INCLUSÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35746 |
Resumo: | Este artigo teve como objetivo identificar os principais desafios e perspectivas no processo de inclusão escolar de deficientes no ensino infantil, pontuar as dificuldades e avanços relacionados ao processo de inclusão, além de do autista e discutir sobre a emergência do trabalho integral entre a educação e a saúde, para atender o autista no ensino regular. A inclusão escolar vai muito além da questão da inserção do aluno com necessidades educacionais especiais no sistema regular de ensino. Trata-se de um processo que exige o questionamento e revisão de posturas e práticas que há muito tempo vinham sendo desenvolvidas no ambiente escolar. O intuito da realização desta pesquisa foi mostrar que hoje, embora tenha sido aprovada a lei nº, 12.764/12, que assegure, os direitos dos autistas, as escolas e a sociedade estão longe de serem inclusivas. Infelizmente, embora hoje as crianças com TEA (transtorno do espectro autista) e suas famílias contem com o apoio desta legal e documento, a realidade encontrada nas escolas é outra. Então acredita-se que este trabalho irá contribuir para que as escolas e profissionais da educação compreenda que a inclusão do autista na rede regular de ensino, não consiste somente na permanência física desses alunos na escola. Deve-se verificar se realmente há inclusão da criança e que a aprendizagem esteja contida neste processo, pois não é somente permitido a presença da criança lá na sala de aula, é importante a integração da equipe escolar com a família para que ocorra de fato inclusão e aprendizagem. |
id |
Krot_93dca1514401136b4622a4cae1c40bfb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/35746 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
DIAS, CILIASTRA FERNANDA SOARES2021-10-28T13:47:56Z2021-10-28T13:47:56Z2018https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35746Este artigo teve como objetivo identificar os principais desafios e perspectivas no processo de inclusão escolar de deficientes no ensino infantil, pontuar as dificuldades e avanços relacionados ao processo de inclusão, além de do autista e discutir sobre a emergência do trabalho integral entre a educação e a saúde, para atender o autista no ensino regular. A inclusão escolar vai muito além da questão da inserção do aluno com necessidades educacionais especiais no sistema regular de ensino. Trata-se de um processo que exige o questionamento e revisão de posturas e práticas que há muito tempo vinham sendo desenvolvidas no ambiente escolar. O intuito da realização desta pesquisa foi mostrar que hoje, embora tenha sido aprovada a lei nº, 12.764/12, que assegure, os direitos dos autistas, as escolas e a sociedade estão longe de serem inclusivas. Infelizmente, embora hoje as crianças com TEA (transtorno do espectro autista) e suas famílias contem com o apoio desta legal e documento, a realidade encontrada nas escolas é outra. Então acredita-se que este trabalho irá contribuir para que as escolas e profissionais da educação compreenda que a inclusão do autista na rede regular de ensino, não consiste somente na permanência física desses alunos na escola. Deve-se verificar se realmente há inclusão da criança e que a aprendizagem esteja contida neste processo, pois não é somente permitido a presença da criança lá na sala de aula, é importante a integração da equipe escolar com a família para que ocorra de fato inclusão e aprendizagem.InclusãoAutismoINCLUSÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS NA EDUCAÇÃO INFANTILinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPsicologiaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALCILIAS~1.PDFCILIAS~1.PDFapplication/pdf270420https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/35746/1/CILIAS~1.PDFdb0ff8fb5478909019b04205b594d0efMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/35746/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/357462021-10-28 14:41:43.602oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/35746Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2021-10-28T17:41:43falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2021-10-28T17:41:43Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
INCLUSÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title |
INCLUSÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
spellingShingle |
INCLUSÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DIAS, CILIASTRA FERNANDA SOARES Inclusão Autismo |
title_short |
INCLUSÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_full |
INCLUSÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_fullStr |
INCLUSÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_full_unstemmed |
INCLUSÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_sort |
INCLUSÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
author |
DIAS, CILIASTRA FERNANDA SOARES |
author_facet |
DIAS, CILIASTRA FERNANDA SOARES |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DIAS, CILIASTRA FERNANDA SOARES |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão Autismo |
topic |
Inclusão Autismo |
description |
Este artigo teve como objetivo identificar os principais desafios e perspectivas no processo de inclusão escolar de deficientes no ensino infantil, pontuar as dificuldades e avanços relacionados ao processo de inclusão, além de do autista e discutir sobre a emergência do trabalho integral entre a educação e a saúde, para atender o autista no ensino regular. A inclusão escolar vai muito além da questão da inserção do aluno com necessidades educacionais especiais no sistema regular de ensino. Trata-se de um processo que exige o questionamento e revisão de posturas e práticas que há muito tempo vinham sendo desenvolvidas no ambiente escolar. O intuito da realização desta pesquisa foi mostrar que hoje, embora tenha sido aprovada a lei nº, 12.764/12, que assegure, os direitos dos autistas, as escolas e a sociedade estão longe de serem inclusivas. Infelizmente, embora hoje as crianças com TEA (transtorno do espectro autista) e suas famílias contem com o apoio desta legal e documento, a realidade encontrada nas escolas é outra. Então acredita-se que este trabalho irá contribuir para que as escolas e profissionais da educação compreenda que a inclusão do autista na rede regular de ensino, não consiste somente na permanência física desses alunos na escola. Deve-se verificar se realmente há inclusão da criança e que a aprendizagem esteja contida neste processo, pois não é somente permitido a presença da criança lá na sala de aula, é importante a integração da equipe escolar com a família para que ocorra de fato inclusão e aprendizagem. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-10-28T13:47:56Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-10-28T13:47:56Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35746 |
url |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35746 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/35746/1/CILIAS~1.PDF https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/35746/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
db0ff8fb5478909019b04205b594d0ef 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1809460368041312256 |