linguagem Probabilística. Estocástica. Estatística. Resolução de Problemas. |
topic |
Pensamento Probabilístico. Linguagem Probabilística. Estocástica. Estatística. Resolução de Problemas. |
description |
Resumo Objetivamos, com este artigo, apresentar um recorte de nossa pesquisa de mestrado: a análise de um caso com abordagem qualitativa, envolvendo alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual em que a professora-pesquisadora ministra aulas de Matemática, em uma cidade do interior do Estado de São Paulo. O propósito foi identificar as ideias sobre linguagem e pensamento probabilístico que emergem do processo de comunicação oral e escrita, tendo como metodologia a resolução de problemas em uma perspectiva investigativa e, como foco, as questões estocásticas. A análise possibilitou constatar que a metodologia adotada em sala de aula, no contexto de resolução de problemas, mediada pelo processo de comunicação oral e escrita, favorece o movimento das ideias probabilísticas dos alunos e, consequentemente, o desenvolvimento do pensamento probabilístico. Palavras-chave: Pensamento Probabilístico. Linguagem Probabilística. Estocástica. Estatística. Resolução de Problemas. The Movement of Probabilistic Ideas in Basic School: a case analysis Abstract We present preliminary findings from our master’s research: a case study with a qualitative approach, involving 7th grade students from a public school where the teacher-researcher teaches mathematics, in a city located in the interior of the state of São Paulo. The intention was to identify ideas about language and probabilistic thought that emerge from the process of verbal communication and writing, using a problem-solving approach from an investigative perspective, focusing on questions involving the concept of stochastic. The analysis found evidence that the methodology adopted in the classroom, in the context of problem-solving, mediated by the process of verbal communication and writing, favors the movement of probabilistic ideas of the students and, consequently, the development of probabilistic thought. Keywords: Probabilistic Thought. Probabilistic language. Stochastic. Statistics. Resolution of Problems. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-11-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5108 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5108 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5108/4025 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 24 n. 39 (2011): Edição Temática - Educação Estatística; p. 561-584 1980-4415 0103-636X reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
collection |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com |
_version_ |
1800215873983610880 |