A relevância da ressonância magnética no diagnóstico da endometriose

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DANTAS, Patrícia Gomes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/49842
Resumo: O endométrio é uma camada de tecido que reveste o útero internamente, possuí vasos, glândulas, estroma e nervos. A formação desta camada ocorre todo mês para que o óvulo seja aderido, caso a mulher não engravide, o tecido se descama, processo de menstruação, o grande problema se encontra quando a descamação é incorreta, presenciando endométrio funcional fora da cavidade uterina. Pacientes com endometriose pélvica profunda podem ter o acometimento dos ligamentos útero– sacros, ovários, reto, septo retovaginal, vagina e bexiga, ocorrendo uma inflamação devido a infiltração, com sintomas. Os sintomas podem ser variados e incluindo dor pélvica, cólica, sintomas urinários e infertilidade. Neste sentido o objetivo do seguinte trabalho é demonstrar a importância e eficácia do diagnóstico da endometriose com a ressonância magnética, principalmente por permitir a identificação das lesões de permeio a aderências e a avaliação da extensão das lesões subperitoneais, podendo classificar o estágio da endometriose: leve, moderado e severo. A metodologia foi realizada por meio de plataformas disponíveis, com a revisão de artigos científicos, do período de 2013 a 2022. Conclui-se que o diagnóstico quando realizado com a ressonância magnética apresenta alta qualidade na identificação dos sítios endometrióticos, e incluem áreas inacessíveis do laparoscópio, sendo assim o melhor método de diagnóstico para a endometriose, levando em consideração que é uma técnica não invasiva e de alto padrão.
id Krot_a2afa20a96c7711b33babeeb28ce9613
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/49842
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling A relevância da ressonância magnética no diagnóstico da endometrioseEndometrioseRessonância magnéticaDiagnósticoO endométrio é uma camada de tecido que reveste o útero internamente, possuí vasos, glândulas, estroma e nervos. A formação desta camada ocorre todo mês para que o óvulo seja aderido, caso a mulher não engravide, o tecido se descama, processo de menstruação, o grande problema se encontra quando a descamação é incorreta, presenciando endométrio funcional fora da cavidade uterina. Pacientes com endometriose pélvica profunda podem ter o acometimento dos ligamentos útero– sacros, ovários, reto, septo retovaginal, vagina e bexiga, ocorrendo uma inflamação devido a infiltração, com sintomas. Os sintomas podem ser variados e incluindo dor pélvica, cólica, sintomas urinários e infertilidade. Neste sentido o objetivo do seguinte trabalho é demonstrar a importância e eficácia do diagnóstico da endometriose com a ressonância magnética, principalmente por permitir a identificação das lesões de permeio a aderências e a avaliação da extensão das lesões subperitoneais, podendo classificar o estágio da endometriose: leve, moderado e severo. A metodologia foi realizada por meio de plataformas disponíveis, com a revisão de artigos científicos, do período de 2013 a 2022. Conclui-se que o diagnóstico quando realizado com a ressonância magnética apresenta alta qualidade na identificação dos sítios endometrióticos, e incluem áreas inacessíveis do laparoscópio, sendo assim o melhor método de diagnóstico para a endometriose, levando em consideração que é uma técnica não invasiva e de alto padrão.2023-03-20T19:40:05Z2023-03-20T19:40:05Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/49842DANTAS, Patrícia Gomesporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-20T19:40:05Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/49842Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-03-20T19:40:05falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-03-20T19:40:05Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv A relevância da ressonância magnética no diagnóstico da endometriose
title A relevância da ressonância magnética no diagnóstico da endometriose
spellingShingle A relevância da ressonância magnética no diagnóstico da endometriose
DANTAS, Patrícia Gomes
Endometriose
Ressonância magnética
Diagnóstico
title_short A relevância da ressonância magnética no diagnóstico da endometriose
title_full A relevância da ressonância magnética no diagnóstico da endometriose
title_fullStr A relevância da ressonância magnética no diagnóstico da endometriose
title_full_unstemmed A relevância da ressonância magnética no diagnóstico da endometriose
title_sort A relevância da ressonância magnética no diagnóstico da endometriose
author DANTAS, Patrícia Gomes
author_facet DANTAS, Patrícia Gomes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv DANTAS, Patrícia Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Endometriose
Ressonância magnética
Diagnóstico
topic Endometriose
Ressonância magnética
Diagnóstico
description O endométrio é uma camada de tecido que reveste o útero internamente, possuí vasos, glândulas, estroma e nervos. A formação desta camada ocorre todo mês para que o óvulo seja aderido, caso a mulher não engravide, o tecido se descama, processo de menstruação, o grande problema se encontra quando a descamação é incorreta, presenciando endométrio funcional fora da cavidade uterina. Pacientes com endometriose pélvica profunda podem ter o acometimento dos ligamentos útero– sacros, ovários, reto, septo retovaginal, vagina e bexiga, ocorrendo uma inflamação devido a infiltração, com sintomas. Os sintomas podem ser variados e incluindo dor pélvica, cólica, sintomas urinários e infertilidade. Neste sentido o objetivo do seguinte trabalho é demonstrar a importância e eficácia do diagnóstico da endometriose com a ressonância magnética, principalmente por permitir a identificação das lesões de permeio a aderências e a avaliação da extensão das lesões subperitoneais, podendo classificar o estágio da endometriose: leve, moderado e severo. A metodologia foi realizada por meio de plataformas disponíveis, com a revisão de artigos científicos, do período de 2013 a 2022. Conclui-se que o diagnóstico quando realizado com a ressonância magnética apresenta alta qualidade na identificação dos sítios endometrióticos, e incluem áreas inacessíveis do laparoscópio, sendo assim o melhor método de diagnóstico para a endometriose, levando em consideração que é uma técnica não invasiva e de alto padrão.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-03-20T19:40:05Z
2023-03-20T19:40:05Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/49842
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/49842
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672975621226496