Síndrome de Burnout em professores das escolas públicas do município de Buenópolis, MG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Valéria Alaide
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Freire, Jéssica Magalhães, Oliveira, Marcos Vinícius Macedo de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Atenção à Saúde
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/4391
Resumo: Introdução: A síndrome de burnout, ou síndrome do esgotamento profissional, está associada ao trabalho, ambiente no qual podem ocorrer atividades que causam desajustamentos psicofísicos nos profissionais. Sua maior incidência está entre os trabalhadores que têm relações diretas com pessoas, como é o caso dos professores, que convivem diariamente com fatores que colaboram para desgastes mentais e físicos. Objetivo: Analisar a ocorrência da síndrome de burnout entre professores do município de Buenópolis (MG), verificando possíveis associações com as características sociodemográficas e laborais desses profissionais. Materiais e métodos: Trata-se de um estudo analítico, transversal e quantitativo em uma amostra de 71 professores. Utilizou-se instrumentos de pesquisa como formulários socioeconômicos, laborais e o MBI (Maslach Burnout Inventory) que identificou características dos investigados e a ocorrência da síndrome de burnout. Resultados: Verificou-se que 52,1% dos professores apresentam a síndrome de burnout, cuja maior ocorrência foi observada em indivíduos que se sentem pouco valorizados (p=0,001), com pouca autonomia (p=0,000), que não gostam do trabalho (p=0,014), e que já pensaram em desistir da profissão (p=0,000). Conclusão: O trabalho docente é uma profissão que pode gerar grande estresse, e com a análise deste estudo evidencia-se que mais da metade dos professores analisados apresenta a síndrome de burnout. Existe a necessidade de melhorar o ambiente organizacional tendo em mente os fatores relacionados à doença, visto que essa gera agravos à saúde e ao desempenho do professor, prejudicando também o sistema educacional. Sugere-se, assim, como forma de melhoria, o acompanhamento psicopedagógico como caráter profilático.
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spelling Síndrome de Burnout em professores das escolas públicas do município de Buenópolis, MGBurnout syndrome in teachers of public schools in Buenópolis, MG, BrazilBurnoutEsgotamento ProfissionalEducaçãoTrabalhoBurnoutProfessional fatigueEducationJobIntrodução: A síndrome de burnout, ou síndrome do esgotamento profissional, está associada ao trabalho, ambiente no qual podem ocorrer atividades que causam desajustamentos psicofísicos nos profissionais. Sua maior incidência está entre os trabalhadores que têm relações diretas com pessoas, como é o caso dos professores, que convivem diariamente com fatores que colaboram para desgastes mentais e físicos. Objetivo: Analisar a ocorrência da síndrome de burnout entre professores do município de Buenópolis (MG), verificando possíveis associações com as características sociodemográficas e laborais desses profissionais. Materiais e métodos: Trata-se de um estudo analítico, transversal e quantitativo em uma amostra de 71 professores. Utilizou-se instrumentos de pesquisa como formulários socioeconômicos, laborais e o MBI (Maslach Burnout Inventory) que identificou características dos investigados e a ocorrência da síndrome de burnout. Resultados: Verificou-se que 52,1% dos professores apresentam a síndrome de burnout, cuja maior ocorrência foi observada em indivíduos que se sentem pouco valorizados (p=0,001), com pouca autonomia (p=0,000), que não gostam do trabalho (p=0,014), e que já pensaram em desistir da profissão (p=0,000). Conclusão: O trabalho docente é uma profissão que pode gerar grande estresse, e com a análise deste estudo evidencia-se que mais da metade dos professores analisados apresenta a síndrome de burnout. Existe a necessidade de melhorar o ambiente organizacional tendo em mente os fatores relacionados à doença, visto que essa gera agravos à saúde e ao desempenho do professor, prejudicando também o sistema educacional. Sugere-se, assim, como forma de melhoria, o acompanhamento psicopedagógico como caráter profilático.Introduction: The burnout syndrome is associated with work. In this environment, there may be activities that cause psychophysical maladjustment in workers. Its incidence is higher among professionals who have direct relationships with people, such as teachers, who live daily with factors that contribute to mental and physical fatigue. Objective: To analyze the occurrence of burnout syndrome among teachers in the city of Buenópolis, Minas Gerais, Brazil, checking if there is any association with sociodemographic characteristics and work of these professionals. Materials and methods: This is an analytical, transversal and quantitative study on a sample of 71 teachers. Some research tools were used, such as socioeconomic forms, labor and MBI (Maslach Burnout Inventory) that identified characteristics and the occurrence of burnout syndrome. Results: It was found that 52.1% of the teachers have burnout syndrome, and a higher incidence of this was observed among individuals who feel undervalued (p=0.001), with little autonomy (p=0.000), who do not like the job (p=0.014), and have thought of giving up the profession (p=0.000). Conclusion: The teaching profession can generate great stress, and the analysis of this study shows that more than half of the teachers analyzed presented burnout syndrome. There is a need for improvement in the organizational environment keeping in mind the factors related to the disease, since it causes health problems and affects teacher performance, hampering the educational system. We suggest, as a way to improve conditions, the psycho-pedagogical supervision as prophylactic treatment.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2017-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos originaisapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/439110.13037/ras.vol15n52.4391Journal of Health Care; Vol. 15 No. 52 (2017); 5-10Revista de Atenção à Saúde; v. 15 n. 52 (2017); 5-102359-4330reponame:Revista de Atenção à Saúdeinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/4391/pdfAraújo, Valéria AlaideFreire, Jéssica MagalhãesOliveira, Marcos Vinícius Macedo deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-18T22:32:36Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/4391Revistahttps://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saudePUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/oaieditoria.ras@online.uscs.edu.br || vera.basso@online.uscs.edu.br2359-43302359-4330opendoar:2017-08-18T22:32:36Revista de Atenção à Saúde - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
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