Caracterizando a ansiedade na infância e a sua relação com o desempenho escolar: uma revisão da literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/55257 |
Resumo: | A ansiedade excessiva é um problema de saúde mental cada vez mais prevalente na nossa população. Por conta disto, os transtornos de ansiedade apresentaram um aumento no período da infância . O presente estudo teve como objetivo identificar, através de uma revisão bibliográfica, a relação entre a ansiedade e o desempenho escolar, visto que a aprendizagem é um processo fundamental do desenvolvimento humano. Trata-se de uma revisão da literatura com abordagem qualitativa realizada nas bases de dados Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Red de Revistas Científicas de América Latina y El Caribe, España y Portugal (Redalyc), Periódicos Eletrônicos em Psicologia (Pepsic) e Google Acadêmico com 17 artigos incluídos e discutidos. Como resultados pode-se inferir que a ansiedade afeta de forma negativa o desempenho escolar dos alunos, ocasionando impactos significativos no processo de aprendizagem e desenvolvimento. Deste modo, o estudo vem a contribuir com a prática de novas pesquisas sobre o tema que ampliem o conhecimento sobre os impactos relacionados aos transtornos de ansiedade. |
id |
Krot_885686f658a92dc6a4b7c0825792cc59 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/55257 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
Caracterizando a ansiedade na infância e a sua relação com o desempenho escolar: uma revisão da literaturaAnsiedadeInfânciaAprendizagemDesempenhoA ansiedade excessiva é um problema de saúde mental cada vez mais prevalente na nossa população. Por conta disto, os transtornos de ansiedade apresentaram um aumento no período da infância . O presente estudo teve como objetivo identificar, através de uma revisão bibliográfica, a relação entre a ansiedade e o desempenho escolar, visto que a aprendizagem é um processo fundamental do desenvolvimento humano. Trata-se de uma revisão da literatura com abordagem qualitativa realizada nas bases de dados Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Red de Revistas Científicas de América Latina y El Caribe, España y Portugal (Redalyc), Periódicos Eletrônicos em Psicologia (Pepsic) e Google Acadêmico com 17 artigos incluídos e discutidos. Como resultados pode-se inferir que a ansiedade afeta de forma negativa o desempenho escolar dos alunos, ocasionando impactos significativos no processo de aprendizagem e desenvolvimento. Deste modo, o estudo vem a contribuir com a prática de novas pesquisas sobre o tema que ampliem o conhecimento sobre os impactos relacionados aos transtornos de ansiedade.2023-05-29T13:38:52Z2023-05-29T13:38:52Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/55257SILVA, Andressa Figueiredo daporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-29T13:38:52Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/55257Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-05-29T13:38:52falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-05-29T13:38:52Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Caracterizando a ansiedade na infância e a sua relação com o desempenho escolar: uma revisão da literatura |
title |
Caracterizando a ansiedade na infância e a sua relação com o desempenho escolar: uma revisão da literatura |
spellingShingle |
Caracterizando a ansiedade na infância e a sua relação com o desempenho escolar: uma revisão da literatura SILVA, Andressa Figueiredo da Ansiedade Infância Aprendizagem Desempenho |
title_short |
Caracterizando a ansiedade na infância e a sua relação com o desempenho escolar: uma revisão da literatura |
title_full |
Caracterizando a ansiedade na infância e a sua relação com o desempenho escolar: uma revisão da literatura |
title_fullStr |
Caracterizando a ansiedade na infância e a sua relação com o desempenho escolar: uma revisão da literatura |
title_full_unstemmed |
Caracterizando a ansiedade na infância e a sua relação com o desempenho escolar: uma revisão da literatura |
title_sort |
Caracterizando a ansiedade na infância e a sua relação com o desempenho escolar: uma revisão da literatura |
author |
SILVA, Andressa Figueiredo da |
author_facet |
SILVA, Andressa Figueiredo da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Andressa Figueiredo da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ansiedade Infância Aprendizagem Desempenho |
topic |
Ansiedade Infância Aprendizagem Desempenho |
description |
A ansiedade excessiva é um problema de saúde mental cada vez mais prevalente na nossa população. Por conta disto, os transtornos de ansiedade apresentaram um aumento no período da infância . O presente estudo teve como objetivo identificar, através de uma revisão bibliográfica, a relação entre a ansiedade e o desempenho escolar, visto que a aprendizagem é um processo fundamental do desenvolvimento humano. Trata-se de uma revisão da literatura com abordagem qualitativa realizada nas bases de dados Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Red de Revistas Científicas de América Latina y El Caribe, España y Portugal (Redalyc), Periódicos Eletrônicos em Psicologia (Pepsic) e Google Acadêmico com 17 artigos incluídos e discutidos. Como resultados pode-se inferir que a ansiedade afeta de forma negativa o desempenho escolar dos alunos, ocasionando impactos significativos no processo de aprendizagem e desenvolvimento. Deste modo, o estudo vem a contribuir com a prática de novas pesquisas sobre o tema que ampliem o conhecimento sobre os impactos relacionados aos transtornos de ansiedade. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2023-05-29T13:38:52Z 2023-05-29T13:38:52Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/55257 |
url |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/55257 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1803673005899907072 |