Síndrome de Burnout em professores brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TAVARES, Rawlinson Rodrigues
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/53543
Resumo: Este trabalho teve como objetivo geral investigar como a síndrome do esgotamento profissional, também conhecida como “burnout”, afeta a vida profissional e pessoal dos docentes no Brasil e como objetivos específicos examinar e comparar a incidência de burnout entre professores da rede pública e professores da rede privada; estudar a ocorrência de burnout entre professores do ensino fundamental, médio e professores universitários. Adicionalmente, foram examinadas estratégias de prevenção e enfrentamento da síndrome. O estudo foi realizado através de revisão bibliográfica utilizando como base de dados: Pubmed, Scielo, Lilacs e Google Acadêmico. Verificou-se que a síndrome do burnout se dá por um processo multidimensional diretamente ligado à atividade laboral e que a síndrome tem maior prevalência entre aqueles que lidam diretamente com pessoas, oferecendo assistência e atendimento ao público, como profissionais da saúde, professores, bombeiros, policiais, psicólogos e cuidadores em geral. A pesquisa revela que tanto instituições públicas quanto privadas contêm estressores capazes de levar os docentes ao adoecimento por esgotamento profissional, o que pode sinalizar que a Síndrome de Burnout pode estar ligada diretamente à profissão e suas características intrínsecas e não necessariamente às desigualdades encontradas entre as instituições públicas e privadas. Constatou-se também que professores do ensino médio, entre todos outros níveis de ensino, estão entre os que apresentam maior incidência de burnout especialmente ao se considerar uma das principais dimensões da síndrome que é a despersonalização. Os professores do ensino médio também apresentaram o menor índice de realização profissional.
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Verificou-se que a síndrome do burnout se dá por um processo multidimensional diretamente ligado à atividade laboral e que a síndrome tem maior prevalência entre aqueles que lidam diretamente com pessoas, oferecendo assistência e atendimento ao público, como profissionais da saúde, professores, bombeiros, policiais, psicólogos e cuidadores em geral. A pesquisa revela que tanto instituições públicas quanto privadas contêm estressores capazes de levar os docentes ao adoecimento por esgotamento profissional, o que pode sinalizar que a Síndrome de Burnout pode estar ligada diretamente à profissão e suas características intrínsecas e não necessariamente às desigualdades encontradas entre as instituições públicas e privadas. Constatou-se também que professores do ensino médio, entre todos outros níveis de ensino, estão entre os que apresentam maior incidência de burnout especialmente ao se considerar uma das principais dimensões da síndrome que é a despersonalização. 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