FENOMENOLOGIA DAS RELAÇÕES NOS AMBIENTES VIRTUAIS_ UMA CHAVE DE LEITURA DO POTENCIAL DE EMPATIA ENTRE TUTOR-ALUNO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DULLIUS, VERA FATIMA
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/34765
Resumo: O método fenomenológico problematiza os conceitos e as relações que se estabelecem de forma dinâmica entre as pessoas, com a natureza e com a transcendência como dimensões constitutivas da identidade humana. Busca a verdade dos fenômenos como se apresentam, a sua essência. A educação a distância, como esforço sistematizado de mediar o desenvolvimento integral do ser humano, conta com as contribuições da pesquisa fenomenológica, que apresenta especial potencial para orientar a aproximação investigativa do contexto virtual e das relações construídas nesse ambiente, para perceber a sua essencialidade. O artigo descreverá a pesquisa em andamento que estuda as expressões da linguagem, da comunicação, que contribuem na formação de vínculo (aluno-aluno e professores e alunos) na ambiência virtual. Visa analisar, compreender e identificar aspectos que potencializam o desenvolvimento de um diálogo colaborativo para despertar relações de empatia. A aplicação da pesquisa será realizada junto aos alunos e tutores das disciplinas em oferta semipresencial nos cursos de graduação da FAE Centro Universitário.
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