Atuação dos fitoquímicos na modulação do tecido adiposo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Juliana Oliveira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/40906
Resumo: A obesidade é o resultado do excesso de energia consumida, maior que o gasto de energia desprendida a longo prazo. Para a maioria dos pacientes, os tratamentos clássicos da obesidade e de síndromes metabólicas não fornecem resultados satisfatórios. Após a descoberta da funcionalidade endócrina do tecido adiposo marrom, este vem sendo altamente explorado no desenvolvimento de tratamentos baseados no próprio tecido adiposo, convertendo o tecido adiposo branco um importante reservatório de triacilglicerol a maior reserva de energia do organismo em tecido adiposo marrom com perfil termogênico capaz de consumir as reservas de energias, liberando menor quantidade de ácidos graxos no sangue, reduzindo sintomas inflamatórios e melhorando o perfil metabólico do indivíduo. O objetivo deste trabalho foi compreender qual a influência dos fitoquímicos na modulação do tecido adiposo branco, promovendo a termogênese e o escurecimento dos adipócitos, tornando em um perfil metabolicamente ativo através do Browning. Tratou-se de uma revisão bibliográfica a partir de pesquisas realizadas em bases de dados como: LILACS, Scielo e PubMEd. Embora, o processo de escurecimento induzido seja uma novidade muito atraente é necessário utilizar fatores endógenos, farmacológicos e nutricionais para promover a alteração de seu fenótipo em um metabolicamente ativo no tratamento antiobesidade transformacional, porém mais pesquisas em humanos são necessárias para determinar se esses agentes podem manter a resposta de escurecimento, bem como avaliar os potenciais efeitos colaterais de longo prazo. Neste trabalho resumimos o conhecimento atual de várias moléculas que podem ser usadas para promover a transformação do tecido adiposo branco em tecido adiposo marrom, o gasto de energia e os mecanismos endócrinos e celulares envolvidos.
id Krot_b2b0eb541677171b8cba920a31812cea
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/40906
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Atuação dos fitoquímicos na modulação do tecido adiposoTecido adiposoAdipócitosTecido adiposo brancoTecido adiposo marromObesidadeBrowningA obesidade é o resultado do excesso de energia consumida, maior que o gasto de energia desprendida a longo prazo. Para a maioria dos pacientes, os tratamentos clássicos da obesidade e de síndromes metabólicas não fornecem resultados satisfatórios. Após a descoberta da funcionalidade endócrina do tecido adiposo marrom, este vem sendo altamente explorado no desenvolvimento de tratamentos baseados no próprio tecido adiposo, convertendo o tecido adiposo branco um importante reservatório de triacilglicerol a maior reserva de energia do organismo em tecido adiposo marrom com perfil termogênico capaz de consumir as reservas de energias, liberando menor quantidade de ácidos graxos no sangue, reduzindo sintomas inflamatórios e melhorando o perfil metabólico do indivíduo. O objetivo deste trabalho foi compreender qual a influência dos fitoquímicos na modulação do tecido adiposo branco, promovendo a termogênese e o escurecimento dos adipócitos, tornando em um perfil metabolicamente ativo através do Browning. Tratou-se de uma revisão bibliográfica a partir de pesquisas realizadas em bases de dados como: LILACS, Scielo e PubMEd. Embora, o processo de escurecimento induzido seja uma novidade muito atraente é necessário utilizar fatores endógenos, farmacológicos e nutricionais para promover a alteração de seu fenótipo em um metabolicamente ativo no tratamento antiobesidade transformacional, porém mais pesquisas em humanos são necessárias para determinar se esses agentes podem manter a resposta de escurecimento, bem como avaliar os potenciais efeitos colaterais de longo prazo. Neste trabalho resumimos o conhecimento atual de várias moléculas que podem ser usadas para promover a transformação do tecido adiposo branco em tecido adiposo marrom, o gasto de energia e os mecanismos endócrinos e celulares envolvidos.2022-05-12T17:41:09Z2022-05-12T17:41:09Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/40906SILVA, Juliana Oliveiraporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-12T17:41:09Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/40906Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-05-12T17:41:09falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-05-12T17:41:09Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Atuação dos fitoquímicos na modulação do tecido adiposo
title Atuação dos fitoquímicos na modulação do tecido adiposo
spellingShingle Atuação dos fitoquímicos na modulação do tecido adiposo
SILVA, Juliana Oliveira
Tecido adiposo
Adipócitos
Tecido adiposo branco
Tecido adiposo marrom
Obesidade
Browning
title_short Atuação dos fitoquímicos na modulação do tecido adiposo
title_full Atuação dos fitoquímicos na modulação do tecido adiposo
title_fullStr Atuação dos fitoquímicos na modulação do tecido adiposo
title_full_unstemmed Atuação dos fitoquímicos na modulação do tecido adiposo
title_sort Atuação dos fitoquímicos na modulação do tecido adiposo
author SILVA, Juliana Oliveira
author_facet SILVA, Juliana Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Juliana Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Tecido adiposo
Adipócitos
Tecido adiposo branco
Tecido adiposo marrom
Obesidade
Browning
topic Tecido adiposo
Adipócitos
Tecido adiposo branco
Tecido adiposo marrom
Obesidade
Browning
description A obesidade é o resultado do excesso de energia consumida, maior que o gasto de energia desprendida a longo prazo. Para a maioria dos pacientes, os tratamentos clássicos da obesidade e de síndromes metabólicas não fornecem resultados satisfatórios. Após a descoberta da funcionalidade endócrina do tecido adiposo marrom, este vem sendo altamente explorado no desenvolvimento de tratamentos baseados no próprio tecido adiposo, convertendo o tecido adiposo branco um importante reservatório de triacilglicerol a maior reserva de energia do organismo em tecido adiposo marrom com perfil termogênico capaz de consumir as reservas de energias, liberando menor quantidade de ácidos graxos no sangue, reduzindo sintomas inflamatórios e melhorando o perfil metabólico do indivíduo. O objetivo deste trabalho foi compreender qual a influência dos fitoquímicos na modulação do tecido adiposo branco, promovendo a termogênese e o escurecimento dos adipócitos, tornando em um perfil metabolicamente ativo através do Browning. Tratou-se de uma revisão bibliográfica a partir de pesquisas realizadas em bases de dados como: LILACS, Scielo e PubMEd. Embora, o processo de escurecimento induzido seja uma novidade muito atraente é necessário utilizar fatores endógenos, farmacológicos e nutricionais para promover a alteração de seu fenótipo em um metabolicamente ativo no tratamento antiobesidade transformacional, porém mais pesquisas em humanos são necessárias para determinar se esses agentes podem manter a resposta de escurecimento, bem como avaliar os potenciais efeitos colaterais de longo prazo. Neste trabalho resumimos o conhecimento atual de várias moléculas que podem ser usadas para promover a transformação do tecido adiposo branco em tecido adiposo marrom, o gasto de energia e os mecanismos endócrinos e celulares envolvidos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-05-12T17:41:09Z
2022-05-12T17:41:09Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/40906
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/40906
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672912293527552