Streptococcus Agalactiae em gestantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BARIZON, Francieli Silveira Justino
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61032
Resumo: A infecção por Streptococcus do grupo B é considerada um grave problema para saúde pública, pois sua causa está associada a sepse neonatal, onde ocorre as doenças como meningite e pneumonia, levando o recém-nascido ao óbito fetal. A importância está no rastreio dessa bactéria, pela coleta de swab anal e vaginal, realizada na 37ª semana de gestação, para iniciar o protocolo de profilaxia, desta forma, a gestante terá todas as informações necessárias para seguir o protocolo corretamente. Esta coleta é de fácil acesso e baixo custo e, se positivada, a gestante deve realizar o tratamento de antibioticoterapia, mais comumente com penicilina, 4 horas antes do parto, assim, diminuindo o risco de contaminação de mãe para filho por via vertical, quando em parto normal. Caso a mãe não siga o protocolo, as chances de o recém-nascido adquirir a infecção são grandes, desta forma, prolonga-se o tempo de internação, gerando custos ao hospital e, nos casos mais graves, levando a óbito. Neste contexto, chama-se a atenção do quão fundamental é a realização do rastreio, visando a melhora da saúde pública, com taxas de internações mais baixas, menos gastos com antibióticos e leitos ao Sistema Único de Saúde e reduzindo a taxa de mortalidade neonatal.
id Krot_a2c725f1fb9210b65ec84e53048663a8
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/61032
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Streptococcus Agalactiae em gestantesGestantesStreptococcus AgalactiaeStreptococcus do grupo BA infecção por Streptococcus do grupo B é considerada um grave problema para saúde pública, pois sua causa está associada a sepse neonatal, onde ocorre as doenças como meningite e pneumonia, levando o recém-nascido ao óbito fetal. A importância está no rastreio dessa bactéria, pela coleta de swab anal e vaginal, realizada na 37ª semana de gestação, para iniciar o protocolo de profilaxia, desta forma, a gestante terá todas as informações necessárias para seguir o protocolo corretamente. Esta coleta é de fácil acesso e baixo custo e, se positivada, a gestante deve realizar o tratamento de antibioticoterapia, mais comumente com penicilina, 4 horas antes do parto, assim, diminuindo o risco de contaminação de mãe para filho por via vertical, quando em parto normal. Caso a mãe não siga o protocolo, as chances de o recém-nascido adquirir a infecção são grandes, desta forma, prolonga-se o tempo de internação, gerando custos ao hospital e, nos casos mais graves, levando a óbito. Neste contexto, chama-se a atenção do quão fundamental é a realização do rastreio, visando a melhora da saúde pública, com taxas de internações mais baixas, menos gastos com antibióticos e leitos ao Sistema Único de Saúde e reduzindo a taxa de mortalidade neonatal.2023-08-16T13:16:49Z2023-08-16T13:16:49Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61032BARIZON, Francieli Silveira Justinoporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-16T13:16:49Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/61032Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-08-16T13:16:49falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-08-16T13:16:49Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Streptococcus Agalactiae em gestantes
title Streptococcus Agalactiae em gestantes
spellingShingle Streptococcus Agalactiae em gestantes
BARIZON, Francieli Silveira Justino
Gestantes
Streptococcus Agalactiae
Streptococcus do grupo B
title_short Streptococcus Agalactiae em gestantes
title_full Streptococcus Agalactiae em gestantes
title_fullStr Streptococcus Agalactiae em gestantes
title_full_unstemmed Streptococcus Agalactiae em gestantes
title_sort Streptococcus Agalactiae em gestantes
author BARIZON, Francieli Silveira Justino
author_facet BARIZON, Francieli Silveira Justino
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv BARIZON, Francieli Silveira Justino
dc.subject.por.fl_str_mv Gestantes
Streptococcus Agalactiae
Streptococcus do grupo B
topic Gestantes
Streptococcus Agalactiae
Streptococcus do grupo B
description A infecção por Streptococcus do grupo B é considerada um grave problema para saúde pública, pois sua causa está associada a sepse neonatal, onde ocorre as doenças como meningite e pneumonia, levando o recém-nascido ao óbito fetal. A importância está no rastreio dessa bactéria, pela coleta de swab anal e vaginal, realizada na 37ª semana de gestação, para iniciar o protocolo de profilaxia, desta forma, a gestante terá todas as informações necessárias para seguir o protocolo corretamente. Esta coleta é de fácil acesso e baixo custo e, se positivada, a gestante deve realizar o tratamento de antibioticoterapia, mais comumente com penicilina, 4 horas antes do parto, assim, diminuindo o risco de contaminação de mãe para filho por via vertical, quando em parto normal. Caso a mãe não siga o protocolo, as chances de o recém-nascido adquirir a infecção são grandes, desta forma, prolonga-se o tempo de internação, gerando custos ao hospital e, nos casos mais graves, levando a óbito. Neste contexto, chama-se a atenção do quão fundamental é a realização do rastreio, visando a melhora da saúde pública, com taxas de internações mais baixas, menos gastos com antibióticos e leitos ao Sistema Único de Saúde e reduzindo a taxa de mortalidade neonatal.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2023-08-16T13:16:49Z
2023-08-16T13:16:49Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61032
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61032
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672974697431040