DISTANCE EDUCATION OF UFT/UAB IN THE PERCEPTION OF THE DISCUSSIONS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Observatório |
Texto Completo: | https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7169 |
Resumo: | O artigo versa sobre os cursos de formação a distância ofertados pela Universidade Federal do Tocantins- UFT via Sistema Universidade Aberta do Brasil no Estado do Tocantins. Teve como objetivo revelar as percepções dos discentes dos cursos, em relação a modalidade a distância, mais especificamente, quanto às suas experiências pessoais das práticas educativas, no âmbito pedagógico e organizacional. Os dados foram coletados por meio de questionários. Os resultados do estudo evidenciaram a importância da oferta dos cursos EaD via UFT/UAB como oportunidade de aprimoramento profissional dos discentes; a autonomia do aprendente e flexibilidade do Ambiente Virtual de Aprendizagem; os recursos de interação, fórum e chat, promovendo trocas de saberes; o apoio da tutoria no processo de ensino aprendizagem; a ausência dos professores das disciplinas. PALAVRAS-CHAVE: UAB; discente; EaD; UFT. ABSTRACTThe article deals with the distance training courses offered by the Federal University of Tocantins - UFT in Open University System of Brazil in the State of Tocantins. It aimed to reveal the perceptions of the students of the courses, in relation to the distance modality, more specifically, their personal experiences of educational practices, in the pedagogical and organizational context. Data were collected through questionnaires. The results of the study evidenced the importance of offering the EaD courses via UFT/ UAB as an opportunity for professional improvement of students; the autonomy of the learner and the flexibility of the Virtual Learning Environment; the interaction resources, forum and chat, promoting exchanges of knowledge; mentoring support in the teaching-learning process; the absence of the teachers of the disciplines. KEYWORDS: UAB; student; perceptions; EaD; UFT. RESUMEN El artículo trata sobre los cursos de capacitación a distancia que ofrece la Universidad Federal de Tocantins - UFT a través del Sistema Aberta do Brasil en el estado de Tocantins. Su objetivo era revelar las percepciones de los estudiantes de los cursos, en relación con la modalidad a distancia, más específicamente, sus experiencias personales de prácticas educativas, en el contexto pedagógico y organizativo. Los datos fueron recolectados a través de cuestionarios. Los resultados del estudio evidenciaron la importancia de ofrecer los cursos EaD a través de UFT / UAB como una oportunidad para el mejoramiento profesional de los estudiantes; la autonomía del alumno y la flexibilidad del entorno de aprendizaje virtual; Los recursos de interacción, foro y chat, promoviendo el intercambio de conocimientos. apoyo de mentoría en el proceso de enseñanza-aprendizaje; La ausencia de los maestros de las disciplinas. PALABRAS CLAVE: UAB; estudiante EaD; UFT. |
id |
UFT-7_6ed47a6cebc58fc45dc0d6d41c4e20f8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.uft.edu.br:article/7169 |
network_acronym_str |
UFT-7 |
network_name_str |
Revista Observatório |
repository_id_str |
|
spelling |
DISTANCE EDUCATION OF UFT/UAB IN THE PERCEPTION OF THE DISCUSSIONSEDUCACIÓN A DISTANCIA DE UFT/UAB EN LA PERCEPCIÓN DE LAS DISCUSIONESEDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UFT/UAB NA PERCEPÇÃO DOS DISCENTESUaBEaDUFTdiscentesUAbEaDUFTO artigo versa sobre os cursos de formação a distância ofertados pela Universidade Federal do Tocantins- UFT via Sistema Universidade Aberta do Brasil no Estado do Tocantins. Teve como objetivo revelar as percepções dos discentes dos cursos, em relação a modalidade a distância, mais especificamente, quanto às suas experiências pessoais das práticas educativas, no âmbito pedagógico e organizacional. Os dados foram coletados por meio de questionários. Os resultados do estudo evidenciaram a importância da oferta dos cursos EaD via UFT/UAB como oportunidade de aprimoramento profissional dos discentes; a autonomia do aprendente e flexibilidade do Ambiente Virtual de Aprendizagem; os recursos de interação, fórum e chat, promovendo trocas de saberes; o apoio da tutoria no processo de ensino aprendizagem; a ausência dos professores das disciplinas. PALAVRAS-CHAVE: UAB; discente; EaD; UFT. ABSTRACTThe article deals with the distance training courses offered by the Federal University of Tocantins - UFT in Open University System of Brazil in the State of Tocantins. It aimed to reveal the perceptions of the students of the courses, in relation to the distance modality, more specifically, their personal experiences of educational practices, in the pedagogical and organizational context. Data were collected through questionnaires. The results of the study evidenced the importance of offering the EaD courses via UFT/ UAB as an opportunity for professional improvement of students; the autonomy of the learner and the flexibility of the Virtual Learning Environment; the interaction resources, forum and chat, promoting exchanges of knowledge; mentoring support in the teaching-learning process; the absence of the teachers of the disciplines. KEYWORDS: UAB; student; perceptions; EaD; UFT. RESUMEN El artículo trata sobre los cursos de capacitación a distancia que ofrece la Universidad Federal de Tocantins - UFT a través del Sistema Aberta do Brasil en el estado de Tocantins. Su objetivo era revelar las percepciones de los estudiantes de los cursos, en relación con la modalidad a distancia, más específicamente, sus experiencias personales de prácticas educativas, en el contexto pedagógico y organizativo. Los datos fueron recolectados a través de cuestionarios. Los resultados del estudio evidenciaron la importancia de ofrecer los cursos EaD a través de UFT / UAB como una oportunidad para el mejoramiento profesional de los estudiantes; la autonomía del alumno y la flexibilidad del entorno de aprendizaje virtual; Los recursos de interacción, foro y chat, promoviendo el intercambio de conocimientos. apoyo de mentoría en el proceso de enseñanza-aprendizaje; La ausencia de los maestros de las disciplinas. PALABRAS CLAVE: UAB; estudiante EaD; UFT.Universidade Federal do Tocantins - UFT2019-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/epub+zipapplication/octet-streamapplication/zipapplication/x-gzipapplication/ziphttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/716910.20873/uft.2447-4266.2019v5n3p166Observatory Journal; Vol. 5 No. 3 (2019): v. 5 n. 3 (2019) Educação Mediada por Tecnologias Digitais: perspectivas, contextos e práticas Mai (2019); 166-187Observatorio Magazine; Vol. 5 Núm. 3 (2019): v. 5 n. 3 (2019) Educação Mediada por Tecnologias Digitais: perspectivas, contextos e práticas Mai (2019); 166-187Observatoire Journal; Vol. 5 No. 3 (2019): v. 5 n. 3 (2019) Educação Mediada por Tecnologias Digitais: perspectivas, contextos e práticas Mai (2019); 166-187Revista Observatório ; v. 5 n. 3 (2019): v. 5 n. 3 (2019) Educação Mediada por Tecnologias Digitais: perspectivas, contextos e práticas Mai (2019); 166-1872447-426610.20873/uft.2447-4266.2019v5n3reponame:Revista Observatórioinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7169/15346https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7169/15357https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7169/15367https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7169/15382https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7169/15391https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7169/15394Copyright (c) 2019 Revista Observatórioinfo:eu-repo/semantics/openAccessFaria, Denilda Caetano deAlves, Elaine JesusNunes, Suzana Gilioli da Costa2022-03-04T13:05:59Zoai:ojs.revista.uft.edu.br:article/7169Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/oai2447-42662447-4266opendoar:2022-03-04T13:05:59Revista Observatório - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DISTANCE EDUCATION OF UFT/UAB IN THE PERCEPTION OF THE DISCUSSIONS EDUCACIÓN A DISTANCIA DE UFT/UAB EN LA PERCEPCIÓN DE LAS DISCUSIONES EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UFT/UAB NA PERCEPÇÃO DOS DISCENTES |
title |
DISTANCE EDUCATION OF UFT/UAB IN THE PERCEPTION OF THE DISCUSSIONS |
spellingShingle |
DISTANCE EDUCATION OF UFT/UAB IN THE PERCEPTION OF THE DISCUSSIONS Faria, Denilda Caetano de UaB EaD UFT discentes UAb EaD UFT |
title_short |
DISTANCE EDUCATION OF UFT/UAB IN THE PERCEPTION OF THE DISCUSSIONS |
title_full |
DISTANCE EDUCATION OF UFT/UAB IN THE PERCEPTION OF THE DISCUSSIONS |
title_fullStr |
DISTANCE EDUCATION OF UFT/UAB IN THE PERCEPTION OF THE DISCUSSIONS |
title_full_unstemmed |
DISTANCE EDUCATION OF UFT/UAB IN THE PERCEPTION OF THE DISCUSSIONS |
title_sort |
DISTANCE EDUCATION OF UFT/UAB IN THE PERCEPTION OF THE DISCUSSIONS |
author |
Faria, Denilda Caetano de |
author_facet |
Faria, Denilda Caetano de Alves, Elaine Jesus Nunes, Suzana Gilioli da Costa |
author_role |
author |
author2 |
Alves, Elaine Jesus Nunes, Suzana Gilioli da Costa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Faria, Denilda Caetano de Alves, Elaine Jesus Nunes, Suzana Gilioli da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
UaB EaD UFT discentes UAb EaD UFT |
topic |
UaB EaD UFT discentes UAb EaD UFT |
description |
O artigo versa sobre os cursos de formação a distância ofertados pela Universidade Federal do Tocantins- UFT via Sistema Universidade Aberta do Brasil no Estado do Tocantins. Teve como objetivo revelar as percepções dos discentes dos cursos, em relação a modalidade a distância, mais especificamente, quanto às suas experiências pessoais das práticas educativas, no âmbito pedagógico e organizacional. Os dados foram coletados por meio de questionários. Os resultados do estudo evidenciaram a importância da oferta dos cursos EaD via UFT/UAB como oportunidade de aprimoramento profissional dos discentes; a autonomia do aprendente e flexibilidade do Ambiente Virtual de Aprendizagem; os recursos de interação, fórum e chat, promovendo trocas de saberes; o apoio da tutoria no processo de ensino aprendizagem; a ausência dos professores das disciplinas. PALAVRAS-CHAVE: UAB; discente; EaD; UFT. ABSTRACTThe article deals with the distance training courses offered by the Federal University of Tocantins - UFT in Open University System of Brazil in the State of Tocantins. It aimed to reveal the perceptions of the students of the courses, in relation to the distance modality, more specifically, their personal experiences of educational practices, in the pedagogical and organizational context. Data were collected through questionnaires. The results of the study evidenced the importance of offering the EaD courses via UFT/ UAB as an opportunity for professional improvement of students; the autonomy of the learner and the flexibility of the Virtual Learning Environment; the interaction resources, forum and chat, promoting exchanges of knowledge; mentoring support in the teaching-learning process; the absence of the teachers of the disciplines. KEYWORDS: UAB; student; perceptions; EaD; UFT. RESUMEN El artículo trata sobre los cursos de capacitación a distancia que ofrece la Universidad Federal de Tocantins - UFT a través del Sistema Aberta do Brasil en el estado de Tocantins. Su objetivo era revelar las percepciones de los estudiantes de los cursos, en relación con la modalidad a distancia, más específicamente, sus experiencias personales de prácticas educativas, en el contexto pedagógico y organizativo. Los datos fueron recolectados a través de cuestionarios. Los resultados del estudio evidenciaron la importancia de ofrecer los cursos EaD a través de UFT / UAB como una oportunidad para el mejoramiento profesional de los estudiantes; la autonomía del alumno y la flexibilidad del entorno de aprendizaje virtual; Los recursos de interacción, foro y chat, promoviendo el intercambio de conocimientos. apoyo de mentoría en el proceso de enseñanza-aprendizaje; La ausencia de los maestros de las disciplinas. PALABRAS CLAVE: UAB; estudiante EaD; UFT. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7169 10.20873/uft.2447-4266.2019v5n3p166 |
url |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7169 |
identifier_str_mv |
10.20873/uft.2447-4266.2019v5n3p166 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7169/15346 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7169/15357 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7169/15367 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7169/15382 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7169/15391 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7169/15394 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Observatório info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Observatório |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/epub+zip application/octet-stream application/zip application/x-gzip application/zip |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Tocantins - UFT |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Tocantins - UFT |
dc.source.none.fl_str_mv |
Observatory Journal; Vol. 5 No. 3 (2019): v. 5 n. 3 (2019) Educação Mediada por Tecnologias Digitais: perspectivas, contextos e práticas Mai (2019); 166-187 Observatorio Magazine; Vol. 5 Núm. 3 (2019): v. 5 n. 3 (2019) Educação Mediada por Tecnologias Digitais: perspectivas, contextos e práticas Mai (2019); 166-187 Observatoire Journal; Vol. 5 No. 3 (2019): v. 5 n. 3 (2019) Educação Mediada por Tecnologias Digitais: perspectivas, contextos e práticas Mai (2019); 166-187 Revista Observatório ; v. 5 n. 3 (2019): v. 5 n. 3 (2019) Educação Mediada por Tecnologias Digitais: perspectivas, contextos e práticas Mai (2019); 166-187 2447-4266 10.20873/uft.2447-4266.2019v5n3 reponame:Revista Observatório instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT) instacron:UFT |
instname_str |
Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
instacron_str |
UFT |
institution |
UFT |
reponame_str |
Revista Observatório |
collection |
Revista Observatório |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Observatório - Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798313248740605952 |