Levantamentos dos estudos parasitológicos no estado do Amapá: as principais parasitoses intestinais em crianças pré-escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MENEZES, Michele Rozana dos Santos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/39562
Resumo: A infecção por parasitas intestinais é um grave problema de saúde pública globalmente, causando várias consequências ao corpo humano como anemia, diarreia, desnutrição, infecções e disfunções gastrintestinais, assim como a alteração no desenvolvimento intelectual. Uma das populações mais afetadas é a da faixa etária infantil devido as precárias condições socioeconômicas e de saneamento básico, que são fatores que contribuem para sua elevada prevalência nessa faixa etária. Por isso, o objetivo geral deste trabalho é levantar estudos parasitológicos no Amapá em relação ao contágio de crianças na pré-escola e os específicos são sistematizar e sintetizar os dados e resultados de estudos primários feitos no Amapá sobre parasitose intestinal em crianças pré-escolares; avaliar criticamente a metodologia da pesquisa e os resultados levantados nas literaturas; verificar em que medidas os parasitas infectam crianças em creche. A metodologia se caracteriza como tipo de revisão bibliográfica, de abordagem qualiquantitativa. Os resultados se deram pelo levantamento de 11 pesquisas, enquanto duas delas se voltaram ao tema desse trabalho, com isso constatamos três parasitas intestinais recorrentes em crianças e uma bactéria causadora de diarreia, assim como a discussão sobre os fatores socioeconômicos e sociodemográficos.
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Por isso, o objetivo geral deste trabalho é levantar estudos parasitológicos no Amapá em relação ao contágio de crianças na pré-escola e os específicos são sistematizar e sintetizar os dados e resultados de estudos primários feitos no Amapá sobre parasitose intestinal em crianças pré-escolares; avaliar criticamente a metodologia da pesquisa e os resultados levantados nas literaturas; verificar em que medidas os parasitas infectam crianças em creche. A metodologia se caracteriza como tipo de revisão bibliográfica, de abordagem qualiquantitativa. 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