A contribuição das aulas de educação física para o desenvolvimento motor e social dos alunos com autismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61134 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo pesquisar na literatura quais as contribuições das aulas de educação física para os alunos autistas e como essas influenciam no desenvolvimento motor e social destes. Dessa forma, pode-se perceber que ao longo da história a educação das pessoas com necessidades especiais não eram prioridade. Ao contrário, esses eram tidos como “diferentes” do restante da sociedade. Com o passar do tempo e graças a intensos debates e luta acerca dos direitos fundamentais, o deficiente passou a integrar a sala de aula regular - processo chamado inclusão. Nesse contexto, destaca-se o aluno com autismo – transtorno do espectro autista, cujas principais características são os movimentos repetitivos, dificuldade na fala, isolamento social, dentre outros - o qual faz parte da comunidade escolar e necessita de atendimento direcionado com o fim de desenvolver suas capacidades. Pode-se salientar que as aulas de educação física proporcionam bem-estar aos praticantes. E não somente isso, como disciplina obrigatória da educação brasileira, ela tem um papel fundamental para os alunos com transtorno do espectro autista, pois as mesmas contribuem para o ganho de novas habilidades e além disso, como esse indivíduo apresenta pouco acervo motor, uma intervenção bem planejada do professor auxilia para que esse aluno consiga desenvolver-se a seu modo e tempo. Através dessa pesquisa foi possível constatar que a interação com os outros alunos e com o professor nas atividades cria vínculos concretos, fazendo com que o aluno adquira confiança, sendo as aulas de educação física imprescindíveis para seu desenvolvimento motor e social. |
id |
Krot_88b85bc8a5b48313437eea4700f8e106 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/61134 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
MELLO, Janaina de2023-08-17T11:38:37Z2023-08-17T11:38:37Z2020https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61134O presente estudo teve como objetivo pesquisar na literatura quais as contribuições das aulas de educação física para os alunos autistas e como essas influenciam no desenvolvimento motor e social destes. Dessa forma, pode-se perceber que ao longo da história a educação das pessoas com necessidades especiais não eram prioridade. Ao contrário, esses eram tidos como “diferentes” do restante da sociedade. Com o passar do tempo e graças a intensos debates e luta acerca dos direitos fundamentais, o deficiente passou a integrar a sala de aula regular - processo chamado inclusão. Nesse contexto, destaca-se o aluno com autismo – transtorno do espectro autista, cujas principais características são os movimentos repetitivos, dificuldade na fala, isolamento social, dentre outros - o qual faz parte da comunidade escolar e necessita de atendimento direcionado com o fim de desenvolver suas capacidades. Pode-se salientar que as aulas de educação física proporcionam bem-estar aos praticantes. E não somente isso, como disciplina obrigatória da educação brasileira, ela tem um papel fundamental para os alunos com transtorno do espectro autista, pois as mesmas contribuem para o ganho de novas habilidades e além disso, como esse indivíduo apresenta pouco acervo motor, uma intervenção bem planejada do professor auxilia para que esse aluno consiga desenvolver-se a seu modo e tempo. Através dessa pesquisa foi possível constatar que a interação com os outros alunos e com o professor nas atividades cria vínculos concretos, fazendo com que o aluno adquira confiança, sendo as aulas de educação física imprescindíveis para seu desenvolvimento motor e social.Educação física autismoContribuiçõesDesenvolvimento motorInclusãoA contribuição das aulas de educação física para o desenvolvimento motor e social dos alunos com autismoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisEducação Física - Licenciaturaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALJANAINA_DE_MELLO.pdfJANAINA_DE_MELLO.pdfapplication/pdf290382https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/61134/1/JANAINA_DE_MELLO.pdf5110d71f1d30363818c0561ff2b331e7MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/61134/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/611342023-08-17 08:38:37.232oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/61134Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-08-17T11:38:37falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-08-17T11:38:37Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A contribuição das aulas de educação física para o desenvolvimento motor e social dos alunos com autismo |
title |
A contribuição das aulas de educação física para o desenvolvimento motor e social dos alunos com autismo |
spellingShingle |
A contribuição das aulas de educação física para o desenvolvimento motor e social dos alunos com autismo MELLO, Janaina de Educação física autismo Contribuições Desenvolvimento motor Inclusão |
title_short |
A contribuição das aulas de educação física para o desenvolvimento motor e social dos alunos com autismo |
title_full |
A contribuição das aulas de educação física para o desenvolvimento motor e social dos alunos com autismo |
title_fullStr |
A contribuição das aulas de educação física para o desenvolvimento motor e social dos alunos com autismo |
title_full_unstemmed |
A contribuição das aulas de educação física para o desenvolvimento motor e social dos alunos com autismo |
title_sort |
A contribuição das aulas de educação física para o desenvolvimento motor e social dos alunos com autismo |
author |
MELLO, Janaina de |
author_facet |
MELLO, Janaina de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MELLO, Janaina de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física autismo Contribuições Desenvolvimento motor Inclusão |
topic |
Educação física autismo Contribuições Desenvolvimento motor Inclusão |
description |
O presente estudo teve como objetivo pesquisar na literatura quais as contribuições das aulas de educação física para os alunos autistas e como essas influenciam no desenvolvimento motor e social destes. Dessa forma, pode-se perceber que ao longo da história a educação das pessoas com necessidades especiais não eram prioridade. Ao contrário, esses eram tidos como “diferentes” do restante da sociedade. Com o passar do tempo e graças a intensos debates e luta acerca dos direitos fundamentais, o deficiente passou a integrar a sala de aula regular - processo chamado inclusão. Nesse contexto, destaca-se o aluno com autismo – transtorno do espectro autista, cujas principais características são os movimentos repetitivos, dificuldade na fala, isolamento social, dentre outros - o qual faz parte da comunidade escolar e necessita de atendimento direcionado com o fim de desenvolver suas capacidades. Pode-se salientar que as aulas de educação física proporcionam bem-estar aos praticantes. E não somente isso, como disciplina obrigatória da educação brasileira, ela tem um papel fundamental para os alunos com transtorno do espectro autista, pois as mesmas contribuem para o ganho de novas habilidades e além disso, como esse indivíduo apresenta pouco acervo motor, uma intervenção bem planejada do professor auxilia para que esse aluno consiga desenvolver-se a seu modo e tempo. Através dessa pesquisa foi possível constatar que a interação com os outros alunos e com o professor nas atividades cria vínculos concretos, fazendo com que o aluno adquira confiança, sendo as aulas de educação física imprescindíveis para seu desenvolvimento motor e social. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-08-17T11:38:37Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-08-17T11:38:37Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61134 |
url |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61134 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/61134/1/JANAINA_DE_MELLO.pdf https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/61134/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5110d71f1d30363818c0561ff2b331e7 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1809460224022544384 |