Metodologias ativas de aprendizagem na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FURLANETTO, Vivien Ingrid dos Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61141
Resumo: O presente trabalho versará acerca da reflexão teórica acerca da necessidade de utilização de metodologias ativas nas instituições de ensino desde o ensino infantil no processo de ensino e aprendizagem, refutando-se, por outro lado, o método tradicional de ensino. Para tanto, será mencionado o conceito das metodologias ativas e sua aplicabilidade em tal processo de ensino e aprendizagem, especialmente na educação infantil. Será destacado, ainda, na presente pesquisa a espécie de metodologia ativa mais utilizada na educação infantil durante o período pandêmico atual, evidenciando-se por quais motivos tal espécie foi a escolhida pelos educadores em prol dos educandos. A realização deste trabalho visará refutar o método tradicional de ensino, sendo, portanto, essa a sua justificativa. Quanto ao problema, ressalta-se que este trabalho possuíra como finalidade a de fazer com que o educando deixe de ser passivo (método tradicional) e se torne um sujeito ativo, com capacidade de construção de pensamento crítico (com aplicação das metodologias ativas). O objetivo geral consistirá na tentativa de fazer com que o educando seja o responsável por seu próprio aprendizado, de forma que o educador atue apenas como um facilitador do conhecimento, exatamente o oposto do que ocorre no método tradicional de ensino. Os objetivos específicos residirão na tentativa de fazer com que o educando se capacite e desenvolva competências de maneira crítica e eficiente através das atividades dinâmicas que lhe são propostas no ambiente escolar. Para tanto, a metodologia consistirá em pesquisa bibliográfica realizada em diversos livros e artigos acadêmicos sobre o tema proposto. Chegar-se-á à conclusão, a partir de tudo o que fora analisado durante a elaboração do presente trabalho, que há uma enorme necessidade de se afastar o método tradicional de ensino, inserindo, em contrapartida, as metodologias ativas na educação infantil, visto que no método tradicional a criança é impossibilitada de construir capacidade crítica ou reflexiva acerca dos assuntos que são propostos em sala de aula, ao contrário do que ocorre com a aplicação das metodologias ativas.
id Krot_8a784186da97cbb6988166df86da826c
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/61141
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling FURLANETTO, Vivien Ingrid dos Santos2023-08-17T12:00:13Z2023-08-17T12:00:13Z2022https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61141O presente trabalho versará acerca da reflexão teórica acerca da necessidade de utilização de metodologias ativas nas instituições de ensino desde o ensino infantil no processo de ensino e aprendizagem, refutando-se, por outro lado, o método tradicional de ensino. Para tanto, será mencionado o conceito das metodologias ativas e sua aplicabilidade em tal processo de ensino e aprendizagem, especialmente na educação infantil. Será destacado, ainda, na presente pesquisa a espécie de metodologia ativa mais utilizada na educação infantil durante o período pandêmico atual, evidenciando-se por quais motivos tal espécie foi a escolhida pelos educadores em prol dos educandos. A realização deste trabalho visará refutar o método tradicional de ensino, sendo, portanto, essa a sua justificativa. Quanto ao problema, ressalta-se que este trabalho possuíra como finalidade a de fazer com que o educando deixe de ser passivo (método tradicional) e se torne um sujeito ativo, com capacidade de construção de pensamento crítico (com aplicação das metodologias ativas). O objetivo geral consistirá na tentativa de fazer com que o educando seja o responsável por seu próprio aprendizado, de forma que o educador atue apenas como um facilitador do conhecimento, exatamente o oposto do que ocorre no método tradicional de ensino. Os objetivos específicos residirão na tentativa de fazer com que o educando se capacite e desenvolva competências de maneira crítica e eficiente através das atividades dinâmicas que lhe são propostas no ambiente escolar. Para tanto, a metodologia consistirá em pesquisa bibliográfica realizada em diversos livros e artigos acadêmicos sobre o tema proposto. Chegar-se-á à conclusão, a partir de tudo o que fora analisado durante a elaboração do presente trabalho, que há uma enorme necessidade de se afastar o método tradicional de ensino, inserindo, em contrapartida, as metodologias ativas na educação infantil, visto que no método tradicional a criança é impossibilitada de construir capacidade crítica ou reflexiva acerca dos assuntos que são propostos em sala de aula, ao contrário do que ocorre com a aplicação das metodologias ativas.MetodologiasAtivasMétodoTradicionalEducandoMetodologias ativas de aprendizagem na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPedagogia - Licenciaturaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALVIVIEN_INGRID_DOS_SANTOS_FURLANETTO.pdfVIVIEN_INGRID_DOS_SANTOS_FURLANETTO.pdfapplication/pdf212345https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/61141/1/VIVIEN_INGRID_DOS_SANTOS_FURLANETTO.pdf4436bf4d1d6072d618b3e948fc2c8f05MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/61141/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/611412023-08-17 09:00:13.841oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/61141Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-08-17T12:00:13falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-08-17T12:00:13Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Metodologias ativas de aprendizagem na educação infantil
title Metodologias ativas de aprendizagem na educação infantil
spellingShingle Metodologias ativas de aprendizagem na educação infantil
FURLANETTO, Vivien Ingrid dos Santos
Metodologias
Ativas
Método
Tradicional
Educando
title_short Metodologias ativas de aprendizagem na educação infantil
title_full Metodologias ativas de aprendizagem na educação infantil
title_fullStr Metodologias ativas de aprendizagem na educação infantil
title_full_unstemmed Metodologias ativas de aprendizagem na educação infantil
title_sort Metodologias ativas de aprendizagem na educação infantil
author FURLANETTO, Vivien Ingrid dos Santos
author_facet FURLANETTO, Vivien Ingrid dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv FURLANETTO, Vivien Ingrid dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologias
Ativas
Método
Tradicional
Educando
topic Metodologias
Ativas
Método
Tradicional
Educando
description O presente trabalho versará acerca da reflexão teórica acerca da necessidade de utilização de metodologias ativas nas instituições de ensino desde o ensino infantil no processo de ensino e aprendizagem, refutando-se, por outro lado, o método tradicional de ensino. Para tanto, será mencionado o conceito das metodologias ativas e sua aplicabilidade em tal processo de ensino e aprendizagem, especialmente na educação infantil. Será destacado, ainda, na presente pesquisa a espécie de metodologia ativa mais utilizada na educação infantil durante o período pandêmico atual, evidenciando-se por quais motivos tal espécie foi a escolhida pelos educadores em prol dos educandos. A realização deste trabalho visará refutar o método tradicional de ensino, sendo, portanto, essa a sua justificativa. Quanto ao problema, ressalta-se que este trabalho possuíra como finalidade a de fazer com que o educando deixe de ser passivo (método tradicional) e se torne um sujeito ativo, com capacidade de construção de pensamento crítico (com aplicação das metodologias ativas). O objetivo geral consistirá na tentativa de fazer com que o educando seja o responsável por seu próprio aprendizado, de forma que o educador atue apenas como um facilitador do conhecimento, exatamente o oposto do que ocorre no método tradicional de ensino. Os objetivos específicos residirão na tentativa de fazer com que o educando se capacite e desenvolva competências de maneira crítica e eficiente através das atividades dinâmicas que lhe são propostas no ambiente escolar. Para tanto, a metodologia consistirá em pesquisa bibliográfica realizada em diversos livros e artigos acadêmicos sobre o tema proposto. Chegar-se-á à conclusão, a partir de tudo o que fora analisado durante a elaboração do presente trabalho, que há uma enorme necessidade de se afastar o método tradicional de ensino, inserindo, em contrapartida, as metodologias ativas na educação infantil, visto que no método tradicional a criança é impossibilitada de construir capacidade crítica ou reflexiva acerca dos assuntos que são propostos em sala de aula, ao contrário do que ocorre com a aplicação das metodologias ativas.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-17T12:00:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-08-17T12:00:13Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61141
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61141
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/61141/1/VIVIEN_INGRID_DOS_SANTOS_FURLANETTO.pdf
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/61141/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 4436bf4d1d6072d618b3e948fc2c8f05
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1809460224687341568