A guarda compartilhada e a (des) alienação parental: uma relação possível?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NOGUEIRA, Débora Mikaele da Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/40399
Resumo: O objetivo deste trabalho é verificar se guarda compartilhada pode mitigar a prática da alienação parental. Os recursos metodológicos aplicados para a elaboração dessa pesquisa foi a revisão de literatura, baseado em autores renomados e profissionais do direito, o que permite a pesquisa com uma fundamentação teórica segura e extensiva. Com propósito de compreender o instituto da guarda compartilhada e sua relação com a (des) alienação parental. Complementando-se com acesso a revistas e documentos disponíveis online, propícios aos objetivos do projeto, sendo eles devidamente referenciado na bibliografia. Durante o desenvolvimento, o estudo aprofunda-se na guarda compartilhada e mostra outros modelos dessa tutela, levando em conta os fundamentos para sua aplicação, vantagens, desvantagens, além de reunir julgados também. Ademais, percebe-se a diferenciação entre a alienação parental da síndrome da alienação parental, esclarecendo os diversos impactos psicológicos e emocionais ocasionados nos filhos e, ao final, retrata a possível mitigação desse conflito na entidade familiar. Constando-se que essa modalidade de guarda é uma aliada importante para acontecer a (des) alienação parental, sendo a que mais atende ao princípio do melhor interesse da criança e do adolescente, no momento em que facilita o convívio equilibrado entre os genitores e os filhos e promove a responsabilidade conjunta dos pais, evitando distanciamento e disputas que podem levar à prática de alienação parental. Afinal, a análise do tema poderá contribuir para acadêmicos, profissionais do direito e para sociedade, devido a relevância social e jurídica, o que contribui para um melhor entendimento do tema abordado.
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