As p´rincipais barreiras do desenvolvimento infantil em indivíduos com TEA: Um olhar através da análise do comportamento aplicada (ABA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RODRIGUES, Isabela Cristina Branco
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/62700
Resumo: O trabalho de TCC buscou abordar e contextualizar os fatores que dificultam o desenvolvimento infantil em indivíduos com Transtorno de Espectro Autista (TEA) voltado para o ambiente psicossocial e educativo, usando como base a Análise do Comportamento Aplicada. (ABA). Havia a necessidade crescente de estudos voltados ao tema, com foco na Análise do Comportamento, tornando esse o principal objetivo na estruturação da revisão bibliográfica. O trabalho visou contribuir para compreender as principais práticas terapêuticas no desenvolvimento infantil nas áreas educacionais e psicossociais. Assim, este possibilitou discorrer sobre o que é o Transtorno de Espectro Autista, seus Níveis de Suporte, compreender a Análise de Comportamento Aplicada (ABA) e sua importância para o tema, bem como analisar as principais barreiras no desenvolvimento infantil correlacionando-a às práticas educativas e psicossociais. Sua importância proporcionou as ferramentas terapêuticas necessárias para a análise do tema.
id Krot_b2c7ddf857fc084aac6889240f233215
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/62700
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling RODRIGUES, Isabela Cristina Branco2023-09-04T20:37:31Z2023-09-04T20:37:31Z2022https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/62700O trabalho de TCC buscou abordar e contextualizar os fatores que dificultam o desenvolvimento infantil em indivíduos com Transtorno de Espectro Autista (TEA) voltado para o ambiente psicossocial e educativo, usando como base a Análise do Comportamento Aplicada. (ABA). Havia a necessidade crescente de estudos voltados ao tema, com foco na Análise do Comportamento, tornando esse o principal objetivo na estruturação da revisão bibliográfica. O trabalho visou contribuir para compreender as principais práticas terapêuticas no desenvolvimento infantil nas áreas educacionais e psicossociais. Assim, este possibilitou discorrer sobre o que é o Transtorno de Espectro Autista, seus Níveis de Suporte, compreender a Análise de Comportamento Aplicada (ABA) e sua importância para o tema, bem como analisar as principais barreiras no desenvolvimento infantil correlacionando-a às práticas educativas e psicossociais. Sua importância proporcionou as ferramentas terapêuticas necessárias para a análise do tema.TEAABADesenvolvimento InfantilEducação Especial.Níveis de SuporteAs p´rincipais barreiras do desenvolvimento infantil em indivíduos com TEA: Um olhar através da análise do comportamento aplicada (ABA)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPsicologiaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALISABELA_CRISTINA_BRANCO_RODRIGUES.pdfISABELA_CRISTINA_BRANCO_RODRIGUES.pdfapplication/pdf432789https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/62700/1/ISABELA_CRISTINA_BRANCO_RODRIGUES.pdf958973e61e76a4409867e08ce659ad35MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/62700/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/627002023-09-04 17:37:31.983oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/62700Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-09-04T20:37:31falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-09-04T20:37:31Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As p´rincipais barreiras do desenvolvimento infantil em indivíduos com TEA: Um olhar através da análise do comportamento aplicada (ABA)
title As p´rincipais barreiras do desenvolvimento infantil em indivíduos com TEA: Um olhar através da análise do comportamento aplicada (ABA)
spellingShingle As p´rincipais barreiras do desenvolvimento infantil em indivíduos com TEA: Um olhar através da análise do comportamento aplicada (ABA)
RODRIGUES, Isabela Cristina Branco
TEA
ABA
Desenvolvimento Infantil
Educação Especial.
Níveis de Suporte
title_short As p´rincipais barreiras do desenvolvimento infantil em indivíduos com TEA: Um olhar através da análise do comportamento aplicada (ABA)
title_full As p´rincipais barreiras do desenvolvimento infantil em indivíduos com TEA: Um olhar através da análise do comportamento aplicada (ABA)
title_fullStr As p´rincipais barreiras do desenvolvimento infantil em indivíduos com TEA: Um olhar através da análise do comportamento aplicada (ABA)
title_full_unstemmed As p´rincipais barreiras do desenvolvimento infantil em indivíduos com TEA: Um olhar através da análise do comportamento aplicada (ABA)
title_sort As p´rincipais barreiras do desenvolvimento infantil em indivíduos com TEA: Um olhar através da análise do comportamento aplicada (ABA)
author RODRIGUES, Isabela Cristina Branco
author_facet RODRIGUES, Isabela Cristina Branco
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv RODRIGUES, Isabela Cristina Branco
dc.subject.por.fl_str_mv TEA
ABA
Desenvolvimento Infantil
Educação Especial.
Níveis de Suporte
topic TEA
ABA
Desenvolvimento Infantil
Educação Especial.
Níveis de Suporte
description O trabalho de TCC buscou abordar e contextualizar os fatores que dificultam o desenvolvimento infantil em indivíduos com Transtorno de Espectro Autista (TEA) voltado para o ambiente psicossocial e educativo, usando como base a Análise do Comportamento Aplicada. (ABA). Havia a necessidade crescente de estudos voltados ao tema, com foco na Análise do Comportamento, tornando esse o principal objetivo na estruturação da revisão bibliográfica. O trabalho visou contribuir para compreender as principais práticas terapêuticas no desenvolvimento infantil nas áreas educacionais e psicossociais. Assim, este possibilitou discorrer sobre o que é o Transtorno de Espectro Autista, seus Níveis de Suporte, compreender a Análise de Comportamento Aplicada (ABA) e sua importância para o tema, bem como analisar as principais barreiras no desenvolvimento infantil correlacionando-a às práticas educativas e psicossociais. Sua importância proporcionou as ferramentas terapêuticas necessárias para a análise do tema.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-09-04T20:37:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-09-04T20:37:31Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/62700
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/62700
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/62700/1/ISABELA_CRISTINA_BRANCO_RODRIGUES.pdf
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/62700/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 958973e61e76a4409867e08ce659ad35
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1809460289310031872