A contribuição das aulas de educação física para o desenvolvimento motor e social dos alunos com autismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MELLO, Janaina de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61134
Resumo: O presente estudo teve como objetivo pesquisar na literatura quais as contribuições das aulas de educação física para os alunos autistas e como essas influenciam no desenvolvimento motor e social destes. Dessa forma, pode-se perceber que ao longo da história a educação das pessoas com necessidades especiais não eram prioridade. Ao contrário, esses eram tidos como “diferentes” do restante da sociedade. Com o passar do tempo e graças a intensos debates e luta acerca dos direitos fundamentais, o deficiente passou a integrar a sala de aula regular - processo chamado inclusão. Nesse contexto, destaca-se o aluno com autismo – transtorno do espectro autista, cujas principais características são os movimentos repetitivos, dificuldade na fala, isolamento social, dentre outros - o qual faz parte da comunidade escolar e necessita de atendimento direcionado com o fim de desenvolver suas capacidades. Pode-se salientar que as aulas de educação física proporcionam bem-estar aos praticantes. E não somente isso, como disciplina obrigatória da educação brasileira, ela tem um papel fundamental para os alunos com transtorno do espectro autista, pois as mesmas contribuem para o ganho de novas habilidades e além disso, como esse indivíduo apresenta pouco acervo motor, uma intervenção bem planejada do professor auxilia para que esse aluno consiga desenvolver-se a seu modo e tempo. Através dessa pesquisa foi possível constatar que a interação com os outros alunos e com o professor nas atividades cria vínculos concretos, fazendo com que o aluno adquira confiança, sendo as aulas de educação física imprescindíveis para seu desenvolvimento motor e social.
id Krot_88b85bc8a5b48313437eea4700f8e106
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/61134
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling MELLO, Janaina de2023-08-17T11:38:37Z2023-08-17T11:38:37Z2020https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61134O presente estudo teve como objetivo pesquisar na literatura quais as contribuições das aulas de educação física para os alunos autistas e como essas influenciam no desenvolvimento motor e social destes. Dessa forma, pode-se perceber que ao longo da história a educação das pessoas com necessidades especiais não eram prioridade. Ao contrário, esses eram tidos como “diferentes” do restante da sociedade. Com o passar do tempo e graças a intensos debates e luta acerca dos direitos fundamentais, o deficiente passou a integrar a sala de aula regular - processo chamado inclusão. Nesse contexto, destaca-se o aluno com autismo – transtorno do espectro autista, cujas principais características são os movimentos repetitivos, dificuldade na fala, isolamento social, dentre outros - o qual faz parte da comunidade escolar e necessita de atendimento direcionado com o fim de desenvolver suas capacidades. Pode-se salientar que as aulas de educação física proporcionam bem-estar aos praticantes. E não somente isso, como disciplina obrigatória da educação brasileira, ela tem um papel fundamental para os alunos com transtorno do espectro autista, pois as mesmas contribuem para o ganho de novas habilidades e além disso, como esse indivíduo apresenta pouco acervo motor, uma intervenção bem planejada do professor auxilia para que esse aluno consiga desenvolver-se a seu modo e tempo. Através dessa pesquisa foi possível constatar que a interação com os outros alunos e com o professor nas atividades cria vínculos concretos, fazendo com que o aluno adquira confiança, sendo as aulas de educação física imprescindíveis para seu desenvolvimento motor e social.Educação física autismoContribuiçõesDesenvolvimento motorInclusãoA contribuição das aulas de educação física para o desenvolvimento motor e social dos alunos com autismoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisEducação Física - Licenciaturaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALJANAINA_DE_MELLO.pdfJANAINA_DE_MELLO.pdfapplication/pdf290382https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/61134/1/JANAINA_DE_MELLO.pdf5110d71f1d30363818c0561ff2b331e7MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/61134/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/611342023-08-17 08:38:37.232oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/61134Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-08-17T11:38:37falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-08-17T11:38:37Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A contribuição das aulas de educação física para o desenvolvimento motor e social dos alunos com autismo
title A contribuição das aulas de educação física para o desenvolvimento motor e social dos alunos com autismo
spellingShingle A contribuição das aulas de educação física para o desenvolvimento motor e social dos alunos com autismo
MELLO, Janaina de
Educação física autismo
Contribuições
Desenvolvimento motor
Inclusão
title_short A contribuição das aulas de educação física para o desenvolvimento motor e social dos alunos com autismo
title_full A contribuição das aulas de educação física para o desenvolvimento motor e social dos alunos com autismo
title_fullStr A contribuição das aulas de educação física para o desenvolvimento motor e social dos alunos com autismo
title_full_unstemmed A contribuição das aulas de educação física para o desenvolvimento motor e social dos alunos com autismo
title_sort A contribuição das aulas de educação física para o desenvolvimento motor e social dos alunos com autismo
author MELLO, Janaina de
author_facet MELLO, Janaina de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MELLO, Janaina de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física autismo
Contribuições
Desenvolvimento motor
Inclusão
topic Educação física autismo
Contribuições
Desenvolvimento motor
Inclusão
description O presente estudo teve como objetivo pesquisar na literatura quais as contribuições das aulas de educação física para os alunos autistas e como essas influenciam no desenvolvimento motor e social destes. Dessa forma, pode-se perceber que ao longo da história a educação das pessoas com necessidades especiais não eram prioridade. Ao contrário, esses eram tidos como “diferentes” do restante da sociedade. Com o passar do tempo e graças a intensos debates e luta acerca dos direitos fundamentais, o deficiente passou a integrar a sala de aula regular - processo chamado inclusão. Nesse contexto, destaca-se o aluno com autismo – transtorno do espectro autista, cujas principais características são os movimentos repetitivos, dificuldade na fala, isolamento social, dentre outros - o qual faz parte da comunidade escolar e necessita de atendimento direcionado com o fim de desenvolver suas capacidades. Pode-se salientar que as aulas de educação física proporcionam bem-estar aos praticantes. E não somente isso, como disciplina obrigatória da educação brasileira, ela tem um papel fundamental para os alunos com transtorno do espectro autista, pois as mesmas contribuem para o ganho de novas habilidades e além disso, como esse indivíduo apresenta pouco acervo motor, uma intervenção bem planejada do professor auxilia para que esse aluno consiga desenvolver-se a seu modo e tempo. Através dessa pesquisa foi possível constatar que a interação com os outros alunos e com o professor nas atividades cria vínculos concretos, fazendo com que o aluno adquira confiança, sendo as aulas de educação física imprescindíveis para seu desenvolvimento motor e social.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-17T11:38:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-08-17T11:38:37Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61134
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61134
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/61134/1/JANAINA_DE_MELLO.pdf
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/61134/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5110d71f1d30363818c0561ff2b331e7
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1809460224022544384