Metodologia webquest como estratégia didática para alunos ingressantes das engenharias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SELLA, Marcio Ronald
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/48318
Resumo: O Ensino de Engenharia voltado ao empreendedorismo e à inovação tecnológica exige o desenvolvimento de habilidades como raciocínio criativo, compreensão do mundo dos negócios, comunicação, saber trabalhar em equipe e liderança. Tais competências exigem situações de aprendizagem mais dinâmicas, focadas no estudante, principalmente por meio da ampliação do uso da Internet e dos programas de implementação de tecnologias digitais geradas em outros contextos; os quais desencadeiam uma apropriação sociocultural a ser inserida no processo de ensino e aprendizagem. Nesse contexto, a Webquest foisugerida como metodologia para organizar o processo de ensino utilizando recursos da Internet para auxiliar os estudantes na construção do conhecimento em um ambiente formal de aprendizagem. O objetivo deste trabalho foi avaliar as potencialidades da metodologia Webquest para a formação empreendedora dos ingressantes dos cursos de graduação em engenharia. Assim, configurouse como uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório; e como uma pesquisa-aplicação em educação, com vistas ao estreitamento dos laços entre a academia e a prática profissional. Essa aproximação se deu por meio da colaboração na resolução de problemas de interesse mútuo, mediante aplicação de questionários on-line com questões fechadas e em aberto. A interpretação do material coletado seguiu os modelos de análise de conteúdo e da escala Likert. A partir dos resultados, foi verificado que a proposta de introduzir a metodologia Webquest, como atividade extracurricular na disciplina de “Engenharia, Ciência e Tecnologia” entre os alunos ingressantes das engenharias EaD, contribuiu como facilitadora para as pesquisas online, e promoveu o engajamento estudantil. Ademais, proporcionou o acesso às tecnologias digitais por meio das etapas propostas em cada desafio, propiciando interesse e familiaridade com os temas “empreendedorismo” e “inovação”, em consonância com as novas DCN das engenharias.
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O objetivo deste trabalho foi avaliar as potencialidades da metodologia Webquest para a formação empreendedora dos ingressantes dos cursos de graduação em engenharia. Assim, configurouse como uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório; e como uma pesquisa-aplicação em educação, com vistas ao estreitamento dos laços entre a academia e a prática profissional. Essa aproximação se deu por meio da colaboração na resolução de problemas de interesse mútuo, mediante aplicação de questionários on-line com questões fechadas e em aberto. A interpretação do material coletado seguiu os modelos de análise de conteúdo e da escala Likert. A partir dos resultados, foi verificado que a proposta de introduzir a metodologia Webquest, como atividade extracurricular na disciplina de “Engenharia, Ciência e Tecnologia” entre os alunos ingressantes das engenharias EaD, contribuiu como facilitadora para as pesquisas online, e promoveu o engajamento estudantil. Ademais, proporcionou o acesso às tecnologias digitais por meio das etapas propostas em cada desafio, propiciando interesse e familiaridade com os temas “empreendedorismo” e “inovação”, em consonância com as novas DCN das engenharias.EnsinoEngenhariasMetodologia webquest como estratégia didática para alunos ingressantes das engenhariasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPrograma de Pós-Graduação em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologiasporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALSELLA, Marcio Ronald. Metodologia webquest...(Ficha-Catalográfica) 17-10-2020.pdfSELLA, Marcio Ronald. 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