Atuação do psicólogo junto às crianças portadoras de dislexia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ZASSO, Maria Darlete Alves Cirilo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/55679
Resumo: O presente estudo abordou a atuação do psicólogo para o tratamento da dislexia. Uma vez diagnosticado, o psicólogo também pode atuar no tratamento da dislexia para que as crianças saibam lidar com a situação usando ferramentas educacionais e outros métodos. Buscou-se saber quais são os meios para que o psicólogo possa atuar junto às crianças portadoras de dislexia a vencerem suas dificuldades de aprendizagem. O objetivo foi analisar a atuação do psicólogo junto às crianças portadoras de dislexia de modo a auxiliá-las a vencerem suas dificuldades de aprendizagem. Na elaboração do trabalho procedeu-se com um levantamento dos artigos na literatura indexada, dentre outras do mesmo gênero, respeitando o período de 2010 a 2021. Verificou-se que profissionais especialistas podem ensinar crianças com dislexia a reconhecer sons de palavras. Eles também podem ensinar fonética – conectar letras com sons, quebrar palavras em sons e misturar sons em palavras. Juntas, essas habilidades permitem que as crianças pronunciem palavras que não conhecem. Esse processo é conhecido como decodificação e é essencial para a leitura. Os profissionais que fornecem esse tipo de ajuda incluem psicólogos, professores, especialistas em leitura , especialistas em aprendizado e fonoaudiólogo que se concentram nos desafios de aprendizado. Concluiu-se que, com crianças, é importante reconhecer os sintomas e começar a tomar medidas corretivas o mais cedo possível. Uma avaliação formal é necessária para descobrir áreas deficitárias específicas em leitura e escrita, que variam de criança para criança. Existem também diferenças cerebrais e ambientais em crianças com dislexia que tornam mais fácil para algumas aprender do que para outras. Crianças com dislexia geralmente são ensinadas por educadores que usam métodos modificados para atender às necessidades individuais. O apoio familiar pode ajudar a melhorar a auto-imagem de uma criança e as perspectivas de sucesso. Avaliações individuais semelhantes e intervenções de leitura são necessárias para adultos com dislexia adquirida.
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