A importância da vacinação no enfrentamento da COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NASCIMENTO, Maria Thalia de Sousa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/60011
Resumo: O vírus SARS-CoV-2 foi o microrganismo responsável pela Pandemia de COVID-19, resultando em milhões de mortes pelo mundo além da superlotação de Unidades de Terapia Intensiva, devido ao grave comprometimento pulmonar. No entanto, logo iniciou-se a corrida pelo desenvolvimento de uma vacina “emergencial” para imunizar a população e diminuir o número de mortes decorrente da doença. Assim, no primeiro semestre de 2020, a Universidade Oxford já iniciava os testes clínicos em humanos, cujos resultados foram bastantes promissores, e no Brasil o início da vacinação deu-se em janeiro de 2021. Esse trabalho tem o objetivo de expender como o processo de vacinação contra a COVID-19 surtiu impactos positivos para o enfrentamento da pandemia causada por essa doença. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica feita a partir de informações obtidas de livros, sites, artigos científicos nacionais e internacionais obtido das bibliotecas virtuais como Google Scholar, PubMed, LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde) e Scielo, que datam do período de 2020 a 2022. O impacto da pandemia de COVID-19 acelerou as pesquisas de vacinas e o resultado, sem precedentes na história, foi a criação da primeira vacina eficaz contrata o vírus SARS-CoV-2. Em se tratando dos impactos positivos da vacinação no enfrentamento dessa doença, conclui-se que o resultado foi tão promissor que além de imunizar a população, as vacinas auxiliaram na redução da gravidade dos casos de COVID-19, acarretando na queda das taxas de ocupação de leitos de UTI. Outrossim, associado ao uso de máscaras, após o inicio do processo de vacinação houve a possibilidade de afrouxamento da quarentena, permitindo a abertura parcial do comércio, movimentando a economia, que fora bastante afetada pela doença supracitada.
id Krot_9fda181ae9773612b1d33b19a830e40b
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/60011
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling A importância da vacinação no enfrentamento da COVID-19Pandemia de COVID-19VacinaçãoImpactos positivosO vírus SARS-CoV-2 foi o microrganismo responsável pela Pandemia de COVID-19, resultando em milhões de mortes pelo mundo além da superlotação de Unidades de Terapia Intensiva, devido ao grave comprometimento pulmonar. No entanto, logo iniciou-se a corrida pelo desenvolvimento de uma vacina “emergencial” para imunizar a população e diminuir o número de mortes decorrente da doença. Assim, no primeiro semestre de 2020, a Universidade Oxford já iniciava os testes clínicos em humanos, cujos resultados foram bastantes promissores, e no Brasil o início da vacinação deu-se em janeiro de 2021. Esse trabalho tem o objetivo de expender como o processo de vacinação contra a COVID-19 surtiu impactos positivos para o enfrentamento da pandemia causada por essa doença. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica feita a partir de informações obtidas de livros, sites, artigos científicos nacionais e internacionais obtido das bibliotecas virtuais como Google Scholar, PubMed, LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde) e Scielo, que datam do período de 2020 a 2022. O impacto da pandemia de COVID-19 acelerou as pesquisas de vacinas e o resultado, sem precedentes na história, foi a criação da primeira vacina eficaz contrata o vírus SARS-CoV-2. Em se tratando dos impactos positivos da vacinação no enfrentamento dessa doença, conclui-se que o resultado foi tão promissor que além de imunizar a população, as vacinas auxiliaram na redução da gravidade dos casos de COVID-19, acarretando na queda das taxas de ocupação de leitos de UTI. Outrossim, associado ao uso de máscaras, após o inicio do processo de vacinação houve a possibilidade de afrouxamento da quarentena, permitindo a abertura parcial do comércio, movimentando a economia, que fora bastante afetada pela doença supracitada.2023-08-03T14:44:22Z2023-08-03T14:44:22Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/60011NASCIMENTO, Maria Thalia de Sousaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-03T14:44:22Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/60011Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-08-03T14:44:22falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-08-03T14:44:22Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv A importância da vacinação no enfrentamento da COVID-19
title A importância da vacinação no enfrentamento da COVID-19
spellingShingle A importância da vacinação no enfrentamento da COVID-19
NASCIMENTO, Maria Thalia de Sousa
Pandemia de COVID-19
Vacinação
Impactos positivos
title_short A importância da vacinação no enfrentamento da COVID-19
title_full A importância da vacinação no enfrentamento da COVID-19
title_fullStr A importância da vacinação no enfrentamento da COVID-19
title_full_unstemmed A importância da vacinação no enfrentamento da COVID-19
title_sort A importância da vacinação no enfrentamento da COVID-19
author NASCIMENTO, Maria Thalia de Sousa
author_facet NASCIMENTO, Maria Thalia de Sousa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv NASCIMENTO, Maria Thalia de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Pandemia de COVID-19
Vacinação
Impactos positivos
topic Pandemia de COVID-19
Vacinação
Impactos positivos
description O vírus SARS-CoV-2 foi o microrganismo responsável pela Pandemia de COVID-19, resultando em milhões de mortes pelo mundo além da superlotação de Unidades de Terapia Intensiva, devido ao grave comprometimento pulmonar. No entanto, logo iniciou-se a corrida pelo desenvolvimento de uma vacina “emergencial” para imunizar a população e diminuir o número de mortes decorrente da doença. Assim, no primeiro semestre de 2020, a Universidade Oxford já iniciava os testes clínicos em humanos, cujos resultados foram bastantes promissores, e no Brasil o início da vacinação deu-se em janeiro de 2021. Esse trabalho tem o objetivo de expender como o processo de vacinação contra a COVID-19 surtiu impactos positivos para o enfrentamento da pandemia causada por essa doença. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica feita a partir de informações obtidas de livros, sites, artigos científicos nacionais e internacionais obtido das bibliotecas virtuais como Google Scholar, PubMed, LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde) e Scielo, que datam do período de 2020 a 2022. O impacto da pandemia de COVID-19 acelerou as pesquisas de vacinas e o resultado, sem precedentes na história, foi a criação da primeira vacina eficaz contrata o vírus SARS-CoV-2. Em se tratando dos impactos positivos da vacinação no enfrentamento dessa doença, conclui-se que o resultado foi tão promissor que além de imunizar a população, as vacinas auxiliaram na redução da gravidade dos casos de COVID-19, acarretando na queda das taxas de ocupação de leitos de UTI. Outrossim, associado ao uso de máscaras, após o inicio do processo de vacinação houve a possibilidade de afrouxamento da quarentena, permitindo a abertura parcial do comércio, movimentando a economia, que fora bastante afetada pela doença supracitada.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-08-03T14:44:22Z
2023-08-03T14:44:22Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/60011
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/60011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672971649220608