A importância da ludicidade na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36452 |
Resumo: | A ludicidade é um instrumento de grande importância para o aprendizado dos alunos, e na educação infantil tem se ampliado cada vez mais e demonstrado sua importância na construção do conhecimento. É através da ludicidade que a criança de maneira prazerosa e significativa, adquire novos conhecimentos e os aplica em seu cotidiano, constrói novas descobertas, desenvolve sua personalidade e ainda auxilia o professor a conhecer e avaliar o ensino-aprendizagem do aluno. O presente estudo buscou compreender a importância da ludicidade no desenvolvimento das crianças através da revisão bibliográfica, sobre as principais obras que abordem a importância da ludicidade na educação infantil, como dos autores, Luckesi (1987), Vygotsky (198), Meneghetti (2014), entre outros, que possibilitaram o embasamento, por serem referencias na ludicidade. A discussão evidenciou que o lúdico quando orientado, auxilia a criança de diversas formas, contribuindo para desenvolver a sua capacidade de resolver problemas, possibilitando demonstrar suas personalidades, seus gostos, exercer sua iniciativa, responsabilidade e executar ações de modo cooperativo e coletivo. Por isso, considera-se que a ludicidade é de grande relevância para o processo ensino-aprendizagem dos alunos, sendo uma aliada nesse contexto, pois favorece um aprender de forma mais dinâmica e contextualizada. A conclusão expressa que a ludicidade é de fato, um canal muito importante para trabalhar os conteúdos no ambiente escolar, de modo a proporcionar um aprendizado mais consistente e significativo para os alunos que frequentam a Educação Infantil. |
id |
Krot_b9029c49157cc18627fb8d71812f0abb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/36452 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
BRISOLLA, Ana Laura Rocha2022-02-15T16:36:01Z2022-02-15T16:36:01Z2021https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36452A ludicidade é um instrumento de grande importância para o aprendizado dos alunos, e na educação infantil tem se ampliado cada vez mais e demonstrado sua importância na construção do conhecimento. É através da ludicidade que a criança de maneira prazerosa e significativa, adquire novos conhecimentos e os aplica em seu cotidiano, constrói novas descobertas, desenvolve sua personalidade e ainda auxilia o professor a conhecer e avaliar o ensino-aprendizagem do aluno. O presente estudo buscou compreender a importância da ludicidade no desenvolvimento das crianças através da revisão bibliográfica, sobre as principais obras que abordem a importância da ludicidade na educação infantil, como dos autores, Luckesi (1987), Vygotsky (198), Meneghetti (2014), entre outros, que possibilitaram o embasamento, por serem referencias na ludicidade. A discussão evidenciou que o lúdico quando orientado, auxilia a criança de diversas formas, contribuindo para desenvolver a sua capacidade de resolver problemas, possibilitando demonstrar suas personalidades, seus gostos, exercer sua iniciativa, responsabilidade e executar ações de modo cooperativo e coletivo. Por isso, considera-se que a ludicidade é de grande relevância para o processo ensino-aprendizagem dos alunos, sendo uma aliada nesse contexto, pois favorece um aprender de forma mais dinâmica e contextualizada. A conclusão expressa que a ludicidade é de fato, um canal muito importante para trabalhar os conteúdos no ambiente escolar, de modo a proporcionar um aprendizado mais consistente e significativo para os alunos que frequentam a Educação Infantil.LudicidadeEnsino-aprendizagemEducação infantilA importância da ludicidade na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPedagogiaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALANA_LAURA_ROCHA_BRISOLLA.pdfANA_LAURA_ROCHA_BRISOLLA.pdfapplication/pdf220335https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/36452/1/ANA_LAURA_ROCHA_BRISOLLA.pdfa047b7f2de3d8772604d3b21f5db9ff8MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/36452/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/364522022-02-15 14:39:24.97oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/36452Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-02-15T17:39:24falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-02-15T17:39:24Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A importância da ludicidade na educação infantil |
title |
A importância da ludicidade na educação infantil |
spellingShingle |
A importância da ludicidade na educação infantil BRISOLLA, Ana Laura Rocha Ludicidade Ensino-aprendizagem Educação infantil |
title_short |
A importância da ludicidade na educação infantil |
title_full |
A importância da ludicidade na educação infantil |
title_fullStr |
A importância da ludicidade na educação infantil |
title_full_unstemmed |
A importância da ludicidade na educação infantil |
title_sort |
A importância da ludicidade na educação infantil |
author |
BRISOLLA, Ana Laura Rocha |
author_facet |
BRISOLLA, Ana Laura Rocha |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BRISOLLA, Ana Laura Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ludicidade Ensino-aprendizagem Educação infantil |
topic |
Ludicidade Ensino-aprendizagem Educação infantil |
description |
A ludicidade é um instrumento de grande importância para o aprendizado dos alunos, e na educação infantil tem se ampliado cada vez mais e demonstrado sua importância na construção do conhecimento. É através da ludicidade que a criança de maneira prazerosa e significativa, adquire novos conhecimentos e os aplica em seu cotidiano, constrói novas descobertas, desenvolve sua personalidade e ainda auxilia o professor a conhecer e avaliar o ensino-aprendizagem do aluno. O presente estudo buscou compreender a importância da ludicidade no desenvolvimento das crianças através da revisão bibliográfica, sobre as principais obras que abordem a importância da ludicidade na educação infantil, como dos autores, Luckesi (1987), Vygotsky (198), Meneghetti (2014), entre outros, que possibilitaram o embasamento, por serem referencias na ludicidade. A discussão evidenciou que o lúdico quando orientado, auxilia a criança de diversas formas, contribuindo para desenvolver a sua capacidade de resolver problemas, possibilitando demonstrar suas personalidades, seus gostos, exercer sua iniciativa, responsabilidade e executar ações de modo cooperativo e coletivo. Por isso, considera-se que a ludicidade é de grande relevância para o processo ensino-aprendizagem dos alunos, sendo uma aliada nesse contexto, pois favorece um aprender de forma mais dinâmica e contextualizada. A conclusão expressa que a ludicidade é de fato, um canal muito importante para trabalhar os conteúdos no ambiente escolar, de modo a proporcionar um aprendizado mais consistente e significativo para os alunos que frequentam a Educação Infantil. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-02-15T16:36:01Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-02-15T16:36:01Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36452 |
url |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36452 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/36452/1/ANA_LAURA_ROCHA_BRISOLLA.pdf https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/36452/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a047b7f2de3d8772604d3b21f5db9ff8 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1809460241497063424 |