Ensino do ritmo no ensino escolar infantil: ritmos musicais básicos dentro do contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GARDINI, João Gabriel Pimenta
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45452
Resumo: A música é um elemento comum nas diversas sociedades ao longo do tempo, constitui-se umas das expressões culturais mais universais, representativas e com uma relevância histórica ímpar. Já que o ritmo pode ser entendido como a iniciação ao estudo musical o presente artigo visa demonstrar o papel e as contribuições do estudo do ritmo musical na educação infantil, compreender a importância do estudo musical no desenvolvimento global da criança e ressaltar a importância do professor nesse processo. Os procedimentos utilizados para a realização deste trabalho fundamentaram-se em uma pesquisa bibliográfica, qualitativa e descritiva, a qual foi capaz de oferecer um conjunto teórico de conhecimentos científicos. Com tal base teórica, aliada a uma análise detalhada do problema, podem-se identificar alguns pontos conclusivos fundamentais, tais como o importante papel do professor na mediação e na escolha das ferramentas de ensino adequadas, que está diretamente ligada com a qualidade da sua formação profissional. Além da importância do estudo da música na formação integral do cidadão.
id Krot_baab0b6e7cb13d5c0e3618b57f8e181b
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/45452
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling GARDINI, João Gabriel Pimenta2022-08-11T14:31:32Z2022-08-11T14:31:32Z2020https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45452A música é um elemento comum nas diversas sociedades ao longo do tempo, constitui-se umas das expressões culturais mais universais, representativas e com uma relevância histórica ímpar. Já que o ritmo pode ser entendido como a iniciação ao estudo musical o presente artigo visa demonstrar o papel e as contribuições do estudo do ritmo musical na educação infantil, compreender a importância do estudo musical no desenvolvimento global da criança e ressaltar a importância do professor nesse processo. Os procedimentos utilizados para a realização deste trabalho fundamentaram-se em uma pesquisa bibliográfica, qualitativa e descritiva, a qual foi capaz de oferecer um conjunto teórico de conhecimentos científicos. Com tal base teórica, aliada a uma análise detalhada do problema, podem-se identificar alguns pontos conclusivos fundamentais, tais como o importante papel do professor na mediação e na escolha das ferramentas de ensino adequadas, que está diretamente ligada com a qualidade da sua formação profissional. Além da importância do estudo da música na formação integral do cidadão.CulturaEducação infantilMúsicaProfessorRitmoEnsino do ritmo no ensino escolar infantil: ritmos musicais básicos dentro do contexto escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMúsicaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALJOAO_GABRIEL_PIMENTA_GARDINI.pdfJOAO_GABRIEL_PIMENTA_GARDINI.pdfapplication/pdf336293https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/45452/1/JOAO_GABRIEL_PIMENTA_GARDINI.pdfc682a144c24e45b05cb7675393f4801eMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/45452/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/454522022-08-11 11:31:32.832oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/45452Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-08-11T14:31:32falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-08-11T14:31:32Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino do ritmo no ensino escolar infantil: ritmos musicais básicos dentro do contexto escolar
title Ensino do ritmo no ensino escolar infantil: ritmos musicais básicos dentro do contexto escolar
spellingShingle Ensino do ritmo no ensino escolar infantil: ritmos musicais básicos dentro do contexto escolar
GARDINI, João Gabriel Pimenta
Cultura
Educação infantil
Música
Professor
Ritmo
title_short Ensino do ritmo no ensino escolar infantil: ritmos musicais básicos dentro do contexto escolar
title_full Ensino do ritmo no ensino escolar infantil: ritmos musicais básicos dentro do contexto escolar
title_fullStr Ensino do ritmo no ensino escolar infantil: ritmos musicais básicos dentro do contexto escolar
title_full_unstemmed Ensino do ritmo no ensino escolar infantil: ritmos musicais básicos dentro do contexto escolar
title_sort Ensino do ritmo no ensino escolar infantil: ritmos musicais básicos dentro do contexto escolar
author GARDINI, João Gabriel Pimenta
author_facet GARDINI, João Gabriel Pimenta
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv GARDINI, João Gabriel Pimenta
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura
Educação infantil
Música
Professor
Ritmo
topic Cultura
Educação infantil
Música
Professor
Ritmo
description A música é um elemento comum nas diversas sociedades ao longo do tempo, constitui-se umas das expressões culturais mais universais, representativas e com uma relevância histórica ímpar. Já que o ritmo pode ser entendido como a iniciação ao estudo musical o presente artigo visa demonstrar o papel e as contribuições do estudo do ritmo musical na educação infantil, compreender a importância do estudo musical no desenvolvimento global da criança e ressaltar a importância do professor nesse processo. Os procedimentos utilizados para a realização deste trabalho fundamentaram-se em uma pesquisa bibliográfica, qualitativa e descritiva, a qual foi capaz de oferecer um conjunto teórico de conhecimentos científicos. Com tal base teórica, aliada a uma análise detalhada do problema, podem-se identificar alguns pontos conclusivos fundamentais, tais como o importante papel do professor na mediação e na escolha das ferramentas de ensino adequadas, que está diretamente ligada com a qualidade da sua formação profissional. Além da importância do estudo da música na formação integral do cidadão.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-11T14:31:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-11T14:31:32Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45452
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45452
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/45452/1/JOAO_GABRIEL_PIMENTA_GARDINI.pdf
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/45452/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c682a144c24e45b05cb7675393f4801e
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1809460311493705728