Principais indicadores da qualidade na fase pré-analítica de um laboratório clínico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BARBOSA, Celita Maximiano
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/39734
Resumo: Em dias atuais, nota-se a importância da qualidade nos laboratórios clínicos e para garantir e manter a qualidade é necessário utilizar indicadores da qualidade. Em um laboratório clínico existem 3 fases denominadas fase pré-analítica, fase analítica e fase pós- analítica. A fase pré-analítica é a fase em que o cliente tem total contato com o laboratório e com os colaboradores que ali trabalham. Nesta fase, portanto, se torna mais difícil ter padronização, pois os processos são manuais, onde implicam o fator humano e por isso é necessário preocupar-se com a fase pré-analítica tanto quanto se preocupa com a fase analítica, pois é na fase pré-analítica que o paciente tem o maior contato e decide voltar ou indicar os serviços para outras pessoas. E para controlar e garantir que nesta fase sejam seguidos todos os processos de qualidade, preconizados por um órgão acreditador ou mesmo um sistema de gestão da qualidade, são utilizados indicadores da qualidade. Os indicadores demonstram a melhoria contínua da qualidade do laboratório, sendo um processo para avaliar o desempenho da gestão da qualidade. Foi utilizada a metodologia de revisão bibliográfica sobre os principais indicadores da fase pré-analítica de um laboratório de análises clínicas e observações das atividades rotineiras do setor da qualidade e também da gestão da fase pré-analítica de laboratório clínico. Este trabalho teve o objetivo de descrever os principais indicadores da qualidade na fase pré-analítica em um Laboratório de Análises Clínicas, verificar como é realizada a analise destes indicadores e observar a participação dos envolvidos no processo. A segurança do paciente também está ligada a esta fase, pois qualquer erro poderá acarretar problemas sérios para o paciente. O envolvimento da equipe é imprescindível para se ter bons resultados, a eliminação total dos erros, é quase impossível, porém eles podem ser minimizados.
id Krot_a1965fd5da8dad79859cc89f81cbfdc6
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/39734
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Principais indicadores da qualidade na fase pré-analítica de um laboratório clínicoIndicadoresQualidadeFase pré-analíticaLaboratório clínicoEm dias atuais, nota-se a importância da qualidade nos laboratórios clínicos e para garantir e manter a qualidade é necessário utilizar indicadores da qualidade. Em um laboratório clínico existem 3 fases denominadas fase pré-analítica, fase analítica e fase pós- analítica. A fase pré-analítica é a fase em que o cliente tem total contato com o laboratório e com os colaboradores que ali trabalham. Nesta fase, portanto, se torna mais difícil ter padronização, pois os processos são manuais, onde implicam o fator humano e por isso é necessário preocupar-se com a fase pré-analítica tanto quanto se preocupa com a fase analítica, pois é na fase pré-analítica que o paciente tem o maior contato e decide voltar ou indicar os serviços para outras pessoas. E para controlar e garantir que nesta fase sejam seguidos todos os processos de qualidade, preconizados por um órgão acreditador ou mesmo um sistema de gestão da qualidade, são utilizados indicadores da qualidade. Os indicadores demonstram a melhoria contínua da qualidade do laboratório, sendo um processo para avaliar o desempenho da gestão da qualidade. Foi utilizada a metodologia de revisão bibliográfica sobre os principais indicadores da fase pré-analítica de um laboratório de análises clínicas e observações das atividades rotineiras do setor da qualidade e também da gestão da fase pré-analítica de laboratório clínico. Este trabalho teve o objetivo de descrever os principais indicadores da qualidade na fase pré-analítica em um Laboratório de Análises Clínicas, verificar como é realizada a analise destes indicadores e observar a participação dos envolvidos no processo. A segurança do paciente também está ligada a esta fase, pois qualquer erro poderá acarretar problemas sérios para o paciente. O envolvimento da equipe é imprescindível para se ter bons resultados, a eliminação total dos erros, é quase impossível, porém eles podem ser minimizados.2022-04-18T13:01:19Z2022-04-18T13:01:19Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/39734BARBOSA, Celita Maximianoporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-18T13:01:19Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/39734Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-04-18T13:01:19falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-04-18T13:01:19Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Principais indicadores da qualidade na fase pré-analítica de um laboratório clínico
title Principais indicadores da qualidade na fase pré-analítica de um laboratório clínico
spellingShingle Principais indicadores da qualidade na fase pré-analítica de um laboratório clínico
BARBOSA, Celita Maximiano
Indicadores
Qualidade
Fase pré-analítica
Laboratório clínico
title_short Principais indicadores da qualidade na fase pré-analítica de um laboratório clínico
title_full Principais indicadores da qualidade na fase pré-analítica de um laboratório clínico
title_fullStr Principais indicadores da qualidade na fase pré-analítica de um laboratório clínico
title_full_unstemmed Principais indicadores da qualidade na fase pré-analítica de um laboratório clínico
title_sort Principais indicadores da qualidade na fase pré-analítica de um laboratório clínico
author BARBOSA, Celita Maximiano
author_facet BARBOSA, Celita Maximiano
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv BARBOSA, Celita Maximiano
dc.subject.por.fl_str_mv Indicadores
Qualidade
Fase pré-analítica
Laboratório clínico
topic Indicadores
Qualidade
Fase pré-analítica
Laboratório clínico
description Em dias atuais, nota-se a importância da qualidade nos laboratórios clínicos e para garantir e manter a qualidade é necessário utilizar indicadores da qualidade. Em um laboratório clínico existem 3 fases denominadas fase pré-analítica, fase analítica e fase pós- analítica. A fase pré-analítica é a fase em que o cliente tem total contato com o laboratório e com os colaboradores que ali trabalham. Nesta fase, portanto, se torna mais difícil ter padronização, pois os processos são manuais, onde implicam o fator humano e por isso é necessário preocupar-se com a fase pré-analítica tanto quanto se preocupa com a fase analítica, pois é na fase pré-analítica que o paciente tem o maior contato e decide voltar ou indicar os serviços para outras pessoas. E para controlar e garantir que nesta fase sejam seguidos todos os processos de qualidade, preconizados por um órgão acreditador ou mesmo um sistema de gestão da qualidade, são utilizados indicadores da qualidade. Os indicadores demonstram a melhoria contínua da qualidade do laboratório, sendo um processo para avaliar o desempenho da gestão da qualidade. Foi utilizada a metodologia de revisão bibliográfica sobre os principais indicadores da fase pré-analítica de um laboratório de análises clínicas e observações das atividades rotineiras do setor da qualidade e também da gestão da fase pré-analítica de laboratório clínico. Este trabalho teve o objetivo de descrever os principais indicadores da qualidade na fase pré-analítica em um Laboratório de Análises Clínicas, verificar como é realizada a analise destes indicadores e observar a participação dos envolvidos no processo. A segurança do paciente também está ligada a esta fase, pois qualquer erro poderá acarretar problemas sérios para o paciente. O envolvimento da equipe é imprescindível para se ter bons resultados, a eliminação total dos erros, é quase impossível, porém eles podem ser minimizados.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-04-18T13:01:19Z
2022-04-18T13:01:19Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/39734
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/39734
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672904937766912