O lúdico no processo ensino e aprendizagem na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Luana Moreira de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61149
Resumo: Este trabalho tem o intuito de apresentar uma breve discussão sobre o assunto com foco nos benefícios do lúdico para o processo ensino e aprendizagem na educação infantil. É necessário abordar sobre a educação infantil no Brasil e a relação com o construtivismo para o desenvolvimento da prática docente na aprendizagem na educação infantil com a contribuição da ludicidade. Para isso o tipo da pesquisa realizada foi qualitativa, tendo por base a pesquisa bibliográfica, sendo estes os meios pelos quais foram obtidos a fundamentação teórica; tendo como os principais autores utilizados, tais como: Santos (2002), Bacelar (2009), Kishimoto (2014). Objetivou-se discutir sobre a importância da ludicidade no processo de aprendizagem das crianças na educação infantil com um acréscimo qualitativo na educação para a construção de conhecimento com foco na vivência de situações junto a prática pedagógica. Entende-se que o lúdico, afeta positivamente as práticas educativas contribuindo para modelar o comportamento das crianças na educação infantil.
id Krot_8f06f5e9204a23dff2a22670a6089959
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/61149
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling SOUZA, Luana Moreira de2023-08-17T12:24:40Z2023-08-17T12:24:40Z2021https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61149Este trabalho tem o intuito de apresentar uma breve discussão sobre o assunto com foco nos benefícios do lúdico para o processo ensino e aprendizagem na educação infantil. É necessário abordar sobre a educação infantil no Brasil e a relação com o construtivismo para o desenvolvimento da prática docente na aprendizagem na educação infantil com a contribuição da ludicidade. Para isso o tipo da pesquisa realizada foi qualitativa, tendo por base a pesquisa bibliográfica, sendo estes os meios pelos quais foram obtidos a fundamentação teórica; tendo como os principais autores utilizados, tais como: Santos (2002), Bacelar (2009), Kishimoto (2014). Objetivou-se discutir sobre a importância da ludicidade no processo de aprendizagem das crianças na educação infantil com um acréscimo qualitativo na educação para a construção de conhecimento com foco na vivência de situações junto a prática pedagógica. Entende-se que o lúdico, afeta positivamente as práticas educativas contribuindo para modelar o comportamento das crianças na educação infantil.LudicidadeInfantilAprendizagemProcessoConstrutivismoO lúdico no processo ensino e aprendizagem na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPedagogia - Licenciaturaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALLuana_Moreira.pdfLuana_Moreira.pdfapplication/pdf499976https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/61149/1/Luana_Moreira.pdf795ebaddefbe9ea794b0d01c0956d50dMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/61149/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/611492023-08-17 09:24:40.219oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/61149Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-08-17T12:24:40falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-08-17T12:24:40Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O lúdico no processo ensino e aprendizagem na educação infantil
title O lúdico no processo ensino e aprendizagem na educação infantil
spellingShingle O lúdico no processo ensino e aprendizagem na educação infantil
SOUZA, Luana Moreira de
Ludicidade
Infantil
Aprendizagem
Processo
Construtivismo
title_short O lúdico no processo ensino e aprendizagem na educação infantil
title_full O lúdico no processo ensino e aprendizagem na educação infantil
title_fullStr O lúdico no processo ensino e aprendizagem na educação infantil
title_full_unstemmed O lúdico no processo ensino e aprendizagem na educação infantil
title_sort O lúdico no processo ensino e aprendizagem na educação infantil
author SOUZA, Luana Moreira de
author_facet SOUZA, Luana Moreira de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA, Luana Moreira de
dc.subject.por.fl_str_mv Ludicidade
Infantil
Aprendizagem
Processo
Construtivismo
topic Ludicidade
Infantil
Aprendizagem
Processo
Construtivismo
description Este trabalho tem o intuito de apresentar uma breve discussão sobre o assunto com foco nos benefícios do lúdico para o processo ensino e aprendizagem na educação infantil. É necessário abordar sobre a educação infantil no Brasil e a relação com o construtivismo para o desenvolvimento da prática docente na aprendizagem na educação infantil com a contribuição da ludicidade. Para isso o tipo da pesquisa realizada foi qualitativa, tendo por base a pesquisa bibliográfica, sendo estes os meios pelos quais foram obtidos a fundamentação teórica; tendo como os principais autores utilizados, tais como: Santos (2002), Bacelar (2009), Kishimoto (2014). Objetivou-se discutir sobre a importância da ludicidade no processo de aprendizagem das crianças na educação infantil com um acréscimo qualitativo na educação para a construção de conhecimento com foco na vivência de situações junto a prática pedagógica. Entende-se que o lúdico, afeta positivamente as práticas educativas contribuindo para modelar o comportamento das crianças na educação infantil.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-17T12:24:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-08-17T12:24:40Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61149
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61149
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/61149/1/Luana_Moreira.pdf
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/61149/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 795ebaddefbe9ea794b0d01c0956d50d
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1809460370274779136