AS ESTRATÉGIAS DO ENDOMARKETING NAS ORGANIZAÇÕES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTI, MARIANE LUISA
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/34211
Resumo: A cada dia que passa o mercado está mais competitivo e exigente, fazendo com que as empresas sejam mais criteriosas na escolha de sua equipe, buscando por profissionais comprometidos e engajados com seus objetivos. Em contrapartida as pessoas buscam um ambiente organizacional saudável, além de benefícios para se sentirem seguras na empresa. O endomarketing realiza um elo de comunicação e alinhamento entre empresa e funcionários, para que uma relação de confiança seja estabelecida entre ambos. Uma vez que a empresa compreende que o capital intelectual é o principal investimento e diferencial competitivo que possuem, o endomarketing passa a trabalhar a motivação e engajamento dos colaboradores, maximizando sua produtividade. Assim, a questão que buscou-se responder com essa pesquisa foi: Como o endomarketing pode contribuir com o aumento da motivação e do nível de satisfação dos colaboradores da empresa? O objetivo geral da pesquisa foi analisar as ações estratégicas do endomarketing e os instrumentos utilizados a fim de contribuir com a melhoria do desempenho dos colaboradores das organizações. Como objetivos específicos foram apontados: conceituar as principais teorias sobre o endomarketing; identificar as práticas de endomarketing aplicadas pelas empresas; e, analisar a influência do endomarketing na motivação dos colaboradores das organizações. O método de pesquisa utilizado foi uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa descritiva, apoiada em artigos científicos dos últimos 10 anos e livros de autores como Bekin (1995), Kotler (2006), Cobra (2010) e Brum (2005) que permitam explorar o tema escolhido.
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