Bots for business: impactos do machine learning dentro dos negócios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/53452 |
Resumo: | Com a evolução da tecnologia e da área da inteligência artificial, o desenvolvimento de máquinas que possibilitam a realização de tarefas até então exclusivamente humanas, como atendimento de clientes, tem se tornado cada vez mais comum. Diante deste contexto os chatbots são tecnologias que estão recebendo investimentos de diversas empresas. A utilização destes agentes virtuais permite a redução de custo com pessoal, além de padronizar as informações. Dentre as aplicações no atendimento é possível fornecer ao usuário a possibilidade de esclarecer dúvidas, realizar pedidos e obter informações de maneira prática e com alta qualidade. O presente trabalho é uma revisão de literatura onde foram utilizados artigos científicos sobre o tema, procurando abordar também algumas ferramentas utilizadas para a produção dos robôs. Através dos estudos, foi possível concluir que os chatbots apresentam diversos benefícios para as marcas e para os consumidores, como a acessibilidade, a resposta imediata, a possibilidade de humanos se concentrarem nas questões mais complexas ao automatizar questões mais simples e repetitivas e a redução de custos operacionais. Estes são alguns dos benefícios que fazem com que os chatbots sejam considerados relevantes para a estratégia das empresas. |
id |
Krot_954b96d169407a14d8884456e8e58338 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/53452 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
ARAÚJO, Richard Silva de2023-05-08T19:21:56Z2023-05-08T19:21:56Z2022https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/53452Com a evolução da tecnologia e da área da inteligência artificial, o desenvolvimento de máquinas que possibilitam a realização de tarefas até então exclusivamente humanas, como atendimento de clientes, tem se tornado cada vez mais comum. Diante deste contexto os chatbots são tecnologias que estão recebendo investimentos de diversas empresas. A utilização destes agentes virtuais permite a redução de custo com pessoal, além de padronizar as informações. Dentre as aplicações no atendimento é possível fornecer ao usuário a possibilidade de esclarecer dúvidas, realizar pedidos e obter informações de maneira prática e com alta qualidade. O presente trabalho é uma revisão de literatura onde foram utilizados artigos científicos sobre o tema, procurando abordar também algumas ferramentas utilizadas para a produção dos robôs. Através dos estudos, foi possível concluir que os chatbots apresentam diversos benefícios para as marcas e para os consumidores, como a acessibilidade, a resposta imediata, a possibilidade de humanos se concentrarem nas questões mais complexas ao automatizar questões mais simples e repetitivas e a redução de custos operacionais. Estes são alguns dos benefícios que fazem com que os chatbots sejam considerados relevantes para a estratégia das empresas.Machine LearningChatbotTecnologiaInteligência artificialDadosBots for business: impactos do machine learning dentro dos negóciosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisEngenharia da Computaçãoporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALRICHARD_SILVA_DE_ARAUJO.pdfRICHARD_SILVA_DE_ARAUJO.pdfapplication/pdf262255https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/53452/1/RICHARD_SILVA_DE_ARAUJO.pdfe96594dd4c19375ab7e0f74568082e0cMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/53452/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/534522023-05-08 16:21:56.246oai:repositorio.pgsscogna.com.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-05-08T19:21:56falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-05-08T19:21:56Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Bots for business: impactos do machine learning dentro dos negócios |
title |
Bots for business: impactos do machine learning dentro dos negócios |
spellingShingle |
Bots for business: impactos do machine learning dentro dos negócios ARAÚJO, Richard Silva de Machine Learning Chatbot Tecnologia Inteligência artificial Dados |
title_short |
Bots for business: impactos do machine learning dentro dos negócios |
title_full |
Bots for business: impactos do machine learning dentro dos negócios |
title_fullStr |
Bots for business: impactos do machine learning dentro dos negócios |
title_full_unstemmed |
Bots for business: impactos do machine learning dentro dos negócios |
title_sort |
Bots for business: impactos do machine learning dentro dos negócios |
author |
ARAÚJO, Richard Silva de |
author_facet |
ARAÚJO, Richard Silva de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ARAÚJO, Richard Silva de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Machine Learning Chatbot Tecnologia Inteligência artificial Dados |
topic |
Machine Learning Chatbot Tecnologia Inteligência artificial Dados |
description |
Com a evolução da tecnologia e da área da inteligência artificial, o desenvolvimento de máquinas que possibilitam a realização de tarefas até então exclusivamente humanas, como atendimento de clientes, tem se tornado cada vez mais comum. Diante deste contexto os chatbots são tecnologias que estão recebendo investimentos de diversas empresas. A utilização destes agentes virtuais permite a redução de custo com pessoal, além de padronizar as informações. Dentre as aplicações no atendimento é possível fornecer ao usuário a possibilidade de esclarecer dúvidas, realizar pedidos e obter informações de maneira prática e com alta qualidade. O presente trabalho é uma revisão de literatura onde foram utilizados artigos científicos sobre o tema, procurando abordar também algumas ferramentas utilizadas para a produção dos robôs. Através dos estudos, foi possível concluir que os chatbots apresentam diversos benefícios para as marcas e para os consumidores, como a acessibilidade, a resposta imediata, a possibilidade de humanos se concentrarem nas questões mais complexas ao automatizar questões mais simples e repetitivas e a redução de custos operacionais. Estes são alguns dos benefícios que fazem com que os chatbots sejam considerados relevantes para a estratégia das empresas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-05-08T19:21:56Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-05-08T19:21:56Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/53452 |
url |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/53452 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/53452/1/RICHARD_SILVA_DE_ARAUJO.pdf https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/53452/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e96594dd4c19375ab7e0f74568082e0c 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1809460276898037760 |