Ensino do ritmo no ensino escolar infantil: ritmos musicais básicos dentro do contexto escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45452 |
Resumo: | A música é um elemento comum nas diversas sociedades ao longo do tempo, constitui-se umas das expressões culturais mais universais, representativas e com uma relevância histórica ímpar. Já que o ritmo pode ser entendido como a iniciação ao estudo musical o presente artigo visa demonstrar o papel e as contribuições do estudo do ritmo musical na educação infantil, compreender a importância do estudo musical no desenvolvimento global da criança e ressaltar a importância do professor nesse processo. Os procedimentos utilizados para a realização deste trabalho fundamentaram-se em uma pesquisa bibliográfica, qualitativa e descritiva, a qual foi capaz de oferecer um conjunto teórico de conhecimentos científicos. Com tal base teórica, aliada a uma análise detalhada do problema, podem-se identificar alguns pontos conclusivos fundamentais, tais como o importante papel do professor na mediação e na escolha das ferramentas de ensino adequadas, que está diretamente ligada com a qualidade da sua formação profissional. Além da importância do estudo da música na formação integral do cidadão. |
id |
Krot_baab0b6e7cb13d5c0e3618b57f8e181b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/45452 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
GARDINI, João Gabriel Pimenta2022-08-11T14:31:32Z2022-08-11T14:31:32Z2020https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45452A música é um elemento comum nas diversas sociedades ao longo do tempo, constitui-se umas das expressões culturais mais universais, representativas e com uma relevância histórica ímpar. Já que o ritmo pode ser entendido como a iniciação ao estudo musical o presente artigo visa demonstrar o papel e as contribuições do estudo do ritmo musical na educação infantil, compreender a importância do estudo musical no desenvolvimento global da criança e ressaltar a importância do professor nesse processo. Os procedimentos utilizados para a realização deste trabalho fundamentaram-se em uma pesquisa bibliográfica, qualitativa e descritiva, a qual foi capaz de oferecer um conjunto teórico de conhecimentos científicos. Com tal base teórica, aliada a uma análise detalhada do problema, podem-se identificar alguns pontos conclusivos fundamentais, tais como o importante papel do professor na mediação e na escolha das ferramentas de ensino adequadas, que está diretamente ligada com a qualidade da sua formação profissional. Além da importância do estudo da música na formação integral do cidadão.CulturaEducação infantilMúsicaProfessorRitmoEnsino do ritmo no ensino escolar infantil: ritmos musicais básicos dentro do contexto escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMúsicaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALJOAO_GABRIEL_PIMENTA_GARDINI.pdfJOAO_GABRIEL_PIMENTA_GARDINI.pdfapplication/pdf336293https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/45452/1/JOAO_GABRIEL_PIMENTA_GARDINI.pdfc682a144c24e45b05cb7675393f4801eMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/45452/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/454522022-08-11 11:31:32.832oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/45452Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-08-11T14:31:32falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-08-11T14:31:32Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ensino do ritmo no ensino escolar infantil: ritmos musicais básicos dentro do contexto escolar |
title |
Ensino do ritmo no ensino escolar infantil: ritmos musicais básicos dentro do contexto escolar |
spellingShingle |
Ensino do ritmo no ensino escolar infantil: ritmos musicais básicos dentro do contexto escolar GARDINI, João Gabriel Pimenta Cultura Educação infantil Música Professor Ritmo |
title_short |
Ensino do ritmo no ensino escolar infantil: ritmos musicais básicos dentro do contexto escolar |
title_full |
Ensino do ritmo no ensino escolar infantil: ritmos musicais básicos dentro do contexto escolar |
title_fullStr |
Ensino do ritmo no ensino escolar infantil: ritmos musicais básicos dentro do contexto escolar |
title_full_unstemmed |
Ensino do ritmo no ensino escolar infantil: ritmos musicais básicos dentro do contexto escolar |
title_sort |
Ensino do ritmo no ensino escolar infantil: ritmos musicais básicos dentro do contexto escolar |
author |
GARDINI, João Gabriel Pimenta |
author_facet |
GARDINI, João Gabriel Pimenta |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GARDINI, João Gabriel Pimenta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura Educação infantil Música Professor Ritmo |
topic |
Cultura Educação infantil Música Professor Ritmo |
description |
A música é um elemento comum nas diversas sociedades ao longo do tempo, constitui-se umas das expressões culturais mais universais, representativas e com uma relevância histórica ímpar. Já que o ritmo pode ser entendido como a iniciação ao estudo musical o presente artigo visa demonstrar o papel e as contribuições do estudo do ritmo musical na educação infantil, compreender a importância do estudo musical no desenvolvimento global da criança e ressaltar a importância do professor nesse processo. Os procedimentos utilizados para a realização deste trabalho fundamentaram-se em uma pesquisa bibliográfica, qualitativa e descritiva, a qual foi capaz de oferecer um conjunto teórico de conhecimentos científicos. Com tal base teórica, aliada a uma análise detalhada do problema, podem-se identificar alguns pontos conclusivos fundamentais, tais como o importante papel do professor na mediação e na escolha das ferramentas de ensino adequadas, que está diretamente ligada com a qualidade da sua formação profissional. Além da importância do estudo da música na formação integral do cidadão. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-11T14:31:32Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-08-11T14:31:32Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45452 |
url |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45452 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/45452/1/JOAO_GABRIEL_PIMENTA_GARDINI.pdf https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/45452/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c682a144c24e45b05cb7675393f4801e 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1809460311493705728 |