Reconhecimento de paternidade e sua efetivação nos dias atuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Caroline Duarte de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/37345
Resumo: A família passou por inúmeras transformações ao longo da história da humanidade. Contudo, somente após a promulgação da Constituição Federal de 1988 é que se atingiu este objetivo plenamente, objetivando imprimir preceitos básicos no sentido de proteger os desiguais, através da concessão de vários direitos inerentes às pessoas. A contextualização do problema é decorrente da importância de suscitar os problemas inerentes à ação de investigação de paternidade, na medida em que reconhece os filhos havidos fora do casamento. O objetivo deste trabalho é analisar o contexto do direito de filiação e os efeitos jurídicos e sociais decorrentes do reconhecimento de paternidade, pois deve-se saber que reconhecer alguém como filho vai muito além de apenas mais um nome na certidão de nascimento. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica qualitativa e descritiva, tendo como base livros, reunindo um conjunto de opiniões de diversos autores conhecedores do assunto. A pesquisa bibliográfica permitiu o contato direto com tudo aquilo que foi escrito sobre o assunto nos últimos vinte anos. O reconhecimento de paternidade é um instituto do direito de família que visa garantir que o filho possa ter averbado no seu registro nome de ambos os pais, que ele possa exercer relações de parentesco, bem como o poder familiar sobre a tutela jurídica, alimentos e direito a sucessão. Por mais que o ato de reconhecer a paternidade, pareça simples e de fácil entendimento, o mesmo vem cercado de direitos e obrigações os quais visam proteger e amparar não só a criança ou o adolescente, mas de igual modo, o indivíduo na fase adulta.
id Krot_883804d5523e080746f03c2afc8ccf7f
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/37345
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Reconhecimento de paternidade e sua efetivação nos dias atuaisReconhecimento de paternidadeFiliaçãoInvestigação de paternidadeA família passou por inúmeras transformações ao longo da história da humanidade. Contudo, somente após a promulgação da Constituição Federal de 1988 é que se atingiu este objetivo plenamente, objetivando imprimir preceitos básicos no sentido de proteger os desiguais, através da concessão de vários direitos inerentes às pessoas. A contextualização do problema é decorrente da importância de suscitar os problemas inerentes à ação de investigação de paternidade, na medida em que reconhece os filhos havidos fora do casamento. O objetivo deste trabalho é analisar o contexto do direito de filiação e os efeitos jurídicos e sociais decorrentes do reconhecimento de paternidade, pois deve-se saber que reconhecer alguém como filho vai muito além de apenas mais um nome na certidão de nascimento. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica qualitativa e descritiva, tendo como base livros, reunindo um conjunto de opiniões de diversos autores conhecedores do assunto. A pesquisa bibliográfica permitiu o contato direto com tudo aquilo que foi escrito sobre o assunto nos últimos vinte anos. O reconhecimento de paternidade é um instituto do direito de família que visa garantir que o filho possa ter averbado no seu registro nome de ambos os pais, que ele possa exercer relações de parentesco, bem como o poder familiar sobre a tutela jurídica, alimentos e direito a sucessão. Por mais que o ato de reconhecer a paternidade, pareça simples e de fácil entendimento, o mesmo vem cercado de direitos e obrigações os quais visam proteger e amparar não só a criança ou o adolescente, mas de igual modo, o indivíduo na fase adulta.2022-03-03T20:00:05Z2022-03-03T20:00:05Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/37345OLIVEIRA, Caroline Duarte deporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-04T11:15:50Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/37345Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-03-04T11:15:50falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-03-04T11:15:50Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Reconhecimento de paternidade e sua efetivação nos dias atuais
title Reconhecimento de paternidade e sua efetivação nos dias atuais
spellingShingle Reconhecimento de paternidade e sua efetivação nos dias atuais
OLIVEIRA, Caroline Duarte de
Reconhecimento de paternidade
Filiação
Investigação de paternidade
title_short Reconhecimento de paternidade e sua efetivação nos dias atuais
title_full Reconhecimento de paternidade e sua efetivação nos dias atuais
title_fullStr Reconhecimento de paternidade e sua efetivação nos dias atuais
title_full_unstemmed Reconhecimento de paternidade e sua efetivação nos dias atuais
title_sort Reconhecimento de paternidade e sua efetivação nos dias atuais
author OLIVEIRA, Caroline Duarte de
author_facet OLIVEIRA, Caroline Duarte de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Caroline Duarte de
dc.subject.por.fl_str_mv Reconhecimento de paternidade
Filiação
Investigação de paternidade
topic Reconhecimento de paternidade
Filiação
Investigação de paternidade
description A família passou por inúmeras transformações ao longo da história da humanidade. Contudo, somente após a promulgação da Constituição Federal de 1988 é que se atingiu este objetivo plenamente, objetivando imprimir preceitos básicos no sentido de proteger os desiguais, através da concessão de vários direitos inerentes às pessoas. A contextualização do problema é decorrente da importância de suscitar os problemas inerentes à ação de investigação de paternidade, na medida em que reconhece os filhos havidos fora do casamento. O objetivo deste trabalho é analisar o contexto do direito de filiação e os efeitos jurídicos e sociais decorrentes do reconhecimento de paternidade, pois deve-se saber que reconhecer alguém como filho vai muito além de apenas mais um nome na certidão de nascimento. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica qualitativa e descritiva, tendo como base livros, reunindo um conjunto de opiniões de diversos autores conhecedores do assunto. A pesquisa bibliográfica permitiu o contato direto com tudo aquilo que foi escrito sobre o assunto nos últimos vinte anos. O reconhecimento de paternidade é um instituto do direito de família que visa garantir que o filho possa ter averbado no seu registro nome de ambos os pais, que ele possa exercer relações de parentesco, bem como o poder familiar sobre a tutela jurídica, alimentos e direito a sucessão. Por mais que o ato de reconhecer a paternidade, pareça simples e de fácil entendimento, o mesmo vem cercado de direitos e obrigações os quais visam proteger e amparar não só a criança ou o adolescente, mas de igual modo, o indivíduo na fase adulta.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-03-03T20:00:05Z
2022-03-03T20:00:05Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/37345
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/37345
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672899306913792