Bioconcreto: desenvolvimento tecnológico e durabilidade na construção civil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARVALHO, Matheus Willy Gonçalves
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/65477
Resumo: O concreto é o material mais utilizado no mundo. É um material com diversas vantagens como custo, facilidade de execução, adaptação a diferentes formatos, resistência satisfatória aos efeitos atmosféricos, resistência térmica e mecânica e vida útil prolongada. Dessa forma, a tecnologia do bioconcreto é um campo multidisciplinar de aplicação da bioengenharia ao concreto que mostra que a precipitação de minerais microbianos pode ser benéfica ao concreto. Diante disto este estudo teve o objetivo de analisar a tecnologia do bioconcreto, com vistas ao desempenho referente à durabilidade por meio de resultados verificados nos ensaios de compressão, tração, flexão e permeabilidade de água verificando sua viabilidade para uso em grande escala na construção civil. A metodologia utilizada foi de revisão da literatura. Os resultados demonstram que houve uma melhoria nas propriedades de resistência do concreto quando o bioconcreto é usado, chegando em alguns casos em aumento de 22,98% em comparação ao concreto convencional. Com relação à tração e flexão evidenciou-se uma elevação de resistência em até 35,43% e 51,32%, respectivamente. Outro ponto de melhora do desempenho foi a redução da permeabilidade de água em até 22,03% no bioconcreto. Estes resultados demonstram que o uso do bioconcreto apresenta resultados satisfatórios quando comparado com misturas convencionais, sendo um excelente meio para minimizar danos em estruturas provocadas por fissuras.
id Krot_94c8f7fbdf5f36a174f79e8f6e42bff6
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/65477
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Bioconcreto: desenvolvimento tecnológico e durabilidade na construção civilBioconcretoEnterococcus faecalisBacillus subtilisResistênciaO concreto é o material mais utilizado no mundo. É um material com diversas vantagens como custo, facilidade de execução, adaptação a diferentes formatos, resistência satisfatória aos efeitos atmosféricos, resistência térmica e mecânica e vida útil prolongada. Dessa forma, a tecnologia do bioconcreto é um campo multidisciplinar de aplicação da bioengenharia ao concreto que mostra que a precipitação de minerais microbianos pode ser benéfica ao concreto. Diante disto este estudo teve o objetivo de analisar a tecnologia do bioconcreto, com vistas ao desempenho referente à durabilidade por meio de resultados verificados nos ensaios de compressão, tração, flexão e permeabilidade de água verificando sua viabilidade para uso em grande escala na construção civil. A metodologia utilizada foi de revisão da literatura. Os resultados demonstram que houve uma melhoria nas propriedades de resistência do concreto quando o bioconcreto é usado, chegando em alguns casos em aumento de 22,98% em comparação ao concreto convencional. Com relação à tração e flexão evidenciou-se uma elevação de resistência em até 35,43% e 51,32%, respectivamente. Outro ponto de melhora do desempenho foi a redução da permeabilidade de água em até 22,03% no bioconcreto. Estes resultados demonstram que o uso do bioconcreto apresenta resultados satisfatórios quando comparado com misturas convencionais, sendo um excelente meio para minimizar danos em estruturas provocadas por fissuras.2023-11-01T17:55:43Z2023-11-01T17:55:43Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/65477CARVALHO, Matheus Willy Gonçalvesporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-01T17:55:43Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/65477Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-11-01T17:55:43falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-11-01T17:55:43Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Bioconcreto: desenvolvimento tecnológico e durabilidade na construção civil
title Bioconcreto: desenvolvimento tecnológico e durabilidade na construção civil
spellingShingle Bioconcreto: desenvolvimento tecnológico e durabilidade na construção civil
CARVALHO, Matheus Willy Gonçalves
Bioconcreto
Enterococcus faecalis
Bacillus subtilis
Resistência
title_short Bioconcreto: desenvolvimento tecnológico e durabilidade na construção civil
title_full Bioconcreto: desenvolvimento tecnológico e durabilidade na construção civil
title_fullStr Bioconcreto: desenvolvimento tecnológico e durabilidade na construção civil
title_full_unstemmed Bioconcreto: desenvolvimento tecnológico e durabilidade na construção civil
title_sort Bioconcreto: desenvolvimento tecnológico e durabilidade na construção civil
author CARVALHO, Matheus Willy Gonçalves
author_facet CARVALHO, Matheus Willy Gonçalves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CARVALHO, Matheus Willy Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Bioconcreto
Enterococcus faecalis
Bacillus subtilis
Resistência
topic Bioconcreto
Enterococcus faecalis
Bacillus subtilis
Resistência
description O concreto é o material mais utilizado no mundo. É um material com diversas vantagens como custo, facilidade de execução, adaptação a diferentes formatos, resistência satisfatória aos efeitos atmosféricos, resistência térmica e mecânica e vida útil prolongada. Dessa forma, a tecnologia do bioconcreto é um campo multidisciplinar de aplicação da bioengenharia ao concreto que mostra que a precipitação de minerais microbianos pode ser benéfica ao concreto. Diante disto este estudo teve o objetivo de analisar a tecnologia do bioconcreto, com vistas ao desempenho referente à durabilidade por meio de resultados verificados nos ensaios de compressão, tração, flexão e permeabilidade de água verificando sua viabilidade para uso em grande escala na construção civil. A metodologia utilizada foi de revisão da literatura. Os resultados demonstram que houve uma melhoria nas propriedades de resistência do concreto quando o bioconcreto é usado, chegando em alguns casos em aumento de 22,98% em comparação ao concreto convencional. Com relação à tração e flexão evidenciou-se uma elevação de resistência em até 35,43% e 51,32%, respectivamente. Outro ponto de melhora do desempenho foi a redução da permeabilidade de água em até 22,03% no bioconcreto. Estes resultados demonstram que o uso do bioconcreto apresenta resultados satisfatórios quando comparado com misturas convencionais, sendo um excelente meio para minimizar danos em estruturas provocadas por fissuras.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-11-01T17:55:43Z
2023-11-01T17:55:43Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/65477
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/65477
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672897174110208