INCLUSÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DIAS, CILIASTRA FERNANDA SOARES
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35746
Resumo: Este artigo teve como objetivo identificar os principais desafios e perspectivas no processo de inclusão escolar de deficientes no ensino infantil, pontuar as dificuldades e avanços relacionados ao processo de inclusão, além de do autista e discutir sobre a emergência do trabalho integral entre a educação e a saúde, para atender o autista no ensino regular. A inclusão escolar vai muito além da questão da inserção do aluno com necessidades educacionais especiais no sistema regular de ensino. Trata-se de um processo que exige o questionamento e revisão de posturas e práticas que há muito tempo vinham sendo desenvolvidas no ambiente escolar. O intuito da realização desta pesquisa foi mostrar que hoje, embora tenha sido aprovada a lei nº, 12.764/12, que assegure, os direitos dos autistas, as escolas e a sociedade estão longe de serem inclusivas. Infelizmente, embora hoje as crianças com TEA (transtorno do espectro autista) e suas famílias contem com o apoio desta legal e documento, a realidade encontrada nas escolas é outra. Então acredita-se que este trabalho irá contribuir para que as escolas e profissionais da educação compreenda que a inclusão do autista na rede regular de ensino, não consiste somente na permanência física desses alunos na escola. Deve-se verificar se realmente há inclusão da criança e que a aprendizagem esteja contida neste processo, pois não é somente permitido a presença da criança lá na sala de aula, é importante a integração da equipe escolar com a família para que ocorra de fato inclusão e aprendizagem.
id Krot_93dca1514401136b4622a4cae1c40bfb
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/35746
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling INCLUSÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS NA EDUCAÇÃO INFANTILInclusãoAutismoEste artigo teve como objetivo identificar os principais desafios e perspectivas no processo de inclusão escolar de deficientes no ensino infantil, pontuar as dificuldades e avanços relacionados ao processo de inclusão, além de do autista e discutir sobre a emergência do trabalho integral entre a educação e a saúde, para atender o autista no ensino regular. A inclusão escolar vai muito além da questão da inserção do aluno com necessidades educacionais especiais no sistema regular de ensino. Trata-se de um processo que exige o questionamento e revisão de posturas e práticas que há muito tempo vinham sendo desenvolvidas no ambiente escolar. O intuito da realização desta pesquisa foi mostrar que hoje, embora tenha sido aprovada a lei nº, 12.764/12, que assegure, os direitos dos autistas, as escolas e a sociedade estão longe de serem inclusivas. Infelizmente, embora hoje as crianças com TEA (transtorno do espectro autista) e suas famílias contem com o apoio desta legal e documento, a realidade encontrada nas escolas é outra. Então acredita-se que este trabalho irá contribuir para que as escolas e profissionais da educação compreenda que a inclusão do autista na rede regular de ensino, não consiste somente na permanência física desses alunos na escola. Deve-se verificar se realmente há inclusão da criança e que a aprendizagem esteja contida neste processo, pois não é somente permitido a presença da criança lá na sala de aula, é importante a integração da equipe escolar com a família para que ocorra de fato inclusão e aprendizagem.2021-10-28T13:47:56Z2021-10-28T13:47:56Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35746DIAS, CILIASTRA FERNANDA SOARESporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-28T17:41:43Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/35746Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2021-10-28T17:41:43falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2021-10-28T17:41:43Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv INCLUSÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title INCLUSÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
spellingShingle INCLUSÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DIAS, CILIASTRA FERNANDA SOARES
Inclusão
Autismo
title_short INCLUSÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_full INCLUSÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_fullStr INCLUSÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_full_unstemmed INCLUSÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_sort INCLUSÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
author DIAS, CILIASTRA FERNANDA SOARES
author_facet DIAS, CILIASTRA FERNANDA SOARES
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv DIAS, CILIASTRA FERNANDA SOARES
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Autismo
topic Inclusão
Autismo
description Este artigo teve como objetivo identificar os principais desafios e perspectivas no processo de inclusão escolar de deficientes no ensino infantil, pontuar as dificuldades e avanços relacionados ao processo de inclusão, além de do autista e discutir sobre a emergência do trabalho integral entre a educação e a saúde, para atender o autista no ensino regular. A inclusão escolar vai muito além da questão da inserção do aluno com necessidades educacionais especiais no sistema regular de ensino. Trata-se de um processo que exige o questionamento e revisão de posturas e práticas que há muito tempo vinham sendo desenvolvidas no ambiente escolar. O intuito da realização desta pesquisa foi mostrar que hoje, embora tenha sido aprovada a lei nº, 12.764/12, que assegure, os direitos dos autistas, as escolas e a sociedade estão longe de serem inclusivas. Infelizmente, embora hoje as crianças com TEA (transtorno do espectro autista) e suas famílias contem com o apoio desta legal e documento, a realidade encontrada nas escolas é outra. Então acredita-se que este trabalho irá contribuir para que as escolas e profissionais da educação compreenda que a inclusão do autista na rede regular de ensino, não consiste somente na permanência física desses alunos na escola. Deve-se verificar se realmente há inclusão da criança e que a aprendizagem esteja contida neste processo, pois não é somente permitido a presença da criança lá na sala de aula, é importante a integração da equipe escolar com a família para que ocorra de fato inclusão e aprendizagem.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2021-10-28T13:47:56Z
2021-10-28T13:47:56Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35746
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35746
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672993402978304