Saúde mental no trabalho em call center

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NOVAES, Letícia Rodrigues
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/38295
Resumo: O presente trabalho buscou compreender como a atividade de trabalho realizado em centrais de atendimento se relaciona com a saúde mental do trabalhador, fazendo primeiro a contextualização sócio-histórica sobre o call center com objetivo de conhecer esta organização de trabalho, suas transformações ao longo do processo histórico, conceituando em seguida a saúde mental no ambiente de trabalho, no qual buscou-se refletir sobre algumas definições de autores acerca do trabalho e da saúde mental, seus significados e os impactos nos atendentes e por fim compreender as possíveis ações da psicologia no auxílio ao trabalhador em sofrimento mental sob a perspectiva de autores das clínicas do trabalho. Para a realização deste trabalho realizou-se pesquisa qualitativa e descritiva, a partir duma revisão bibliográfica, pautada numa exposição e explicação de ideias, em que as pesquisas foram realizadas através de bibliotecas digitais de universidades, SciELO, periódicos, e obras correspondentes ao tema proposto. As publicações utilizadas equivalem aos últimos quinze anos e referenciais à temática proposta.
id Krot_89726b6e257ceb02c7909e55203dceb9
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/38295
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling NOVAES, Letícia Rodrigues2022-03-18T16:49:05Z2022-03-18T16:49:05Z2021https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/38295O presente trabalho buscou compreender como a atividade de trabalho realizado em centrais de atendimento se relaciona com a saúde mental do trabalhador, fazendo primeiro a contextualização sócio-histórica sobre o call center com objetivo de conhecer esta organização de trabalho, suas transformações ao longo do processo histórico, conceituando em seguida a saúde mental no ambiente de trabalho, no qual buscou-se refletir sobre algumas definições de autores acerca do trabalho e da saúde mental, seus significados e os impactos nos atendentes e por fim compreender as possíveis ações da psicologia no auxílio ao trabalhador em sofrimento mental sob a perspectiva de autores das clínicas do trabalho. Para a realização deste trabalho realizou-se pesquisa qualitativa e descritiva, a partir duma revisão bibliográfica, pautada numa exposição e explicação de ideias, em que as pesquisas foram realizadas através de bibliotecas digitais de universidades, SciELO, periódicos, e obras correspondentes ao tema proposto. As publicações utilizadas equivalem aos últimos quinze anos e referenciais à temática proposta.TrabalhoSaúdeMentalAtendimentoSaúde mental no trabalho em call centerinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPsicologiaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALLETÍCIA_RODRIGUES_NOVAES.pdfLETÍCIA_RODRIGUES_NOVAES.pdfapplication/pdf299476https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/38295/1/LET%c3%8dCIA_RODRIGUES_NOVAES.pdfd1d37ea423b5d5c0c38a454444c93ab8MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/38295/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/382952022-03-18 13:49:05.538oai:repositorio.pgsscogna.com.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-03-18T16:49:05falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-03-18T16:49:05Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Saúde mental no trabalho em call center
title Saúde mental no trabalho em call center
spellingShingle Saúde mental no trabalho em call center
NOVAES, Letícia Rodrigues
Trabalho
Saúde
Mental
Atendimento
title_short Saúde mental no trabalho em call center
title_full Saúde mental no trabalho em call center
title_fullStr Saúde mental no trabalho em call center
title_full_unstemmed Saúde mental no trabalho em call center
title_sort Saúde mental no trabalho em call center
author NOVAES, Letícia Rodrigues
author_facet NOVAES, Letícia Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv NOVAES, Letícia Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho
Saúde
Mental
Atendimento
topic Trabalho
Saúde
Mental
Atendimento
description O presente trabalho buscou compreender como a atividade de trabalho realizado em centrais de atendimento se relaciona com a saúde mental do trabalhador, fazendo primeiro a contextualização sócio-histórica sobre o call center com objetivo de conhecer esta organização de trabalho, suas transformações ao longo do processo histórico, conceituando em seguida a saúde mental no ambiente de trabalho, no qual buscou-se refletir sobre algumas definições de autores acerca do trabalho e da saúde mental, seus significados e os impactos nos atendentes e por fim compreender as possíveis ações da psicologia no auxílio ao trabalhador em sofrimento mental sob a perspectiva de autores das clínicas do trabalho. Para a realização deste trabalho realizou-se pesquisa qualitativa e descritiva, a partir duma revisão bibliográfica, pautada numa exposição e explicação de ideias, em que as pesquisas foram realizadas através de bibliotecas digitais de universidades, SciELO, periódicos, e obras correspondentes ao tema proposto. As publicações utilizadas equivalem aos últimos quinze anos e referenciais à temática proposta.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-18T16:49:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-03-18T16:49:05Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/38295
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/38295
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/38295/1/LET%c3%8dCIA_RODRIGUES_NOVAES.pdf
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/38295/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d1d37ea423b5d5c0c38a454444c93ab8
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1809460254437539840