As p´rincipais barreiras do desenvolvimento infantil em indivíduos com TEA: Um olhar através da análise do comportamento aplicada (ABA)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/62700 |
Resumo: | O trabalho de TCC buscou abordar e contextualizar os fatores que dificultam o desenvolvimento infantil em indivíduos com Transtorno de Espectro Autista (TEA) voltado para o ambiente psicossocial e educativo, usando como base a Análise do Comportamento Aplicada. (ABA). Havia a necessidade crescente de estudos voltados ao tema, com foco na Análise do Comportamento, tornando esse o principal objetivo na estruturação da revisão bibliográfica. O trabalho visou contribuir para compreender as principais práticas terapêuticas no desenvolvimento infantil nas áreas educacionais e psicossociais. Assim, este possibilitou discorrer sobre o que é o Transtorno de Espectro Autista, seus Níveis de Suporte, compreender a Análise de Comportamento Aplicada (ABA) e sua importância para o tema, bem como analisar as principais barreiras no desenvolvimento infantil correlacionando-a às práticas educativas e psicossociais. Sua importância proporcionou as ferramentas terapêuticas necessárias para a análise do tema. |
id |
Krot_b2c7ddf857fc084aac6889240f233215 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/62700 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
RODRIGUES, Isabela Cristina Branco2023-09-04T20:37:31Z2023-09-04T20:37:31Z2022https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/62700O trabalho de TCC buscou abordar e contextualizar os fatores que dificultam o desenvolvimento infantil em indivíduos com Transtorno de Espectro Autista (TEA) voltado para o ambiente psicossocial e educativo, usando como base a Análise do Comportamento Aplicada. (ABA). Havia a necessidade crescente de estudos voltados ao tema, com foco na Análise do Comportamento, tornando esse o principal objetivo na estruturação da revisão bibliográfica. O trabalho visou contribuir para compreender as principais práticas terapêuticas no desenvolvimento infantil nas áreas educacionais e psicossociais. Assim, este possibilitou discorrer sobre o que é o Transtorno de Espectro Autista, seus Níveis de Suporte, compreender a Análise de Comportamento Aplicada (ABA) e sua importância para o tema, bem como analisar as principais barreiras no desenvolvimento infantil correlacionando-a às práticas educativas e psicossociais. Sua importância proporcionou as ferramentas terapêuticas necessárias para a análise do tema.TEAABADesenvolvimento InfantilEducação Especial.Níveis de SuporteAs p´rincipais barreiras do desenvolvimento infantil em indivíduos com TEA: Um olhar através da análise do comportamento aplicada (ABA)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPsicologiaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALISABELA_CRISTINA_BRANCO_RODRIGUES.pdfISABELA_CRISTINA_BRANCO_RODRIGUES.pdfapplication/pdf432789https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/62700/1/ISABELA_CRISTINA_BRANCO_RODRIGUES.pdf958973e61e76a4409867e08ce659ad35MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/62700/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/627002023-09-04 17:37:31.983oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/62700Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-09-04T20:37:31falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-09-04T20:37:31Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As p´rincipais barreiras do desenvolvimento infantil em indivíduos com TEA: Um olhar através da análise do comportamento aplicada (ABA) |
title |
As p´rincipais barreiras do desenvolvimento infantil em indivíduos com TEA: Um olhar através da análise do comportamento aplicada (ABA) |
spellingShingle |
As p´rincipais barreiras do desenvolvimento infantil em indivíduos com TEA: Um olhar através da análise do comportamento aplicada (ABA) RODRIGUES, Isabela Cristina Branco TEA ABA Desenvolvimento Infantil Educação Especial. Níveis de Suporte |
title_short |
As p´rincipais barreiras do desenvolvimento infantil em indivíduos com TEA: Um olhar através da análise do comportamento aplicada (ABA) |
title_full |
As p´rincipais barreiras do desenvolvimento infantil em indivíduos com TEA: Um olhar através da análise do comportamento aplicada (ABA) |
title_fullStr |
As p´rincipais barreiras do desenvolvimento infantil em indivíduos com TEA: Um olhar através da análise do comportamento aplicada (ABA) |
title_full_unstemmed |
As p´rincipais barreiras do desenvolvimento infantil em indivíduos com TEA: Um olhar através da análise do comportamento aplicada (ABA) |
title_sort |
As p´rincipais barreiras do desenvolvimento infantil em indivíduos com TEA: Um olhar através da análise do comportamento aplicada (ABA) |
author |
RODRIGUES, Isabela Cristina Branco |
author_facet |
RODRIGUES, Isabela Cristina Branco |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
RODRIGUES, Isabela Cristina Branco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
TEA ABA Desenvolvimento Infantil Educação Especial. Níveis de Suporte |
topic |
TEA ABA Desenvolvimento Infantil Educação Especial. Níveis de Suporte |
description |
O trabalho de TCC buscou abordar e contextualizar os fatores que dificultam o desenvolvimento infantil em indivíduos com Transtorno de Espectro Autista (TEA) voltado para o ambiente psicossocial e educativo, usando como base a Análise do Comportamento Aplicada. (ABA). Havia a necessidade crescente de estudos voltados ao tema, com foco na Análise do Comportamento, tornando esse o principal objetivo na estruturação da revisão bibliográfica. O trabalho visou contribuir para compreender as principais práticas terapêuticas no desenvolvimento infantil nas áreas educacionais e psicossociais. Assim, este possibilitou discorrer sobre o que é o Transtorno de Espectro Autista, seus Níveis de Suporte, compreender a Análise de Comportamento Aplicada (ABA) e sua importância para o tema, bem como analisar as principais barreiras no desenvolvimento infantil correlacionando-a às práticas educativas e psicossociais. Sua importância proporcionou as ferramentas terapêuticas necessárias para a análise do tema. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-09-04T20:37:31Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-09-04T20:37:31Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/62700 |
url |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/62700 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/62700/1/ISABELA_CRISTINA_BRANCO_RODRIGUES.pdf https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/62700/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
958973e61e76a4409867e08ce659ad35 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1809460289310031872 |