Caracterizando a ansiedade na infância e a sua relação com o desempenho escolar: uma revisão da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Andressa Figueiredo da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/55257
Resumo: A ansiedade excessiva é um problema de saúde mental cada vez mais prevalente na nossa população. Por conta disto, os transtornos de ansiedade apresentaram um aumento no período da infância . O presente estudo teve como objetivo identificar, através de uma revisão bibliográfica, a relação entre a ansiedade e o desempenho escolar, visto que a aprendizagem é um processo fundamental do desenvolvimento humano. Trata-se de uma revisão da literatura com abordagem qualitativa realizada nas bases de dados Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Red de Revistas Científicas de América Latina y El Caribe, España y Portugal (Redalyc), Periódicos Eletrônicos em Psicologia (Pepsic) e Google Acadêmico com 17 artigos incluídos e discutidos. Como resultados pode-se inferir que a ansiedade afeta de forma negativa o desempenho escolar dos alunos, ocasionando impactos significativos no processo de aprendizagem e desenvolvimento. Deste modo, o estudo vem a contribuir com a prática de novas pesquisas sobre o tema que ampliem o conhecimento sobre os impactos relacionados aos transtornos de ansiedade.
id Krot_885686f658a92dc6a4b7c0825792cc59
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/55257
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Caracterizando a ansiedade na infância e a sua relação com o desempenho escolar: uma revisão da literaturaAnsiedadeInfânciaAprendizagemDesempenhoA ansiedade excessiva é um problema de saúde mental cada vez mais prevalente na nossa população. Por conta disto, os transtornos de ansiedade apresentaram um aumento no período da infância . O presente estudo teve como objetivo identificar, através de uma revisão bibliográfica, a relação entre a ansiedade e o desempenho escolar, visto que a aprendizagem é um processo fundamental do desenvolvimento humano. Trata-se de uma revisão da literatura com abordagem qualitativa realizada nas bases de dados Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Red de Revistas Científicas de América Latina y El Caribe, España y Portugal (Redalyc), Periódicos Eletrônicos em Psicologia (Pepsic) e Google Acadêmico com 17 artigos incluídos e discutidos. Como resultados pode-se inferir que a ansiedade afeta de forma negativa o desempenho escolar dos alunos, ocasionando impactos significativos no processo de aprendizagem e desenvolvimento. Deste modo, o estudo vem a contribuir com a prática de novas pesquisas sobre o tema que ampliem o conhecimento sobre os impactos relacionados aos transtornos de ansiedade.2023-05-29T13:38:52Z2023-05-29T13:38:52Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/55257SILVA, Andressa Figueiredo daporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-29T13:38:52Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/55257Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-05-29T13:38:52falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-05-29T13:38:52Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Caracterizando a ansiedade na infância e a sua relação com o desempenho escolar: uma revisão da literatura
title Caracterizando a ansiedade na infância e a sua relação com o desempenho escolar: uma revisão da literatura
spellingShingle Caracterizando a ansiedade na infância e a sua relação com o desempenho escolar: uma revisão da literatura
SILVA, Andressa Figueiredo da
Ansiedade
Infância
Aprendizagem
Desempenho
title_short Caracterizando a ansiedade na infância e a sua relação com o desempenho escolar: uma revisão da literatura
title_full Caracterizando a ansiedade na infância e a sua relação com o desempenho escolar: uma revisão da literatura
title_fullStr Caracterizando a ansiedade na infância e a sua relação com o desempenho escolar: uma revisão da literatura
title_full_unstemmed Caracterizando a ansiedade na infância e a sua relação com o desempenho escolar: uma revisão da literatura
title_sort Caracterizando a ansiedade na infância e a sua relação com o desempenho escolar: uma revisão da literatura
author SILVA, Andressa Figueiredo da
author_facet SILVA, Andressa Figueiredo da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Andressa Figueiredo da
dc.subject.por.fl_str_mv Ansiedade
Infância
Aprendizagem
Desempenho
topic Ansiedade
Infância
Aprendizagem
Desempenho
description A ansiedade excessiva é um problema de saúde mental cada vez mais prevalente na nossa população. Por conta disto, os transtornos de ansiedade apresentaram um aumento no período da infância . O presente estudo teve como objetivo identificar, através de uma revisão bibliográfica, a relação entre a ansiedade e o desempenho escolar, visto que a aprendizagem é um processo fundamental do desenvolvimento humano. Trata-se de uma revisão da literatura com abordagem qualitativa realizada nas bases de dados Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Red de Revistas Científicas de América Latina y El Caribe, España y Portugal (Redalyc), Periódicos Eletrônicos em Psicologia (Pepsic) e Google Acadêmico com 17 artigos incluídos e discutidos. Como resultados pode-se inferir que a ansiedade afeta de forma negativa o desempenho escolar dos alunos, ocasionando impactos significativos no processo de aprendizagem e desenvolvimento. Deste modo, o estudo vem a contribuir com a prática de novas pesquisas sobre o tema que ampliem o conhecimento sobre os impactos relacionados aos transtornos de ansiedade.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-05-29T13:38:52Z
2023-05-29T13:38:52Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/55257
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/55257
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803673005899907072