IMPLANTAÇÃO DOS POLOS DE EAD NO TOCANTINS: AVALIAÇÃO PARA A QUALIDADE
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/34773 |
Resumo: | Este artigo apresenta parte do projeto em andamento da dissertação de Mestrado em Desenvolvimento Territorial e Planejamento da Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC e busca refletir a importância da Educação a Distância como Política Pública para o desenvolvimento do estado do Tocantins, através da implantação dos 16 polos operacionais de apoio presencial, mantidos pelo Governo estadual e da oferta de cursos pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil. A precariedade de formação básica e principalmente superior no estado, é, ainda, claramente perceptível pelos resultados obtidos de 0,699 como Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no componente Educação, corroborando para que os índices de analfabetismo e da taxa de matrícula em todos os níveis de ensino demonstrem que o desenvolvimento humano das regiões Norte e Centro-oeste ficam aquém das regiões Sul e Sudeste do país. Essa realidade é confirmada pelos dados do IBGE (2010) onde apenas 50.477 pessoas estavam matriculadas no ensino superior no estado do Tocantins, sendo que as instituições públicas respondiam pelo montante de 15.198 pessoas e as instituições privadas pelo quantitativo de 35.279 pessoas, o que equivalia a 10% e 13% se comparados aos outros estados da Região Norte. As ofertas dos cursos se consolidam através da parceria entre Governo Federal, Instituições superiores, estados e municípios. Estes últimos, são os responsáveis pela implantação e manutenção dos polos operacionais de apoio presencial que vão se efetivando, pelas atividades prestadas, como os novos espaços-tempos de formação universitária de professores e de toda demanda social interessada. |
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