A inclusão e as expectativas de aprendizagem para alunos com deficiência física e intelectual no ensino regular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45477 |
Resumo: | O presente trabalho pretende por meio de pesquisa bibliográfica refletir acerca da inclusão de alunos com deficiência física e intelectual no ensino fundamental do ensino regular. Refletir o papel do professor e da escola no processo de inclusão e sobre a educação inclusive no Brasil, seus desafios e perspectivas diante deste campo de atuação e estudo. Essa proposta inclusiva visa uma educação para todos, diante da construção de uma sociedade mais participativa e comprometida com o direito de todos. Isso só irá acontecer por meio da educação, dentro da escola. Por isso a importância de falarmos sobre esse assunto atual. Por isso, trabalhar na escola nessa perspectiva de inclusão se torna um desafio para professores e gestores, mas é totalmente possível de se realizar. Para isso, o tipo da pesquisa realizada foi qualitativa, tendo por base a pesquisa bibliográfica, sendo estes os meios pelos quais foram obtidos a fundamentação teórica; tendo como os principais autores utilizados, tais como : Brasil (1988) , Pessotti (1984), Silva (1987). Através de mudanças efetivas dentro do espaço escolar, trabalhando com os alunos a igualdade e o respeito, reconhecendo a diversidade existente na sociedade, e principalmente, inovando através de estratégias para uma aprendizagem que conceba o aluno por inteiro, valorizando e respeitando todos os indivíduos. |
id |
Krot_aa152333274d2ea5a12338b4622bf642 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/45477 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
SOUZA, Renata Pereira de2022-08-11T17:42:46Z2022-08-11T17:42:46Z2020https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45477O presente trabalho pretende por meio de pesquisa bibliográfica refletir acerca da inclusão de alunos com deficiência física e intelectual no ensino fundamental do ensino regular. Refletir o papel do professor e da escola no processo de inclusão e sobre a educação inclusive no Brasil, seus desafios e perspectivas diante deste campo de atuação e estudo. Essa proposta inclusiva visa uma educação para todos, diante da construção de uma sociedade mais participativa e comprometida com o direito de todos. Isso só irá acontecer por meio da educação, dentro da escola. Por isso a importância de falarmos sobre esse assunto atual. Por isso, trabalhar na escola nessa perspectiva de inclusão se torna um desafio para professores e gestores, mas é totalmente possível de se realizar. Para isso, o tipo da pesquisa realizada foi qualitativa, tendo por base a pesquisa bibliográfica, sendo estes os meios pelos quais foram obtidos a fundamentação teórica; tendo como os principais autores utilizados, tais como : Brasil (1988) , Pessotti (1984), Silva (1987). Através de mudanças efetivas dentro do espaço escolar, trabalhando com os alunos a igualdade e o respeito, reconhecendo a diversidade existente na sociedade, e principalmente, inovando através de estratégias para uma aprendizagem que conceba o aluno por inteiro, valorizando e respeitando todos os indivíduos.InclusãoEducaçãoEnsino fundamentalDeficiência intelectualDeficiência físicaA inclusão e as expectativas de aprendizagem para alunos com deficiência física e intelectual no ensino regularinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPedagogiaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALRENATA PEREIRA DE SOUZA.pdfRENATA PEREIRA DE SOUZA.pdfapplication/pdf476906https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/45477/1/RENATA%20PEREIRA%20DE%20SOUZA.pdf23bbd94a3a55d1438d5c3a4e330f088eMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/45477/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/454772022-08-11 14:42:47.046oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/45477Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-08-11T17:42:47falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-08-11T17:42:47Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A inclusão e as expectativas de aprendizagem para alunos com deficiência física e intelectual no ensino regular |
title |
A inclusão e as expectativas de aprendizagem para alunos com deficiência física e intelectual no ensino regular |
spellingShingle |
A inclusão e as expectativas de aprendizagem para alunos com deficiência física e intelectual no ensino regular SOUZA, Renata Pereira de Inclusão Educação Ensino fundamental Deficiência intelectual Deficiência física |
title_short |
A inclusão e as expectativas de aprendizagem para alunos com deficiência física e intelectual no ensino regular |
title_full |
A inclusão e as expectativas de aprendizagem para alunos com deficiência física e intelectual no ensino regular |
title_fullStr |
A inclusão e as expectativas de aprendizagem para alunos com deficiência física e intelectual no ensino regular |
title_full_unstemmed |
A inclusão e as expectativas de aprendizagem para alunos com deficiência física e intelectual no ensino regular |
title_sort |
A inclusão e as expectativas de aprendizagem para alunos com deficiência física e intelectual no ensino regular |
author |
SOUZA, Renata Pereira de |
author_facet |
SOUZA, Renata Pereira de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOUZA, Renata Pereira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão Educação Ensino fundamental Deficiência intelectual Deficiência física |
topic |
Inclusão Educação Ensino fundamental Deficiência intelectual Deficiência física |
description |
O presente trabalho pretende por meio de pesquisa bibliográfica refletir acerca da inclusão de alunos com deficiência física e intelectual no ensino fundamental do ensino regular. Refletir o papel do professor e da escola no processo de inclusão e sobre a educação inclusive no Brasil, seus desafios e perspectivas diante deste campo de atuação e estudo. Essa proposta inclusiva visa uma educação para todos, diante da construção de uma sociedade mais participativa e comprometida com o direito de todos. Isso só irá acontecer por meio da educação, dentro da escola. Por isso a importância de falarmos sobre esse assunto atual. Por isso, trabalhar na escola nessa perspectiva de inclusão se torna um desafio para professores e gestores, mas é totalmente possível de se realizar. Para isso, o tipo da pesquisa realizada foi qualitativa, tendo por base a pesquisa bibliográfica, sendo estes os meios pelos quais foram obtidos a fundamentação teórica; tendo como os principais autores utilizados, tais como : Brasil (1988) , Pessotti (1984), Silva (1987). Através de mudanças efetivas dentro do espaço escolar, trabalhando com os alunos a igualdade e o respeito, reconhecendo a diversidade existente na sociedade, e principalmente, inovando através de estratégias para uma aprendizagem que conceba o aluno por inteiro, valorizando e respeitando todos os indivíduos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-11T17:42:46Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-08-11T17:42:46Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45477 |
url |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45477 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/45477/1/RENATA%20PEREIRA%20DE%20SOUZA.pdf https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/45477/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
23bbd94a3a55d1438d5c3a4e330f088e 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1809460366533459968 |