O lúdico no processo ensino e aprendizagem na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61149 |
Resumo: | Este trabalho tem o intuito de apresentar uma breve discussão sobre o assunto com foco nos benefícios do lúdico para o processo ensino e aprendizagem na educação infantil. É necessário abordar sobre a educação infantil no Brasil e a relação com o construtivismo para o desenvolvimento da prática docente na aprendizagem na educação infantil com a contribuição da ludicidade. Para isso o tipo da pesquisa realizada foi qualitativa, tendo por base a pesquisa bibliográfica, sendo estes os meios pelos quais foram obtidos a fundamentação teórica; tendo como os principais autores utilizados, tais como: Santos (2002), Bacelar (2009), Kishimoto (2014). Objetivou-se discutir sobre a importância da ludicidade no processo de aprendizagem das crianças na educação infantil com um acréscimo qualitativo na educação para a construção de conhecimento com foco na vivência de situações junto a prática pedagógica. Entende-se que o lúdico, afeta positivamente as práticas educativas contribuindo para modelar o comportamento das crianças na educação infantil. |
id |
Krot_8f06f5e9204a23dff2a22670a6089959 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/61149 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
SOUZA, Luana Moreira de2023-08-17T12:24:40Z2023-08-17T12:24:40Z2021https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61149Este trabalho tem o intuito de apresentar uma breve discussão sobre o assunto com foco nos benefícios do lúdico para o processo ensino e aprendizagem na educação infantil. É necessário abordar sobre a educação infantil no Brasil e a relação com o construtivismo para o desenvolvimento da prática docente na aprendizagem na educação infantil com a contribuição da ludicidade. Para isso o tipo da pesquisa realizada foi qualitativa, tendo por base a pesquisa bibliográfica, sendo estes os meios pelos quais foram obtidos a fundamentação teórica; tendo como os principais autores utilizados, tais como: Santos (2002), Bacelar (2009), Kishimoto (2014). Objetivou-se discutir sobre a importância da ludicidade no processo de aprendizagem das crianças na educação infantil com um acréscimo qualitativo na educação para a construção de conhecimento com foco na vivência de situações junto a prática pedagógica. Entende-se que o lúdico, afeta positivamente as práticas educativas contribuindo para modelar o comportamento das crianças na educação infantil.LudicidadeInfantilAprendizagemProcessoConstrutivismoO lúdico no processo ensino e aprendizagem na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPedagogia - Licenciaturaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALLuana_Moreira.pdfLuana_Moreira.pdfapplication/pdf499976https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/61149/1/Luana_Moreira.pdf795ebaddefbe9ea794b0d01c0956d50dMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/61149/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/611492023-08-17 09:24:40.219oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/61149Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-08-17T12:24:40falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-08-17T12:24:40Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O lúdico no processo ensino e aprendizagem na educação infantil |
title |
O lúdico no processo ensino e aprendizagem na educação infantil |
spellingShingle |
O lúdico no processo ensino e aprendizagem na educação infantil SOUZA, Luana Moreira de Ludicidade Infantil Aprendizagem Processo Construtivismo |
title_short |
O lúdico no processo ensino e aprendizagem na educação infantil |
title_full |
O lúdico no processo ensino e aprendizagem na educação infantil |
title_fullStr |
O lúdico no processo ensino e aprendizagem na educação infantil |
title_full_unstemmed |
O lúdico no processo ensino e aprendizagem na educação infantil |
title_sort |
O lúdico no processo ensino e aprendizagem na educação infantil |
author |
SOUZA, Luana Moreira de |
author_facet |
SOUZA, Luana Moreira de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOUZA, Luana Moreira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ludicidade Infantil Aprendizagem Processo Construtivismo |
topic |
Ludicidade Infantil Aprendizagem Processo Construtivismo |
description |
Este trabalho tem o intuito de apresentar uma breve discussão sobre o assunto com foco nos benefícios do lúdico para o processo ensino e aprendizagem na educação infantil. É necessário abordar sobre a educação infantil no Brasil e a relação com o construtivismo para o desenvolvimento da prática docente na aprendizagem na educação infantil com a contribuição da ludicidade. Para isso o tipo da pesquisa realizada foi qualitativa, tendo por base a pesquisa bibliográfica, sendo estes os meios pelos quais foram obtidos a fundamentação teórica; tendo como os principais autores utilizados, tais como: Santos (2002), Bacelar (2009), Kishimoto (2014). Objetivou-se discutir sobre a importância da ludicidade no processo de aprendizagem das crianças na educação infantil com um acréscimo qualitativo na educação para a construção de conhecimento com foco na vivência de situações junto a prática pedagógica. Entende-se que o lúdico, afeta positivamente as práticas educativas contribuindo para modelar o comportamento das crianças na educação infantil. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-08-17T12:24:40Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-08-17T12:24:40Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61149 |
url |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61149 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/61149/1/Luana_Moreira.pdf https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/61149/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
795ebaddefbe9ea794b0d01c0956d50d 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1809460370274779136 |