Metodologias ativas de aprendizagem na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61141 |
Resumo: | O presente trabalho versará acerca da reflexão teórica acerca da necessidade de utilização de metodologias ativas nas instituições de ensino desde o ensino infantil no processo de ensino e aprendizagem, refutando-se, por outro lado, o método tradicional de ensino. Para tanto, será mencionado o conceito das metodologias ativas e sua aplicabilidade em tal processo de ensino e aprendizagem, especialmente na educação infantil. Será destacado, ainda, na presente pesquisa a espécie de metodologia ativa mais utilizada na educação infantil durante o período pandêmico atual, evidenciando-se por quais motivos tal espécie foi a escolhida pelos educadores em prol dos educandos. A realização deste trabalho visará refutar o método tradicional de ensino, sendo, portanto, essa a sua justificativa. Quanto ao problema, ressalta-se que este trabalho possuíra como finalidade a de fazer com que o educando deixe de ser passivo (método tradicional) e se torne um sujeito ativo, com capacidade de construção de pensamento crítico (com aplicação das metodologias ativas). O objetivo geral consistirá na tentativa de fazer com que o educando seja o responsável por seu próprio aprendizado, de forma que o educador atue apenas como um facilitador do conhecimento, exatamente o oposto do que ocorre no método tradicional de ensino. Os objetivos específicos residirão na tentativa de fazer com que o educando se capacite e desenvolva competências de maneira crítica e eficiente através das atividades dinâmicas que lhe são propostas no ambiente escolar. Para tanto, a metodologia consistirá em pesquisa bibliográfica realizada em diversos livros e artigos acadêmicos sobre o tema proposto. Chegar-se-á à conclusão, a partir de tudo o que fora analisado durante a elaboração do presente trabalho, que há uma enorme necessidade de se afastar o método tradicional de ensino, inserindo, em contrapartida, as metodologias ativas na educação infantil, visto que no método tradicional a criança é impossibilitada de construir capacidade crítica ou reflexiva acerca dos assuntos que são propostos em sala de aula, ao contrário do que ocorre com a aplicação das metodologias ativas. |
id |
Krot_8a784186da97cbb6988166df86da826c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/61141 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
FURLANETTO, Vivien Ingrid dos Santos2023-08-17T12:00:13Z2023-08-17T12:00:13Z2022https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61141O presente trabalho versará acerca da reflexão teórica acerca da necessidade de utilização de metodologias ativas nas instituições de ensino desde o ensino infantil no processo de ensino e aprendizagem, refutando-se, por outro lado, o método tradicional de ensino. Para tanto, será mencionado o conceito das metodologias ativas e sua aplicabilidade em tal processo de ensino e aprendizagem, especialmente na educação infantil. Será destacado, ainda, na presente pesquisa a espécie de metodologia ativa mais utilizada na educação infantil durante o período pandêmico atual, evidenciando-se por quais motivos tal espécie foi a escolhida pelos educadores em prol dos educandos. A realização deste trabalho visará refutar o método tradicional de ensino, sendo, portanto, essa a sua justificativa. Quanto ao problema, ressalta-se que este trabalho possuíra como finalidade a de fazer com que o educando deixe de ser passivo (método tradicional) e se torne um sujeito ativo, com capacidade de construção de pensamento crítico (com aplicação das metodologias ativas). O objetivo geral consistirá na tentativa de fazer com que o educando seja o responsável por seu próprio aprendizado, de forma que o educador atue apenas como um facilitador do conhecimento, exatamente o oposto do que ocorre no método tradicional de ensino. Os objetivos específicos residirão na tentativa de fazer com que o educando se capacite e desenvolva competências de maneira crítica e eficiente através das atividades dinâmicas que lhe são propostas no ambiente escolar. Para tanto, a metodologia consistirá em pesquisa bibliográfica realizada em diversos livros e artigos acadêmicos sobre o tema proposto. Chegar-se-á à conclusão, a partir de tudo o que fora analisado durante a elaboração do presente trabalho, que há uma enorme necessidade de se afastar o método tradicional de ensino, inserindo, em contrapartida, as metodologias ativas na educação infantil, visto que no método tradicional a criança é impossibilitada de construir capacidade crítica ou reflexiva acerca dos assuntos que são propostos em sala de aula, ao contrário do que ocorre com a aplicação das metodologias ativas.MetodologiasAtivasMétodoTradicionalEducandoMetodologias ativas de aprendizagem na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPedagogia - Licenciaturaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALVIVIEN_INGRID_DOS_SANTOS_FURLANETTO.pdfVIVIEN_INGRID_DOS_SANTOS_FURLANETTO.pdfapplication/pdf212345https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/61141/1/VIVIEN_INGRID_DOS_SANTOS_FURLANETTO.pdf4436bf4d1d6072d618b3e948fc2c8f05MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/61141/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/611412023-08-17 09:00:13.841oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/61141Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-08-17T12:00:13falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-08-17T12:00:13Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Metodologias ativas de aprendizagem na educação infantil |
title |
Metodologias ativas de aprendizagem na educação infantil |
spellingShingle |
Metodologias ativas de aprendizagem na educação infantil FURLANETTO, Vivien Ingrid dos Santos Metodologias Ativas Método Tradicional Educando |
title_short |
Metodologias ativas de aprendizagem na educação infantil |
title_full |
Metodologias ativas de aprendizagem na educação infantil |
title_fullStr |
Metodologias ativas de aprendizagem na educação infantil |
title_full_unstemmed |
Metodologias ativas de aprendizagem na educação infantil |
title_sort |
Metodologias ativas de aprendizagem na educação infantil |
author |
FURLANETTO, Vivien Ingrid dos Santos |
author_facet |
FURLANETTO, Vivien Ingrid dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FURLANETTO, Vivien Ingrid dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologias Ativas Método Tradicional Educando |
topic |
Metodologias Ativas Método Tradicional Educando |
description |
O presente trabalho versará acerca da reflexão teórica acerca da necessidade de utilização de metodologias ativas nas instituições de ensino desde o ensino infantil no processo de ensino e aprendizagem, refutando-se, por outro lado, o método tradicional de ensino. Para tanto, será mencionado o conceito das metodologias ativas e sua aplicabilidade em tal processo de ensino e aprendizagem, especialmente na educação infantil. Será destacado, ainda, na presente pesquisa a espécie de metodologia ativa mais utilizada na educação infantil durante o período pandêmico atual, evidenciando-se por quais motivos tal espécie foi a escolhida pelos educadores em prol dos educandos. A realização deste trabalho visará refutar o método tradicional de ensino, sendo, portanto, essa a sua justificativa. Quanto ao problema, ressalta-se que este trabalho possuíra como finalidade a de fazer com que o educando deixe de ser passivo (método tradicional) e se torne um sujeito ativo, com capacidade de construção de pensamento crítico (com aplicação das metodologias ativas). O objetivo geral consistirá na tentativa de fazer com que o educando seja o responsável por seu próprio aprendizado, de forma que o educador atue apenas como um facilitador do conhecimento, exatamente o oposto do que ocorre no método tradicional de ensino. Os objetivos específicos residirão na tentativa de fazer com que o educando se capacite e desenvolva competências de maneira crítica e eficiente através das atividades dinâmicas que lhe são propostas no ambiente escolar. Para tanto, a metodologia consistirá em pesquisa bibliográfica realizada em diversos livros e artigos acadêmicos sobre o tema proposto. Chegar-se-á à conclusão, a partir de tudo o que fora analisado durante a elaboração do presente trabalho, que há uma enorme necessidade de se afastar o método tradicional de ensino, inserindo, em contrapartida, as metodologias ativas na educação infantil, visto que no método tradicional a criança é impossibilitada de construir capacidade crítica ou reflexiva acerca dos assuntos que são propostos em sala de aula, ao contrário do que ocorre com a aplicação das metodologias ativas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-08-17T12:00:13Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-08-17T12:00:13Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61141 |
url |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61141 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/61141/1/VIVIEN_INGRID_DOS_SANTOS_FURLANETTO.pdf https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/61141/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4436bf4d1d6072d618b3e948fc2c8f05 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1809460224687341568 |