Adolescente em privação de liberdade, capacitação para o trabalho: desafios para a inserção laboral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Debora Fernanda Joselino de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/67635
Resumo: Esta dissertação discute as questões que se apresentam para a inserção no mercado de trabalho de adolescentes egressos do sistema socioeducativo, considerando sua participação em cursos de capacitação para o trabalho ofertado nas unidades de internação, temática que se justifica frente às implicações decorrentes das novas configurações do trabalho considerando, sobretudo a população juvenil e, dentro desse segmento, os adolescentes em conflito com a lei e em especial aquele privado de liberdade. O estudo analisa as propostas de capacitação para o trabalho que são desenvolvidas no interior de unidades de internação e concebidas por diferentes instituições parceiras a partir da hipótese de que tais cursos atentam para as novas demandas do mundo do trabalho e, tendencialmente, podem ser promotores da inserção dos adolescentes egressos de medida de internação no mercado de trabalho. Assim, se quer saber quais são os pressupostos que orientam a FCASA na proposição do referidos cursos, qual a relação que existe entre os cursos ofertados e as demandas do mercado de trabalho, de que forma esses cursos são desenvolvidos, quem são os educadores, como ocorre a avaliação dos referidos cursos são avaliados e, sobretudo, verificar as ações para acompanhamento dos adolescentes egressos desses cursos. Dessa forma, o estudo proposto tem como objetivo geral contribuir para a proposição de programas que atendam às demandas dos adolescentes e àquelas postas pelo mercado de trabalho reforçando o disposto no SINASE. Inserido no campo da pesquisa qualitativa o estudo está ancorado na análise de documentos. Destacam-se dados coletados sobre a história, ideário pedagógico e as diretrizes da capacitação para o trabalho no contexto da FCASA. Destacam-se, também, dados sobre as instituições parceiras e executoras dos cursos – Associação Horizontes, Centro Paula Souza e organização não governamental Bem Querer. Considerou-se relevante apresentar, a partir de documentos publicados, depoimentos de adolescentes em privação de liberdade sobre cursos de capacitação para os trabalhos por eles frequentados em unidades da FCASA. Os dados coletados mostraram que, ainda que considerado importante para a avaliação, consolidação e revisão das ações desenvolvidas, não há informações sobre a trajetória do adolescente egresso do sistema socioeducativo. Ademais, ainda que o apoio e a assistência para inserção no mercado de trabalho seja um dos eixos da medida, também não há dados sobre acompanhamento de egressos.
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